quinta-feira, 15 de outubro de 2020

STAY AWAY

Fernando Alves | TSF [c/áudio]

Obrigai-nos a usar a máscara em todo o lado. Estou entre os que não precisaram de um dedo em riste para o fazer. Mas se nos quereis obrigar a aceitar uma mascarada, stay away.

Se pretendeis dar abanões na sociedade adoptando medidas autoritárias, de duvidosa constitucionalidade e desprovidas do mais elementar bom senso, stay away.

Afrontai politicamente aqueles que, a todo o passo, procuram minar a eficácia e a credibilidade do SNS. Reforçai a capacidade de resposta dos profissionais de saúde. E, sim, criai condições para dissuadir e penalizar o abandalhamento cívico, os comportamentos negligentes, tantas vezes ostensivos. Mas, se vos ocorre abanar as garantias jurídicas em que se escora a nossa liberdade, os fundamentos constitucionalmente assegurados da nossa liberdade, stay away.

Se não defendeis a minha privacidade como peça essencial de um bem público, stay away.

Se, apesar de um discurso público assintomático, estais sendo atingidos por um vírus securitário e aceitais abrir caminho a que os meus movimentos não escapem ao vosso radar, stay away.

Se, como avisa a manchete da edição digital do DN, a calamitosa medida ontem anunciada permite que a polícia entre em minha casa sem mandado, stay away.

Em tempo: o Grande Abanador deveria e poderia ter sido, entretanto, mais pressuroso a desbloquear o prometido acesso fácil ao subsídio de desemprego, aliviando o sufoco acrescido dos que perderam, com a pandemia, o seu posto de trabalho.

Ouça aqui a crónica Sinais na íntegra – Fernando Alves | TSF

Os "Sinais" nas manhãs da TSF, com a sua marca de água de sempre: anotação pessoalíssima do andar dos dias, dos seus paradoxos, das suas mais perturbadoras singularidades. Todas as manhãs, num minuto, Fernando Alves continua um combate corpo a corpo com as imagens, as palavras, as ideias, os rumores que dão vento à actualidade. -- De segunda a sexta, às 08h55 e 14h10

Tradução de stay away: fique longe

Sem comentários:

Mais lidas da semana