domingo, 1 de janeiro de 2017

ONU. “A PAZ DEPENDE DE NÓS”



António Guterres fez a sua primeira mensagem de Ano Novo enquanto secretário-geral das Nações Unidas e deixou uma palavra para 2017: Paz.

A mensagem começa com uma inquietação: "Como ajudar os milhões de seres humanos vítimas de conflitos e que sofrem enormemente em guerras que parecem não ter fim?".

António Guterres diz que "neste primeiro dia como secretário-geral das Nações Unidas" é essa a pergunta que lhe "assalta a consciência".

"Populações civis em vários pontos do globo são destroçadas sob a mais letal violência. Mulheres, crianças e homens são mortos ou feridos, vendo-se forçados a abandonar os seus lares, tudo perdendo. Até mesmo hospitais e comboios humanitários são atingidos sem contemplação", sublinha Guterres.

Por isso, o novo secretário-geral das NU deixa "a todos" o repto: "Façamos da Paz a nossa prioridade".

E de que forma? Guterres deixa pistas: "Seja através da solidariedade e da compaixão nas nossas vidas quotidianas, seja através do diálogo e do respeito independentemente das divergências politicas. Seja por via de um cessar-fogo num campo de batalha ou mediante entendimentos conseguidos à mesa de negociações para obter soluções políticas".

"A Paz depende de nós", insiste António Guterres, para terminar com o apelo:"Façamos de 2017 um ano de Paz".

Bárbara Baldaia - TSF

Sem comentários:

Mais lidas da semana