quinta-feira, 6 de julho de 2017

ANGOLA | O que muda depois das eleições?



Dezenas de pessoas reuniram-se esta quarta-feira (06.07), em Lisboa, para discutir o futuro de Angola. Vários participantes consideram que as eleições de agosto podem ser “um momento de viragem” para o país.

O encontro, promovido pelas associações não-governamentais Frente Cívica e Transparência e Integridade, contou com a participação de Marcolino Moco, ex-primeiro-ministro de Angola, José Marcos Mavungo, economista, filósofo e ativista dos Direitos Humanos, e Sedrick de Carvalho, jornalista e ativista político do grupo dos 15+2. A iniciativa, que decorreu sob o tema "Angola, Que Futuro?", antecipa as eleições gerais marcadas para 23 de agosto deste ano.

No debate, William Tonet, jornalista angolano, afirmou que "é preciso refundar Angola com base numa Constituição". O também diretor do jornal Folha 8 disse ainda que, na sua opinião, o país é gerido apenas por linhas do constitucionalismo e não por uma Constituição.

Em entrevista à DW, à margem do evento, Marcolino Moco considerou que as próximas eleições constituem uma oportunidade única de mudança geracional em Angola. Afirmando que "o futuro depende sempre daquilo que fizermos agora", o antigo primeiro-ministro de Angola frisa que se têm "perdido várias oportunidades". "Seja qual for o resultado eleitoral teremos novos atores. Aquele que for eleito Presidente [da República] tem muitos poderes. Esperemos que os aproveite no sentido positivo e não no sentido trivial de acumular bens materiais para si e para os seus parentes", acrescenta. Na mesma ocasião, o ex-primeiro ministro angolano lançou o apelo de mobilização para a mudança no país.

Marcos Mavungo, economista e ativista dos Direitos Humanos, também defende a mudança política em Angola, apesar dos obstáculos e práticas do regime no poder que, a seu ver, põem em causa a democracia, minada também pela injustiça e pela corrupção.

Também Sedrick de Carvalho, um dos 17 jovens ativistas presos e julgados pelo regime de Luanda, falou à DW em defesa de uma democracia efetiva. Para o angolano, o facto de o "novo [candidato a] Presidente ser escolhido a dedo por José Eduardo dos Santos” é indicativo de que será "alguém que vai, pelo menos, seguir as marcas do seu antecessor”. Pode-se antever por isso, acrescenta, que "João Lourenço vai agir de forma maldosa, tal como tem agido o seu mentor, digamos, quem o indicou. E, certamente, vão ser anos difíceis para todos. É bom o facto de José Eduardo dos Santos não estar [mais na corrida eleitoral] porque isso também revitaliza as nossas forças para continuar a lutar. Afinal de contas, é possível escorraçar um indivíduo que está há muito tempo no poder".

Segundo João Paulo Batalha, presidente da Transparência e Integridade, o que se pretende com esta iniciativa conjunta, em Lisboa, é "dar uma prova de vitalidade e diversidade da sociedade civil angolana e mostrar que o debate político não é exclusivo dos partidos ou dos candidatos, mas que há expetativas e exigências cívicas para o desenvolvimento de Angola a que os partidos têm de dar resposta".

Momento de viragem

À DW África, Paulo de Morais, presidente da Frente Cívica, um dos promotores deste debate, afirmou que as próximas eleições constituem um momento de viragem para Angola. "Se houver uma capacidade dos angolanos em primeira instância, no momento de votar, provocarem uma mudança votando livremente na força política que entenderem, que leve a que a curto prazo se diminua a corrupção, então no médio e no longo prazo, poderemos vir a ter algum desenvolvimento para Angola e para os angolanos", considerou.

Para este ativista, que se tem batido contra a corrupção tanto em Portugal como em Angola, Portugal é onde se encontram os aliados do sistema corrupto e selvagem angolano. Por isso, defendeu, a corrupção angolana é uma questão que "todos temos de discutir, porque os seus efeitos não têm limites territoriais. Como tal, acrescentou, "a luta contra a corrupção não pode ter fronteiras".

Antes do debate, foi também Paulo de Morais quem fez a apresentação do livro de Wiliam Tonet, "Cartilha do Delegado de Lista". Trata-se de um guia prático para que os delegados das listas candidatas às próximas eleições angolanas possam zelar pela integridade do processo democrático.

João Carlos (Lisboa) | Deutsche Welle

Na foto: William Tonet, João Paulo Batalha, Marcos Mavungo e Sedrick de Carvalho (esquerda para a direita)

Sem comentários:

Mais lidas da semana