segunda-feira, 29 de maio de 2017

ANGOLA | José Eduardo dos Santos está em Espanha por motivos de saúde


O governo angolano confirmou, esta segunda-feira, que o presidente José Eduardo dos Santos está em Espanha por motivos de saúde.

Em entrevista telefónica a um programa da emissora de rádio francesa RFI, o ministro das Relações Exteriores de Angola, Georges Chikoti, não especificou o tipo de tratamento que José Eduardo dos Santos recebe em Espanha e não confirmou que o presidente tenha sofrido um AVC, como refere alguma imprensa em Portugal e Angola.

Contudo, esta foi a primeira vez que um membro do Governo angolano confirmou oficialmente que o chefe de Estado recebe tratamento médico em Espanha, para onde viaja desde pelo menos 2013, regularmente, várias vezes por ano.

"Está tudo bem. Mas sabe, na vida, isso acontece com todos nós em algum momento, não nos sentirmos totalmente bem. Mas ele está bem. Está em Espanha e quando ficar melhor vai regressar", disse o ministro angolano, em entrevista para um programa sobre os conflitos étnico-políticos na vizinha República Democrática do Congo.

Alguma imprensa em Portugal e Angola tem referido insistentemente nas últimas semanas que José Eduardo dos Santos, atualmente com 74 anos, terá sofrido um Acidente Vascular Cerebral (AVC) já em Espanha e chegou a ser criada uma página na rede social Facebook dando conta da morte do presidente angolano.

No entanto, na mesma entrevista, Georges Chikoti não confirma qualquer problema de saúde grave com José Eduardo dos Santos, chefe de Estado desde 1979.

"Não, eu não confirmo [AVC]. Mas o presidente dos Santos faz regularmente as suas consultas e os seus tratamentos em Espanha, por isso é perfeitamente normal que ele esteja lá", disse o ministro angolano.

Face aos insistentes rumores sobre o agravamento do estado de saúde de José Eduardo dos Santos, alguns partidos da oposição angolana vieram a público exigir uma clarificação oficial sobre o assunto.

José Eduardo dos Santos deslocou-se a 01 de maio a Barcelona, Espanha, para uma visita privada, informou na altura a Casa Civil da Presidência da República, não tendo sido divulgada ainda qualquer informação sobre o seu regresso ao país.

Na nota distribuída então à imprensa, a Casa Civil da Presidência da República referia que o chefe de Estado angolano havia interrompido a sua estadia naquele país, em novembro de 2016, na sequência do falecimento, por doença, do seu irmão mais velho, Avelino dos Santos, ocorrida na África do Sul.

Antes desta viagem, José Eduardo dos Santos convocou, por decreto presidencial de 25 de abril, as eleições gerais em Angola para o dia 23 de agosto próximo, que servem para eleger, além dos deputados à Assembleia Nacional, também, por via indireta, o novo chefe de Estado, eleição à qual já não concorre, após quase 37 anos no poder.

A empresária Isabel dos Santos desmentiu a 13 de maio notícias sobre o agravamento do estado de saúde do pais.

A posição foi assumida em duas mensagens que a empresária e presidente do conselho de administração da petrolífera estatal angolana Sonangol colocou, como faz habitualmente, na sua conta na rede social Instagram.

Numa destas mensagens, Isabel dos Santos questiona "com que propósito continuar a insistir em divulgar notícias falsas sobre a saúde do #PRAngola", ilustrando-a com a imagem "Notícias Falsas".

O portal angolano Maka Angola, do jornalista Rafael Marques e visado na mensagem de Isabel dos Santos, escreveu que o estado de saúde do presidente José Eduardo dos Santos "está a causar, atualmente, grande apreensão entre as figuras cimeiras do MPLA", partido que governa Angola desde 1975.

Oficialmente, e como tem sido habitual em rumores semelhantes que já surgiram anteriormente, a Presidência da República e o próprio partido que José Eduardo dos Santos lidera desde 1979 não comentam estas informações, sobre o estado de saúde do chefe de Estado.

Jornal de Notícias | Foto: Global Imagens

Sem comentários:

Mais lidas da semana