sexta-feira, 21 de janeiro de 2022

Portugal | FEIRA DAS VAIDADES


 Henrique Monteiro | HenriCartoon

COVID-19 SOBE E SEGUE EM PORTUGAL E INCLUI MUITAS CRIANÇAS

58 530 infeções é novo recorde. Há 11 meses que não havia tantos óbitos

O boletim diário da DGS indica que este foi o terceiro dia consecutivo com mais de 50 mil novos casos. Foram ainda registados 49 mortos. Os internados voltaram a subir (2044) e há mais 10 doentes em UCI. Incidência continua a aumentar.

oram confirmados, nas últimas 24 horas, 58 530 novos casos de covid-19 em Portugal, um novo recorde desde o início da pandemia. Este é o terceiro dia consecutivo com mais de 50 mil novas infeções.

O Norte continua a ser a região com mais casos em Portugal, tendo atingido 24 930 nas últimas 24 horas, seguindo-se Lisboa e Vale do Tejo (17 673), Centro (8719), Algarve (2199), Alentejo (2011), Madeira (1890) e Açores (1108).

Há ainda a registar 49 mortes associadas à infeção, indica ainda o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS) desta sexta-feira (21 de janeiro). Refira-se que este é o número de óbitos mais alto desde o dia 26 de fevereiro de 2021 (há quase 11 meses), quando foram declarados 58.

Na distribuição de mortes por regiões, Lisboa e Vale do Tejo declarou 19, no Norte foram 14, no Centro chegou aos nove, na Madeira foram cinco, enquanto Alentejo e Algarve tiveram uma vítima cada.

Relatório diário refere também que os hospitais têm 2044 internados devido à doença (mais 40), dos quais 162 (mais 10) estão em unidades de cuidados intensivos.

A atualização da taxa de incidência indica uma subidam sendo agora de 4731,3 casos de infeção por 100 mil habitantes, quando na quarta-feira era de 4490,9 casos. Esta subida é comum na análise feita no continente que é agora de 4674,0 (era de 4437,4).

Quanto ao R(t) sofreu uma nova descida, sendo agora de 1,10 (era de 1,11 na quarta-feira) no território nacional. Já no continente mantém-se em 1,10.

Há, no entanto, mais 20 156 pessoas que recuperaram da covid-19.

Com esta atualização, Portugal tem, atualmente, 422 893 casos ativos de infeção por SARS-CoV-2.

Mais de 100 mil crianças e jovens testaram positivo desde o recomeço das aulas

Dados atualizados da situação pandémica no país quando mais de cem mil crianças e jovens testaram positivo à covid-19 desde que as aulas recomeçaram, a 10 de janeiro. Tanto pais como alunos alertam para problemas de aprendizagem com as aulas à distância.

Desde que recomeçaram as aulas após as férias do Natal surgiram 106 553 novos casos de infeção entre crianças e jovens até aos 19 anos, segundo contas feitas pela Lusa com base nos dados divulgados entre 10 de janeiro e esta quinta-feira pela DGS.

Em 10 dias, registaram-se 51 218 novos casos em crianças até aos nove anos e 55 335 novos casos de infeção em jovens entre os 10 e os 19 anos.

São milhares de alunos em isolamento por estarem infetados ou viverem com pessoas que testaram positivo ao SARS-CoV-2, que provoca a covid-19. Os casos sucedem-se, dificultando a tarefa de ensinar e de aprender.

"Não está a ser nada fácil. É mesmo muito complicado. Em todas as escolas há turmas com alunos positivos ou isolados", contou o presidente da Associação Nacional de Diretores Escolares (ANDE), Manuel Pereira, estimando que "mais de 5% dos alunos" estejam atualmente em casa.

Angola | A RAINHA NUA E O CANASTRÃO FARSANTE

Artur Queiroz*, Luanda

O Comité para Protecção de Jornalistas, uma organização para África do estado terrorista mais perigoso do mundo (EUA), dez dias depois da greve golpista de 10 de Janeiro manifestou-se. Uma tal Ângela Quental, manifestou preocupação pelos ataques às equipas de reportagem da TV Zimbo e da TV Palanca. Sabem por que razão esses crimes hediondos aconteceram? A Ângela explica:  “Os repórteres parecem ser os bodes expiatórios para a percepção da raiva de alguns cidadãos em relação ao Estado”. Logo, a culpa é do Executivo e as forças de segurança. Tinha que ser.

Se jornalistas dos Media privados fossem beliscados, uma hora depois a Ângela protestava, acusava, ameaçava, rasgava as vestes em público para todos vermos que as rainhas também vão nuas.  A organização, com sede em Nova Iorque, refere-se ao dia 10 de Janeiro nestes termos: “Seis repórteres que trabalhavam para a TV Zimbo e TV Palanca foram agredidos por pessoas não identificadas e forçados a fugir para um local seguro enquanto reportavam sobre uma greve nacional por parte de taxistas na capital Luanda”. A menina Ângela desconhece que um dos repórteres por pouco não foi queimado vivo. O estilo de queimar pessoas vivas vem da Jamba. Esse facto é já uma identificação.

 O secretário-geral do Sindicato dos Jornalistas Angolanos, Teixeira Cândido, tem uma posição interessante sobre as tentativas de linchamento de seis repórteres: “Os jornalistas dos Media públicos estão a tornar-se cada vez mais alvos da ira das pessoas devido à percepção de parcialidade a favor do Governo e do partido no poder”. O rapaz é muito habilidoso. Só lhe faltou dizer: Se não quiserem ser linchados, mudem para a UNITA! Depois dizem que querem a paz, a liberdade de expressão e a democracia. O que eles querem é impor o terror da Jamba. Mas esquecem-se que do outro lado estão os resistentes de sempre. Não passarão!

Angola | JOÃO LOURENÇO E A APOLOGIA DA JUVENTUDE

Jornal de Angola | opinião*

O Congresso Extraordinário, realizado em Junho de 2019, marcou, decisivamente, o início do processo de renovação do MPLA, com a entrada de vários militantes da minha geração no Comité Central. Este facto sinalizou o sentido das reformas do novo ciclo de liderança que se iniciava, com Presidente João Lourenço. Trata-se, pois, de um processo de reforma que visa, em primeira instância, adequação da máquina partidária aos novos tempos, como ficou sublinhado no VIII Congresso Ordinário, realizado em Dezembro último, em que o líder fez questão de manter a tendência do alargamento centrado no ingresso de jovens e mulheres.

Os resultados deste último Congresso apontam, claramente, os caminhos que o MPLA deverá seguir nos próximos anos para continuar a ser o partido no poder em Angola: o caminho da renovação. Este caminho faz-se seguindo os trilhos de uma juventude cada vez mais capaz e com peso relevante na estrutura social do país.

Não falamos aqui de uma renovação fácil ou de uma substituição natural de uma geração por outra. Falamos de uma renovação societal que implica, necessariamente, a substituição de um ethos por outro. O ethos, enquanto conjunto de traços idiossincráticos, caracteriza os modos de pensar e agir de uma colectividade, sintetiza as práticas de um grupo; é o principal indicador de mudança substancial. Este é o sinal que o povo angolano esperava do MPLA. E foi dado pelo Presidente João Lourenço.

Assim, o sentido desta renovação extravasa o domínio puramente biológico e inscreve-se plenamente no plano antropológico, requerendo desta nova vaga de jovens dirigentes uma postura consentânea com os desafios actuais, uma postura capaz de corresponder às expectativas do povo e da direcção do partido. Os jovens que agora rendem a "velha guarda” precisam de ter consciência do seu papel histórico, precisam de saber o que deles se espera nos diferentes domínios da vida nacional.

Angola | ADALBERTO VAI BUSCAR OS INIMIGOS DE SAVIMBI A ISRAEL

Há muitos anos que se fala da intervenção das tecnologias de Israel, aperfeiçoadas por antigos agentes da Mossad, na morte de Savimbi em 2002.

Agora, Adalberto da Costa Júnior viaja até Tel-Aviv a convite de Adi Timor, a dirigente da Adi Timor Consulting, uma empresa de informações privadas de Israel, para buscar as mesmas tecnologias e pessoas para tentar subverter o processo democrático em Angola.

A verdade, é que facilmente se percebe que Isabel dos Santos é o cérebro por detrás desta viagem. Basta lembrar que Isabel dos Santos utilizou uma empresa israelita Black Cube, constituída por antigos agentes da Mossad para gravar e actuar electronicamente sobre membros do governo angolano para os comprometer como referiu, na altura, o Financial Times.

A UNITA de Adlaberto está a seguir a cartilha de Isabel e a recorrer também a ex-espiões israelitas para beneficiar da sua tecnologia na área da vigilância electrónica, agitação digital e hackerismo, para subverter o processo democrático em Angola.

Adi Timor, a consultora israelita de Adalberto, é famosa pelas suas ligações africanas, agindo em campanhas eleitorais com técnicas electrónicas sofisticadas, sendo referido várias vezes que pertence ou pertenceu à Mossad, os serviços de espionagem externa de Israel.

Actualmente, Adi Timor apresenta-se como uma consultora de comunicação com experiência em campanhas internacionais, inclusive em África.

Angola | O IGNÓBIL VIAJANTE

Kuma | Tribuna de Angola

Tomado pela infâmia e contradições desprezíveis, Adalberto Costa Júnior e seus mais próximos, viajou para a capital colonial em busca de espaço para a sua estratégia de confronto permanente, servindo-se da liberdade democrática e da benevolência das autoridades angolanas, que em defesa da estabilidade perenemente ameaçada, permitem esta livre circulação em clara afronta ao Estado de Direito de Angola.

Em Lisboa comprou acesso a um canal televisivo e tentou em vão, encontros oficiais que lhe conferissem credibilidade, mas a estadia resumiu-se ao encontro com amigos habituais, e nem sequer reuniu com a Comunidade angolana ou com empresários investidores, é apenas propaganda.

Vai a Roma visitar amigos e às compras a Paris, de encontros oficiais solicitados, conseguiu com almoços e jantares pagos, reuniões com associações de amizade com Angola, parceiros antigos pagos com diamantes. De Bruxelas as recusas das autoridades nacionais e europeias, pode mesmo levar ao cancelamento da viagem e antecipar o regresso a Luanda.

Para quem teme a ditadura do MPLA e o totalitarismo do Governo além do controlo total do Presidente da República, é estranho um líder da Oposição em clara afronta insultuosa, que passa o tempo a denegrir as Instituições, passear-se livremente verborrendo falta de democracia quando vai ao exterior falar mal e colocar em causa a governabilidade do país. 

Também o cidadão Barceló de Carvalho, cantor angolano BONGA, habitual cliente dos dólares da Jamba, vai interpretar um hino de campanha da UNITA, este catavento bipolar intelectualmente débil, é ideologicamente vulnerável a envelopes recheados.  

Mas há também a parte oculta da viagem, as noites longas de luxúria onde financiadores apostam nas arruaças e na terra sem lei. ACJ vai a todas, russos e sul africanos de Extrema Direita racista e conflituosa, dão alento à UNITA/FPU para o uso da força popular, e pelo visto não faltam fundos para investimento na subversão.

Vamos assistir nas próximas semanas a uma intensa campanha de intoxicação, a UNITA vai assumir-se à juventude como baluarte da Democracia, vão aparecer os filhos dos donos do Galo Negro, como Chiwale, Manuvakola, Lukamba Gato, Mulato, Dachala, Chilingutila, Savimbi, formados em Paris, Lisboa e África do Sul, como estudantes formados na Jamba, uma mentira pegada.

Angola continua a ser um palco apetecível a interesses especulativos, os esquemas da UNITA e de ACJ tornam a oportunidade viável, são inimigos sem rosto mas poderosos, movem-se subterraneamente e instalam o caos num ápice, ACJ é um ex-seminarista traumatizado em busca de protagonismo a qualquer preço, ele é uma escolha da UNITA e dos seus eternos mandantes, dividiu a sua liderança com a rua, e o descontrolo é habitual em cenários eleitorais, os problemas de Angola não se resolvem em Lisboa, Roma ou Paris, a solução está em Luanda no respeito pelas regras balizadas na Constituição da República. 

Leia em Tribuna de Angola:

Em busca da convergência fatal 

1982, as bombas atómicas e os planos A e B do Le Cercle!…

Angola | UNITA TRAFICOU TRÊS MIL TONELADAS DE MARFIM

LEITURAS DE FÉRIAS

Artur Queiroz*, Luanda

Traficantes de droga, marfim, diamantes e madeira preciosa criaram um esquema mafioso na Jamba. Políticos portugueses, militares sul-africanos de alta patente, comerciantes e industriais, agentes de serviços secretos beneficiaram da guerra suja da UNITA. Joaquim Augusto, piloto e dono do avião que caiu no acampamento militar de Savimbi, com João Soares a bordo, recebeu da UNITA três mil toneladas de marfim. O coronel Ian Breytenbach denunciou os mafiosos e foi saneado. Um jovem tenente foi afastado dos campos de batalha por “fadiga de guerra” quando descobriu num armazém da Inteligência Militar sul-africana, em Caprivi, caixas com dentes de elefante e chifres de rinoceronte.

A imagem de Savimbi foi vendida aos governos ocidentais como um democrata que combatia russos e cubanos em Angola. Mas a realidade era outra:

 “Informei um oficial de inteligência de alto nível, que trabalhava com a UNITA, de tudo o que sabia. Exigi que acabassem imediatamente com o tráfico de marfim e de droga entre a Zâmbia, Jamba e Joanesburgo”, conta Breytenbach. Mas exigiu mais: 

“Vejam-se livres da máfia portuguesa e tomem imediatamente medidas porque estão a dizimar as manadas de elefantes e rinocerontes”. 


O coronel Breytenbach pediu para passar à reserva porque queria gerir o parque natural de Caprivi, na Namíbia ainda ocupada. Iniciou funções mas por pouco tempo. A máfia de traficantes de droga, marfim e diamantes mexeu os cordelinhos em Pretória e ele foi despedido sem qualquer justificação. O coronel conta como foi saneado:

“Alistair Macdonald mandou-me uma mensagem onde me informava que tinha sido demitido a pedido das Forças de Defesa e Segurança da África do Sul”.

Ian Breytenbach reagiu e escreveu uma carta ao comandante supremo das SADF. Este tomou a decisão de manter o coronel no cargo. Mas alguns dias depois um brigadeiro da Inteligência Militar foi à Namíbia e pôs mesmo Breytenbach fora de combate. O contrabando e o tráfico davam milhões e ele estava a deitar tudo a perder, com os seus princípios de ambientalista.

O mesmo aconteceu a um jovem tenente que em 1987 e 1988 foi combater no Cuando Cubango integrado nas forças que faziam operações contra as posições das FAPLA. O coronel Ian Breytenbach conta como foi saneado: 

“O jovem tenente informou-me que ao regressar de uma operação em Angola, estava sem mantimentos para a sua tropa. Foi ao Rundu abastecer-se num armazém da Inteligência Militar. Abriu uma caixa e estava cheia de dentes de elefante. Abriu outra e outra, a mesma coisa. Todas as caixas do armazém, em vez de víveres, estavam cheias de marfim”.

As caixas iam ser trocadas por outras cheias de víveres, mas os camiões estavam atrasados.

Ian Breytenbach prossegue o relato:

 “Como um bom soldado, decidiu comunicar o facto ao seu comandante. Ele ouviu o relato, ficou irritado, fechou a porta do gabinete e começou a ameaçar o jovem dizendo que ia ter problemas graves na vida se divulgasse a sua descoberta. Poucos dias depois o oficial foi recambiado para a África do Sul sob o pretexto de sofrer de fadiga de guerra”.

Os turistas da Jamba entravam e saíam a uma velocidade estonteante. Chegavam de bolsas vazias e partiam com as malas cheias. A ambição levou ao fim dos negócios de uma forma fortuita. No dia 7 de Outubro de 1989 o jornal “Whindhoek Observer” publicou uma notícia de primeira página que pôs a nu a rede mafiosa:

“A frota aérea civil do país, considerável à luz da sua pequena população, perdeu um bimotor pressurizado, Cessna 340 com a matrícula 3D-A-F-C, quando se despenhou logo após a descolagem, no Sul de Angola, perto da sede da UNITA. O filho do Presidente da República Portuguesa estava a bordo e sofreu ferimentos graves”.

O avião estava registado na Suazilândia e era propriedade de Joaquim da Silva Augusto, um homem muito rico, proprietário do grupo J&C. O jornal da Namíbia referiu que “não se sabe quem autorizou um voo civil a cruzar a fronteira para a base da UNITA em Angola”.

No dia seguinte, a Imprensa sul-africana dava este detalhe importante:

“Caiu o avião do proprietário de um grande império de negócios e de um armazém de reabastecimento das guerrilhas da UNITA”.

Moçambique | POPULAÇÃO RECLAMA DA SUBIDA GERAL DOS PREÇOS

Moçambique começou 2022 com uma subida generalizada de preços de produtos básicos, aumento de imposto e uma polémica portagem. Economista alerta que o pior ainda está por vir com um provável aumento de crude.

Num dos terminais mais movimentados de Maputo, a Praça dos Combatentes, vulgo Xiqueleni, encontramos Custódio Rafael à espera de transporte. Residente em Marracuene, a pouco mais de 30 km do centro da cidade, faz ligações e por mês a conta chega ao equivalente a 90 euros.

"Por dia gasto quase 16 meticais. E fazendo as contas para todo o mês gasto seis mil meticais para uma pessoa, não está fácil", conta Rafael.

Para Maria Angela não é só o transporte que está a asfixiar os moçambicanos, "é energia, é água, tudo, não há nada que está melhor nos preços. Matrículas só foi antes de ontem que fui fazer" e termina dizendo que "uniformes ainda nem fui comprar".

Extração de órgãos na Zambézia preocupa autoridades e sociedade civil

MOÇAMBIQUE

Autoridades da província moçambicana da Zambézia pedem vigilância à população para conter os casos de homicídio que estão a aumentar. A polícia suspeita que os casos estejam relacionados com tráfico de órgãos.

Desde o início de janeiro, a polícia tem registado um aumento de casos de homicídios. O mais recente, que vitimou uma menor, ocorreu no passado fim de semana, na Zona de Alto Benfica, no distrito de Mocuba.

O chefe do gabinete das relações públicas do comando provincial da Polícia da República de Moçambique (PRM) na Zambézia, Miguel Caetano, forneceu pormenores sobre o rapto e assassínio de uma jovem de 15, salientando que foram extraídos os órgãos genitais e o coração do corpo da vítima. "A polícia está a envidar esforços para esclarecer este crime macabro rapidamente", disse Caetano.

Oito timorenses confirmam cidadania para se candidatarem a Presidente

Oito cidadãos timorenses, entre eles a mulher do atual primeiro-ministro e o comandante das forças de Defesa, solicitaram ao Ministério da Justiça a confirmação da sua cidadania para se poderem candidatar à Presidência da República, segundo fonte oficial.

A informação foi dada aos jornalistas pelo diretor-geral dos serviços de registo e notariado, Crisogno da Costa Neto, que confirmou a entrada dos pedidos nos últimos dois dias.

Além de Isabel da Costa Ferreira, mulher do atual chefe do Governo, Taur Matan Ruak, e do comandante demissionário das Forças de Defesa de Timor-Leste (F-FDTL), Lere Anan Timur, o Ministério da Justiça recebeu pedidos de seis outros cidadãos.

"Recebemos três pedidos ontem [terça-feira] e mais quatro hoje", confirmou, citado pela imprensa timorense.

Governo timorense propõe exonerar chefe das forças armadas, após pedir demissão

O Governo timorense propôs hoje exonerar o Chefe do Estado-maior General das Forças Armadas (CEMGFA), Lere Anan Timur, depois do seu pedido de demissão, propondo para lhe suceder no cargo o número dois das forças, Falur Rate Laek.

A decisão foi tomada hoje numa reunião extraordinária do Conselho de Ministros, devendo a proposta ser agora enviada para o chefe de Estado, Francisco Guterres Lú-Olo, que tomará a decisão final depois de ouvido o Conselho Superior de Defesa e Segurança.

Quando a exoneração se concretizar, Lere Anan Timur poderá formalizar a sua candidatura ao cargo de Presidente da República, para as eleições de 19 de março.

Em comunicado, o Governo explica ter deliberado propor ao Presidente a exoneração do tenente-general Lere Anan Timur e a nomeação de Falur Rate Laek para o seu cargo.

Propõe ainda a nomeação do brigadeiro-general Calisto dos Santos Coli (Coliati) para o cargo de vice-chefe de Estado-maior General das Forças Armadas e a nomeação do comodoro Pedro Klamar Fuik para o cargo de chefe de Estado-maior da Armada.

Austrália | AUSTERIDADE ESTÁ PROLONGANDO A PANDEMIA

# Publicado em português do Brasil

Liam Flenady | Jacobin

O governo australiano teve dois anos para construir hospitais, treinar profissionais de saúde, fortalecer os serviços sociais e fabricar testes e vacinas para COVID. Não o fizeram, porque teria ido contra o consenso neoliberal que une os dois principais partidos.

Nas últimas semanas, os australianos viveram um fracasso governamental sem precedentes na memória viva. Para centenas de milhares, tentar fazer o teste para COVID ou acessar o sistema de saúde expôs um grau notável de disfunção. Para a maioria, é extremamente estressante. Para alguns, é uma ameaça à vida.

À medida que o aumento do número de casos sobrecarrega o sistema de saúde pública, haverá mortes evitáveis ​​e dores desnecessárias. De fato, a experiência de ver governos estaduais e federais passarem de anúncios ad hoc para anúncios ad hoc gerou ansiedade e destruiu a confiança remanescente no governo. Para os profissionais de saúde, o momento é nada menos que traumático.

Como chegou a isso? Os governos da Austrália tiveram dois anos para planejar este momento. Durante a maior parte de 2020, os governos estadual e federal nos disseram que, uma vez que as taxas de vacinação atingissem um nível alto o suficiente, teríamos que nos abrir e “viver com o vírus”. Você seria perdoado por pensar que havia um plano para lidar com esse novo estágio da pandemia. Na realidade, porém, os governos federal e estadual estavam lamentavelmente despreparados. Entender por que esse foi o caso revela os limites das estruturas político-econômicas que dominaram a Austrália desde a década de 1980.

A desigualdade global de riqueza está alimentando a pandemia e matando milhões

# Publicado em português do Brasil

Amy Goodman & Denis Moynihan | Democracy Now

A Oxfam informou esta semana que os dez homens mais ricos do mundo viram sua riqueza dobrar durante a pandemia – de US$ 700 bilhões para US$ 1,5 trilhão – enquanto a renda de 99% da população mundial caiu. “O aumento das desigualdades econômicas, de gênero e raciais – assim como a desigualdade que existe entre os países – está destruindo nosso mundo”, declarou a Oxfam. Enquanto isso, pelo segundo ano consecutivo, a conferência de Davos do Fórum Econômico Mundial está sendo realizada virtualmente devido à pandemia. Bilionários e milionários são tradicionalmente convidados a Davos para oferecer insights sobre os problemas do dia, desde mudanças climáticas catastróficas até o COVID - 19. Além desse santuário virtual, no mundo real, observa a Oxfam, a desigualdade está matando uma pessoa a cada quatro segundos.

A desigualdade de riqueza também assola os Estados Unidos. “Deve haver uma mudança moral neste país… deve haver uma mudança no poder. Como disse o Dr. King, o verdadeiro problema que sempre tivemos com essas questões de votação é o medo da aristocracia das massas de pessoas pobres e de baixa renda, negros e brancos, se unirem para votar de uma maneira que fundamentalmente muda a arquitetura econômica da nação”, disse o bispo William Barber, co-presidente da Campanha das Pessoas Pobres, no Democracy Now! hora de notícias, um dia após o feriado de Martin Luther King Jr.. “Na verdade, em 1967, o Dr. King disse: 'Os problemas de injustiça racial e injustiça econômica não podem ser resolvidos sem uma redistribuição radical do poder político e econômico.'”

Barber vem construindo o legado de King há anos e diz que o caminho para a mudança progressiva está na organização de pessoas pobres e de baixa renda. Barber justapõe a rápida aprovação de projetos de lei de alívio COVID -19 favoráveis ​​às empresas com o recente fracasso em aprovar o Build Back Better e a legislação de direitos de voto:

“No que se refere às corporações, elas conseguiram tudo o que pediam. Eles queriam US$ 4 ou US$ 5 trilhões, eles conseguiram US$ 4 ou US$ 5 trilhões. Os bilionários ganharam US$ 2 trilhões nos primeiros 20 meses de COVID e estão crescendo. Quando se trata de questões como pobreza e direito de voto, número um, nós os bifurcamos de uma forma que as forças de opressão nunca se bifurcam. Então continuamos nos comprometendo para baixo, para baixo, para baixo, para baixo, em vez de lutar”, disse Barber no Democracy Now! “Eventualmente, se não formos cuidadosos, seria o mesmo que Frederick Douglass aceitar um fim de semana prolongado como uma resposta à escravidão em vez de emancipação e liberdade.”

Portugal | PROCESSO INFECCIOSO EM CURSO

Miguel Guedes* | Jornal de Notícias | opinião

Com o debate da rádio de ontem, finda um ciclo de inúmeros debates entre os partidos com representação parlamentar.

A partir de agora, algo que se pensava confinado à não existência assoma: a batalha eleitoral segue na rua, dia e noite. A progressão e as suas ambíguas acepções. Apesar do progresso dos números da pandemia, a gravidade da doença tem sido contida pela efectividade do processo de vacinação. A confiança é tanta que os cidadãos em isolamento covid poderão exercer o seu direito de voto, segundo o parecer do Conselho Consultivo da PGR. Preferencialmente a pé ou em transporte individual, idealmente entre as 18 e 19h, o debate sobre a liberdade e o direito de voto dos infectados foi ultrapassado num ápice.

Quase infeccioso. Um dos pontos fortes do debate colectivo da "liga dos parlamentares" foi a obsessão do PS e do CDS com o PAN. Se para o CDS, a postura revela uma atitude verdadeiramente conservadora (mas inusitada) na luta pelo antepenúltimo lugar, já António Costa continua apostado em que os portugueses acreditem que poderá ter uma maioria absoluta e que se faltar o fatal "poucochinho" em política, aparecerão as linhas verdes do PAN. Até com o Livre, António Costa resolveu traçar uma linha vermelha, acusando Rui Tavares de defender a energia nuclear em Portugal. Para o PS é fundamental que o PAN se segure e não seja atirado às feras que tantas vezes defende. Mas a aproximação do PSD ao PS aconselhará António Costa a reflectir sobre o passado e acabar com a mentira insistente numa maioria absoluta que não vai ter. Costa, agora perito em destruir novas pontes, reforça a importância de dar força às pontes que anteriormente destruiu.

Os 20,2 milhões de espectadores dos debates televisivos não se podem deixar enganar: Portugal não foi ultrapassado pela Checoslováquia. Mesmo que Rui Rio tenha aberto a porta à entrega do Ministério da Defesa a Chicão e um outro Ministério à IL (imaginem o das obras públicas, por ironia), sem que consiga ser claro sobre o poder a entregar à extrema-direita, o tempo não volta atrás. Mas há uma certeza. Caso o PSD ganhe as eleições e agregue IL e CDS num projecto de governo, tal não será suficiente. E a chantagem começará. Se o PS não viabilizar um governo de Direita, será acusado de entregar o poder à extrema-direita (que já exigiu ministérios a Rio). E serão todos, a derreter linhas vermelhas para assegurar a governabilidade, entregues aos braços uns dos outros.

O dia 31 será aquele em que as urnas abrirão para um dia em que todos nos juntamos na doença e decretamos o fim da pandemia sem levar um elefante de peluche para a mesa de voto. A democracia tem propriedades mágicas e só é pena que não se permita desinfectar alguns dos votos introduzidos. Votos de primeira e de segunda? Nem pensar. Apenas a certeza de que alguns portugueses estão e votarão doentes.

*O autor escreve segundo a antiga ortografia

*Músico e jurista

Portugal | ESTA VAI CUSTAR A ENGOLIR. ADEUS MAIORIA PS?

Sondagem dá vitória ao PS, mas PSD encurta distância

A 10 dias das eleições legislativas, a sondagem feita pela Universidade Católica dá a vitória ao PS, com 37% dos votos. Mas o PSD encurta a distância, reunindo agora 33% das intenções de voto.

PS continua a liderar as intenções de voto dos portugueses na ida às urnas marcada para 30 de janeiro, mas PSD encurta a distância. Na sondagem realizada pela Universidade Católica, os socialistas detêm 37% das intenções de voto, ao passo que os sociais-democratas ficam pelos 33%.

Segundo a projeção divulgada esta quinta-feira, para RTP1, Público e Antena 1, o PS tem agora 37% das intenções de voto, menos dois pontos do que na última sondagem e apenas mais quatro pontos do que o PSD, que sobe nas intenções de voto dos portugueses para 33% (mais três pontos face à última sondagem).

O Chega continua a ser a terceira força política, recolhendo 6% das intenções de voto. Já no que toca ao quarto lugar, a sondagem da Universidade Católica dá agora um empate técnico ao Bloco de Esquerda (BE), CDU e Iniciativa Liberal (IL), com estas forças políticas a recolherem 5% das intenções de voto. Importa, no entanto, sublinhar que no caso do partido partido liderado por João Cotrim Figueiredo se trata de uma subida de um ponto face à anterior projeção, ao passo que os bloquistas caiem um ponto nas intenções de voto.

Segue-se o CDS-PP, PAN e Livre, todos a recolherem 2% das intenções de voto.

De referir que nesta projeção, 8% dos inquiridos “não sabem” se vão votar, 3% dizem que “de certeza que não iria votar” e 1% “não tenciona ir votar”.

Este inquérito foi realizado pela Universidade Católica Portuguesa entre 12 e 18 de janeiro de 2022. O universo alvo foi composto pelos eleitores residentes em Portugal, sendo que os inquiridos foram selecionados aleatoriamente a partir duma lista de números de telemóvel, também ela gerada de forma aleatória. Foram obtidos 1.456 inquéritos válidos. A margem de erro máximo associado a uma amostra aleatória dessa dimensão é de 2,6%, com um nível de confiança de 95%.

ECO

Portugal | Acantonado na ideia de maioria absoluta, PS recusa convergências

A crítica foi deixada esta manhã (20.01) por João Oliveira, do PCP, no «debate das rádios», depois de António Costa evocar o Presidente da República para voltar a pedir uma maioria absoluta.

Ao debate promovido pela TSF, Renascença e Antena 1 faltaram os líderes do PSD e do Chega, que alegaram agenda de campanha. Perante os restantes seis candidatos, o actual primeiro-ministro e candidato do PS às legislativas de 30 de Janeiro, insistiu na ideia de que só através de uma maioria absoluta seria possível uma governação «certa e segura», acenando com a figura do Presidente Marcelo Rebelo de Sousa para controlar essa maioria. 

João Oliveira, que substituiu Jerónimo de Sousa, afirmou que «é o povo que decide» e que «não vale a pena, como alguns tentam fazer, tentar gizar a régua e esquadro o que vai acontecer depois de dia 30». Mas não sem antes pedir uma clarificação a António Costa: «O PS recusa convergência com a CDU para dar resposta aos problemas dos portugueses?»

O actual primeiro-ministro não respondeu, mas a ideia da maioria absoluta foi recusada pelas restantes forças políticas. «As pessoas têm má memória de maiorias absolutas e lembram-se da EDP e da saúde privada», disse Catarina Martins, coordenadora do BE. 

Portugal | O VOTO ANTECIPADO É UM VOTO IRREFLETIDO?

Paulo Baldaia* | Diário de Notícias | opinião (em 17.01.22)

Nas próximas duas semanas é pouco provável que aconteça algo de tão extraordinário que leve muita gente a mudar de voto ou a decidir o que não decidiu até aqui. Ou seja, mesmo acreditando que ainda há muitos indecisos, o mais provável é que acabem por fazer a sua opção com base em informação de que já dispõem. O Presidente da República, que se mostrou muito satisfeito com o nível dos debates, na sua versão de analista, considerou que o nível de esclarecimento é tão grande que os portugueses podem ir votar em massa no dia 23. Marcelo acha que há uma percentagem muito grande de portugueses para quem pouco importa o que vai ser dito e vai acontecer em campanha, pelo menos na última semana.

Seja por isso, porque já têm tudo muito claro na cabeça, seja por receio de não poderem deslocar-se à mesa de voto no dia 30 ou não quererem correr o risco de acabarem contagiados, espera-se uma grande adesão ao voto antecipado. O que esses eleitores não vão poder exigir é que se pare a campanha no sábado, dia 22, para poderem refletir, como vai acontecer com os eleitores do domingo seguinte, que não vão ter ninguém a tentar convencê-los à ultima hora, no sábado, dia 29. Os de dia 23, os do voto antecipado, podem até ir no meio da caravana e fazer um desvio para a mesa de voto.

Portal de voto antecipado permite inscrição fraudulenta. CNE desvaloriza

PORTUGAL

"Uma vez dentro da plataforma, é possível assumir o controlo do agendamento do voto antecipado da potencial vítima", segundo a CNPD.

A Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD) reconheceu esta quinta-feira que existem "deficiências" no Portal de voto antecipado, as quais "permitem a inscrição fraudulenta por terceiros" para a votação antecipada por mobilidade.

Em esclarecimento solicitado pela agência Lusa, a CNPD indicou que estas deficiências "incluem o voto em mobilidade, o voto em confinamento e o voto para residentes em lares".

A informação da comissão surge na sequência da notícia do Expresso, segundo a qual "a plataforma de agendamento do voto antecipado para as legislativas através da Internet permite o registo em nome de pessoas que constam nos cadernos eleitorais, desde que se saiba o nome completo e a data de nascimento".

"Uma vez dentro da plataforma, é possível assumir o controlo do agendamento do voto antecipado da potencial vítima, uma vez que o intruso passa a ter a capacidade de inserir um endereço de 'e-mail' e um número de telefone, que servem de meios de contacto para gerir todo o processo e receber notificações relacionadas com o processo", escreve o Expresso.

Mais lidas da semana