sexta-feira, 1 de junho de 2018

Adeus Rajoy | Pedro Sánchez é o novo Presidente do Governo espanhol


Sai Rajoy, entra Sánchez. 180 votos a favor, 169 contra e uma abstenção foi o resultado da votação da moção de censura ao Governo de Mariano Rajoy. O socialista Pedro Sánchez vai, assim, chefiar o Governo espanhol

A moção de censura ao Governo de Mariano Rajoy passou com 180 votos a favor, 169 contra e uma abstenção, o que significa que o socialista Pedro Sánchez é o novo Presidente do Governo espanhol.

Rajoy só entrou no hemiciclo no final da discussão da moção de censura e antes da pausa de meia hora que precedeu a votação. “Foi uma honra deixar uma Espanha melhor do que a que encontrei", disse então (ver vídeo da despedida abaixo).

A ausência de Rajoy durante toda a manhã foi muito notada. Na quinta-feira, também tinha estado ausente depois de sair para comer e não mais voltar.

“Espanha não merece um Presidente do Governo que não está aqui”, disse a porta-voz do PSOE, Margarita Robles. A socialista abriu os trabalhos no hemiciclo às nove da manhã de Madrid (oito da manhã em Lisboa) numa votação que, como se previa, entregou a chefia do Governo espanhol ao socialista Pedro Sánchez.

Rajoy insistiu que não renunciava e acusou Sánchez de apresentar uma moção “porque nunca ganhará uma eleição”. O líder socialista prometeu respeitar os orçamentos de Rajoy se vencesse a moção.


Hélder Gomes | Expresso

Foto: Juan Carlos Hidalgo/Getty Images | com fotomontagem PG

Sem comentários:

Mais lidas da semana