segunda-feira, 29 de maio de 2017

PELA PAZ COM INCLUSÃO EMERGENTE E MULTIPOLAR


Martinho Júnior | Luanda 

TROCA DE MENSAGENS COM SUA EXCELÊNCIA A EMBAIXADORA DA VENEZUELA EM LUANDA, DEPOIS DE SEU CONTACTO A AGRADECER A MINHA INTERVENÇÃO SOB O TÍTULO "UM ASSALTO ININTERRUPTO À VENEZUELA BOLIVARIANA"

Caríssimo amigo e companheiro

Desde a Embaixada da Venezuela queremos manifestar o nosso agradecimento pelo excelente trabalho. O mesmo significa uma importante mostra de ánimo e forças para todos os que somos solidários e cada dia damos o nosso melhor pela Revolução Bolivariana que há muito tempo deixou de ser uma luta do povo venezuelano para se tornar num espaço de luta de todos os povos do mundo que desde a persepectiva do Sul queremos uma nova forma de convivência cheia de liberdade, igualdade, justiça e solidariedade.

O povo venezuelano é consciente da responsabilidade que temos de proteger a nossa Revolução Bolivariana, porque detrás de nós existem muitos outros povos do planeta que veem neste projecto criado pelo Hugo Chavez como uma esperança para termos um mundo melhor.

Obrigado pela solidariedade com o povo venezuelano. Obrigado por contribuir para que outros possam entender, querer e defender desde o seu espaço o mais sublime projecto que veio para dar esperança ao Sul neste novo milénio.

Receba o meu mais forte abraço que vem a significar uma mostra de carinho entre dois povos irmãos o angolano e o venezuelano.

Cumprimentos.

Lourdes Pérez

Embaixadora da Venezuela

----------------------------------------------

Viva Excelência!

É apenas meu dever juntar a minha à corrente de vozes solidárias por todo o mundo!

A paz na Venezuela e em toda a América Latina, uma paz que dignifica os povos, é a paz que é tão precisa para toda a humanidade, pelo que uma Angola que procura manter acesa a perspectiva de paz em África, só lhe pode ser solidária!

Vou continuar a manter atenção à Venezuela e a dar a minha modesta contribuição desde Luanda.

Votos de muita coragem e dignidade em todos os actos de luta perseverante que vêm pela frente, com todos os sentidos postos nos benefícios que essa luta irá trazer a favor da Venezuela Bolivariana, do povo bolivariano e também dos povos de todo o mundo.

PARA LEMBRAR O ESFORÇO COMUM JÁ COM MAIS DE DEZ ANOS DE LUTA POR UM UNIVERSO MULTIPOLAR E INCLUSIVO:

Angola apoia entrada da Venezuela

José Eduardo dos Santos e Hugo Chávez defendem a reforma das Nações Unidas

Os presidentes Hugo Chávez e José Eduardo dos Santos decidiram quinta-feira, em Luanda, reforçar a cooperação entre a Venezuela e Angola, em vários domínios, nomeadamente político,diplomático, científico e tecnológico.

O apoio à pretensão da Venezuela a um lugar no Conselho de Segurança da ONU, a abertura de uma embaixada daquele país na capital angolana e o acordo de cooperação assinado pelo ministro angolano dos petróleos, Desidério Costa, com o seu homologo venezuelano Rafael Ramirez, são os primeiros resultados concretos da breve visita que Hugo Chávez fez ontem a Luanda.

José Eduardo dos Santos aproveitou o discurso pronunciado durante o jantar oferecido ao chefe de estado venezuelano para elogiar as políticas interna e externa de Chávez e identificar áreas prioritárias de convergência e de cooperação entre os dois países.

«Como países que têm uma pesada herança colonial e que são vítimas hoje das relações económicas internacionais injustas que existem no mundo, é natural que partilhemos pontos de vista idênticos relativamente ao estabelecimento de uma ordem económica mundial mais equilibrada e harmónica, que possibilite maior justiça no usufruto dos benefícios da globalização», disse Eduardo dos Santos.

O presidente angolano destacou também «as iniciativas ousadas» de Chávez, «de apoio aos países com economias frágeis da região e para o resgate da dignidade dos povos sul-americanos» e as medidas internas voltadas «para o combate contra o subdesenvolvimento, a favor de uma mais justa repartição das riquezas nacionais».

Hugo Chávez voou de Damasco para Luanda, no âmbito de uma viagem por vários continentes, que tem por objectivo angariar apoios para a eleição da Venezuela ao Conselho de Segurança da ONU.

No comunicado final divulgado no fim da visita, os dois presidentes confirmam a sua «coincidência de ponto de vista sobre a reforma das Nações Unidas especialmente no que se refere à futura composição do Conselho de Segurança».

José Eduardo dos Santos e Hugo Chávez consideraram que esta reforma permitirá tornar a ONU «mais democrática e representativa, tendo em conta a configuração política e económica do mundo actual». 


Sem comentários:

Mais lidas da semana