quarta-feira, 16 de maio de 2018

PORTUGAL | GNR esclarece fio dos acontecimentos da operação em Alcochete


Guarda Nacional Republicana emite esclarecimento detalhando a operação de ontem em Alvalade, depois de um grupo de cerca de 50 indivíduos ter agredido jogadores e equipa técnica do Sporting que se preparava para treinar. Foram feitas, no total, 23 detenções.

Os acontecimentos que marcaram a tarde de terça-feira na Academia do Sporting em Alcochete são o inevitável assunto do dia. A Guarda Nacional Republicana (GNR) de Alcochete traça, em comunicado, um fio dos acontecimentos e dos vários momentos da operação, da qual resultaram mais de 20 detidos.

17h06 - A GNR foi informada pela Direção da Academia do Sporting Clube Portugal, que as instalações da Academia do clube, haviam sido invadidas por adeptos, que alegavam querer falar com os membros da equipa técnica e jogadores. Foi então solicitada a presença da GNR, em virtude dos elementos da empresa de segurança privada não conseguirem impedir a entrada dos referidos indivíduos naquelas instalações, que foi forçada sem qualquer tipo de consentimento ou autorização para tal. A GNR de imediato mobilizou patrulhas para o local.

17h15 - A Direção do Clube voltou a contactar a GNR, a informar que os indivíduos que invadiram as instalações da Academia estavam encapuzados e que já teriam ameaçado, coagido e agredido fisicamente jogadores e elementos da equipa técnica da equipa principal.

17h20 - As primeiras patrulhas da GNR chegaram às instalações da Academia, que reagindo de imediato montaram barreiras policiais nas estradas de acesso às imediações da Academia, no sentido de detetar e deter eventuais suspeitos.

A partir daqui, a GNR faz o relato das várias detenções feitas ao longo da tarde:

Momentos depois, foram detetadas três viaturas nas imediações, tendo uma delas quase abalroado a barragem montada e invertido a sua marcha, iniciando a fuga. Em ato contínuo, os militares iniciaram o seguimento das viaturas em fuga, tendo intercetado uma delas, abordado, revistado e detido cinco suspeitos.

Poucos momentos depois, com a chegada de mais meios da GNR, foram intercetadas mais quatro viaturas nas imediações, tendo os militares detido mais 18 suspeitos. Simultaneamente, vários meios da GNR de Investigação Criminal iniciaram as necessárias diligências de preservação e recolha de prova, com recurso a especialistas forenses.

Os suspeitos foram levados para o Posto Territorial de Alcochete e as vítimas e testemunhas encaminhadas para o Destacamento Territorial do Montijo, onde foram identificados e recolhidos os depoimentos, respetivamente.

No total, foram detidos 23 suspeitos, apreendidas cinco viaturas ligeiras, vários artigos relacionados com os crimes e recolhidos depoimentos de 36 pessoas, entre jogadores, equipa técnica, funcionários e vigilantes ao serviço do clube.

A GNR, refere ainda na nota de esclarecimento, mobilizou um efetivo de mais de 100 militares, do Comando Territorial de Setúbal, da Unidade de Intervenção e da Direção de Investigação Criminal, tendo ainda sido apoiada, em matéria de informação criminal, pela Polícia Judiciária e Polícia de Segurança Pública.


Melissa Lopes | Notícias ao Minuto

Foto: Global Imagens/Nuno Pinto Fernandes

Sem comentários:

Mais lidas da semana