domingo, 10 de dezembro de 2017

BRASIL | Lula lidera corrida para 2018, e Bolsonaro consolida 2º lugar



Datafolha aponta que ex-presidente ganharia em todos cenários do segundo turno, mas liderança no primeiro passaria para ex-militar caso petista tenha candidatura barrada.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece na liderança da corrida presidencial de 2018, segundo pesquisa do Instituto Datafolha divulgada neste sábado (02/12). O deputado Jair Bolsonaro (PSC), por sua vez, aparece isolado em segundo lugar em quase todos os cenários abordados pelo instituto, superando rivais de centro.

No primeiro cenário, que inclui Lula, Marina Silva (Rede), o governador Geraldo Alckmin (PSDB) e Ciro Gomes (PDT), o petista alcança 34% da preferência do eleitorado. Bolsonaro tem 17%. Marina aparece com 9%. Já Alckmin e Gomes têm 6%, cada. O ex-ministro do STF Joaquim Barbosa (sem partido) alcança 5%. O senador Alvaro Dias (Podemos) aparece com 3%. Manuela D'ávila (PCdoB) tem 1%, assim como o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles.

Os percentuais de Lula e Bolsonaro variam pouco em outros cenários. Com a opção de uma candidatura de Barbosa, mas sem Marina na disputa, Lula alcança 37%. Bolsonaro aparece com 18%. Alckmin e Gomes aparecem com 8% e 7%, respectivamente. Barbosa, por sua vez, tem 6% da preferência.

Ainda segundo o instituto, Lula ganharia o segundo turno em todos os cenários em que aparece como candidato. Em um confronto com Alckmin, ele ganharia de 52% a 30%. Contra Marina, 48% a 35%. Contra Bolsonaro, o resultado seria 51% a 33%.

Sem Lula, Bolsonaro lidera

No caso dos cenários sem Lula apresentados pelo instituto, a liderança passaria para Bolsonaro. No primeiro cenário, que também não conta com Marina, o ex-militar teria 21% das intenções de voto, seguido por Ciro Gomes, que aparece com 12%. Alckmin e Barbosa têm 11% e 8%, respectivamente.

Em outro cenário sem Lula, mas com a candidatura de Meirelles no páreo, Bolsonaro aparece com 22%. Gomes é o segundo colocado, com 13%, seguido por Alckmin, com 12%. Um possível substituto para Lula – que corre o risco de virar ficha suja nas próximas eleições por causa dos seus problemas com a Justiça –, o ex-prefeito paulistano Fernando Haddad, alcança apenas 3% nesse cenário.

Os números que apontam uma hipotética liderança de Bolsonaro no primeiro turno caso Lula não possa se candidatar são similares em outros cenários sem o petista e com outros candidatos, como Marina e João Dória (PSDB).

A pesquisa foi divulgada pelo jornal Folha de S. Paulo. O instituto conduziu  2.765 entrevistas entre 29 e 30 de novembro, em 192 cidades. A margem de erro é de dois pontos para mais ou menos.

JPS/ots | Deutsche Welle

Sem comentários:

Mais lidas da semana