terça-feira, 13 de junho de 2017

MARCHAS DE LISBOA | Marcha de Alfama ganhou. Outra vez.





A Marcha de Alfama foi a vencedora da 85ª edição das Marchas Populares de Lisboa. Em segundo lugar ficou a Marcha do Bairro Alto, com 237 pontos, e em terceiro a Marcha da Madragoa, com 236 pontos.

Este ano, as Marchas Populares de Lisboa fizeram uma alusão ao oceano Atlântico como "mar de encontros", no âmbito de "Passado e Presente - Lisboa, capital ibero-americana de Cultura".

No total, 20 marchas estiveram em competição e participaram no desfile, que partiu do Marques de Pombal e desceu a a Avenida da Liberdade em direção aos Restauradores: Alfama - vencedora do ano passado -, Benfica, Madragoa, Alto do Pina, Carnide, Penha de França, Campo de Ourique, Bica, Castelo, Ajuda, São Vicente, Mouraria, Santa Engrácia, Alcântara, Marvila, Bela Flor -- Campolide, Belém, Olivais, Graça e Bairro Alto.

As marchas que voltaram a entrar este ano a concurso foram Castelo e Belém, ocupando o lugar das marchas do Bairro da Boavista e do Lumiar que participaram no ano passado.

As Marchas são avaliadas em dois momentos: no MEO Arena nos passados dias 2, 3 e 4 e na Avenida da Liberdade, na noite de 12 para 13 de junho, nas categorias de Coreografia, Cenografia, Figurino, Melhor Letra, Musicalidade, Melhor Composição Original e Desfile da Avenida.

Por categorias, Madragoa foi o bairro melhor classificado na coreografia, Carnide na cenografia e Alfama no figurino.

O título de melhor letra foi arrecadado pela marcha da Bica, já na categoria de musicalidade destacou-se Alfama e a melhor composição original foi "Piratas on the rock", executada pela Marcha da bela Flor - Campolide.

A marcha do Bairro Alto foi a vencedora na categoria de desfile da avenida.

O evento contou ainda com a participação de três agrupamentos convidados - a Marcha do Bairro dos Anjos, de Leiria; Marcha da Rua da Cabine de Quarteira e Marcha Verde Gaio de Lordosa, de Viseu) -, do habitual desfile dos Noivos de Santo António e e três marchas extracompetição: Infantil "A Voz do Operário", Mercados e, pela primeira vez, Santa Casa.

TSF | Foto: Marcha de Alfama - Manuel de Almeida / Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana