domingo, 7 de janeiro de 2018

Futebol | RUI VITÓRIA: “INCOERÊNCIA? O SÉRGIO DISSE UMA VEZ 'DEIXEM OS ÁRBITROS EM PAZ’”

Técnico questiona processo do VAR e pergunta como foram feitas as avaliações no dérbi

Rui Vitória foi questionado sobre as palavras de Sérgio Conceição nas quais este pediu coerência, frisando não ter a certeza se o técnico do FC Porto se dirigia a si. O treinador do Benfica reiterou que os árbitros devem ver os lances no monitor quando têm dúvidas e frisou a necessidade de acabar com o que chama de "zona cinzenta".

"Pode não ser diretamente para mim. Não concretamente em relação ao Sérgio, porque não vou comentar, como ele se calhar não comenta as minhas palavras. Não sou nenhuma criança nem sou tonto, quando tenho uma conversa é a pensar que estamos a falar todos a um nível de inteligência relativamente elevado. Abordei aquilo a defender o Benfica e a minha parte, mas a gente que está a viver no terreno estas novas realidades do VAR, dos jogos, alguém que está a sentir esta questão dos jogos a funcionar... Nós que vivemos isto no dia a dia temos uma opinião com outra sensibilidade. É a mesma coisa que dizer ‘vou ser operado’, ‘ai isso não vai custar nada, é fácil’. É fácil no corpo dos outros, porque nós não estamos a viver as coisas.

O que quero transmitir não tem a ver comigo ou o Benfica, tem a ver com a realidade do VAR. Não tenho nada contra o Hugo Miguel, Tiago Martins, Fábio Veríssimo, Jorge Sousa… O Hugo Miguel e o Tiago Martins já me expulsaram e fizeram-no bem. Hão de arbitrar e tem qualidade para isso. Referi-me aos árbitros em relação aos lances. Estes e outros árbitros às vezes é giro ver se repetem a decisão passados três ou quatro meses.

O grande problema que existe no VAR é simples: Eu sou arbitro, há um lance rápido de decisão. Eu digo que aquilo até me parece penálti e deixo correr porque tenho uma pessoa lá em cima a ver, que tem um protocolo para cumprir. O que acontece é que o árbitro tem dúvidas e ficamos nesta zona cinzenta. A decisão dos jogos tem de ser dos árbitros, mas em consciência total. Se calhar, se o Hugo Miguel visse os lances na televisão tinha marcado um ou dois, no mínimo. A ideia que fica é que foi o VAR que acaba por dizer ‘não é penálti’., Mas digo aqui na Luz, como noutro estádio qualquer. Os árbitros acabam por ter esta proteção de ter um colega que está lá em cima e decide."

Não foi coerente?

"Incoerência? Também já o Sérgio Conceição disse uma vez ‘deixem os árbitros em paz’. Isto é como tudo. Se os árbitros tiverem que ir ao monitor, que o façam. Não há problema por isso, mas tiremos todos essas dúvidas. Nestes lances e noutros do campeonato, não me parece que tenham sido esgotadas todas as possibilidades para que a decisão tenha sido uma certeza.

Hoje alguns árbitros vão para casa e dizem: se eu tenho visto na televisão, não era isto que decidia. É um ano experimental mas não podemos andar sempre nisto. Este é o passo necessário nesta altura."

Avaliação dos árbitros do dérbi


"Quem foi avaliado no último jogo? O Hugo Miguel tinha dúvidas e não apitou, o Tiago Martins como não tinha certezas, se calhar… Quem foi avaliado? Como é isto? Quem esteve certo ou errado? Se calhar os dois estiveram certos, um cumpriu e o outro cumpriu o protocolo. Estou a ser coerente."

Luís Miroto Simões | Record | Foto: Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana