Drop Down MenusCSS Drop Down MenuPure CSS Dropdown Menu

sábado, 17 de junho de 2017

CALOR EM PORTUGAL | Prepare-se para dias escaldantes. Temperaturas chegam aos 44 graus




VÁ PARA A PRAIA MAS NÃO SUJE O MAR... NEM A AREIA (pg)

Temperaturas mínimas que parecem máximas e máximas a superar os 40 graus é com o que pode contar para este fim de semana.

Se acordou sem saber o que fazer neste fim de semana, o melhor é meter-se dentro de água. É que as temperaturas não vão dar para muito mais. Senão, vejamos.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê para o dia de hoje, sábado, para Lisboa, uma temperatura máxima de 41 graus (com a mínima de 22 já não se estava mal) e céu pouco nublado. Para domingo, a perspetiva não melhora, isto é, não refresca. Muito antes pelo contrário. Conte com uma mínima que parece máxima (27 graus) e uma máxima de 38 graus celsius.

Descendo para Sul, que é onde muitos portugueses se encontram já de férias, a previsão é igualmente de tempo muito quente. Sol e temperaturas altas é que o Algarve tem para si. Os termómetros em Faro subirão até aos 36 graus, hoje, e até aos 31 no domingo. As mínimas previstas são de 23 e 24, respetivamente.

O Alentejo, conhecido pelas temperaturas muito altas, vai fazer jus à fama. Para Beja, o IPMA prevê temperaturas máximas de 42 graus, tanto para este sábado como para domingo. Contudo, no domingo há previsão de ocorrência de aguaceiros. O mesmo acontecerá em Évora, onde apesar dos 42 graus de máxima, poderá chuviscar tanto no sábado como no domingo. 

É, no entanto, em Setúbal e Santarém onde se vão registar as temperaturas mais elevadas: 44 graus de máxima para sábado em Santarém, onde há previsão de aguaceiros tanto sábado como domingo. Setúbal contará com 43 graus de máxima, no sábado, e 41 no domingo. As previsões apontam para céu nublado com nuvens altas.

A Norte, ligeiramente mais fresco mas ainda assim quente este fim de semana: o Porto registará máximas de 28 e de 23 graus, sábado e domingo. As nuvens, essas, só altas. Para fechar, em Bragança os termómetros deverão chegar aos 39 graus nos dois dias, sem previsão de chuva.

A onda de calor que o país está atravessar colocam hoje quatro distritos de Portugal continental sob aviso vermelho, o alerta máximo, que representa uma situação meteorológica de risco extremo, devido à previsão de tempo quente, informa o IPMA. 

O resto do país está sob aviso laranja, o segundo mais grave numa escala de quatro, o que indica a existência de um risco moderado a elevado, devido à persistência de valores altos da temperatura máxima.

De acordo com o IPMA, os distritos de Lisboa, Santarém, Setúbal e Bragança vão estar sob aviso vermelho a partir das 10:00 de hoje e até ao início da noite de domingo, devido às temperaturas elevadas que se vão fazer sentir.

Melissa Lopes | Notícias ao Minuto

Sem comentários: