sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Timor-Leste. COMEMORAÇÃO DO 41º ANIVERSÁRIO DAS FALINTIL



No dia 20 de agosto, comemora-se o 41.º aniversário das FALINTIL, as Forças Armadas de Libertação Nacional de Timor-Leste. 

O Governo expressa o seu profundo respeito e gratidão às FALINTIL honrando todos os Combatentes da Libertação Nacional que, com coragem e sacrifício, durante 24 anos de luta, conduziram a um Timor-Leste livre e independente.

O Primeiro-Ministro, Rui Maria de Araújo, declarou que “os seus sonhos de libertação e a sua determinação em fazer com que o sonho se tornasse uma realidade serão lembrados de geração em geração”.

A comemoração oficial do Dia das FALINTIL terá lugar no Quartel-General das F-FDTL, no sábado, 20 de agosto, mas vão decorrer vários eventos nos dias que a antecedem.

No dia 18 de agosto, realiza-se um seminário sobre “FALINTIL na História de Timor-Leste”, no Auditório do Quartel-General da F-FDTL, com a participação do Dr. Mari Alkatiri, do Dr. José Ramos-Horta e do Dr. Francisco Guterres [Lu-Olo], moderado pelo Professor Dr. Aurélio Guterres.

Na sexta-feira, 19 de Agosto, Dom Virgilio do Carmo, Bispo da Diocese de Díli, realiza uma Missa de Ação de Graças na Catedral de Díli. À noite, realiza-se uma Cerimónia de colocação de coroas de flores no Jardim dos Heróis, em Metinaro.

No sábado, 20 de Agosto, tem lugar a cerimónia principal no Quartel-General das F-FDTL, em Fatuhada, Díli. Entre os convidados, conta-se o Primeiro-Ministro do Camboja, Hun Sen, e sua delegação, bem como militares, veteranos e diplomatas de todo o mundo.

O programa oficial inclui a cerimónia do Içar da Bandeira, distribuição de prémios e promoções militares, discurso do Presidente do Parlamento Nacional, Adérito Hugo da Costa, e parada militar.

O almoço oficial será realizado no Quartel-General das F-FDTL. Após a cerimónia do Arrear da Bandeira, em Fatuhada, será realizado um jantar oficial para os convidados, no Centro de Convenções de Díli, oferecido pelo Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Major-General Lere Anan Timur.

O Porta-Voz do VI Governo Constitucional, o Ministro de Estado Agio Pereira, referiu que "a liberdade, a paz e a estabilidade que temos hoje foi construída pelo sacrifício daqueles que partiram antes de nós.

Nos próximos dias, lembraremos as FALINTIL e todos aqueles que serviram nas suas fileiras, com um profundo sentimento de apreço pelo seu sacrifício e coragem. Eles inspiram-nos a continuar a construção de uma Nação digna dos seus esforços.

Nos próximos dias – e em todos os dias! –, das altas montanhas até à costa, da mais pequena aldeia até às cidades, homens e mulheres, jovens e velhos, nós os honramos. Vivam as FALINTIL!”.

@Portal Governo de Timor-Leste – SAPO TL – Foto: @marcelinasancho

LEIA MAIS EM TIMOR AGORA em português

Sem comentários: