segunda-feira, 6 de junho de 2022

BATALHA DECISIVA POR SEVERODONETSK GANHANDO IMPULSO

#Traduzido em português do Brasil

Embora o avanço das forças lideradas pela Rússia tenha sido quase bloqueado em diferentes linhas de frente no Donbass, o principal ponto crítico da guerra ucraniana é a área metropolitana de Severodonetsk-Lisichansk.

South Front

Na cidade de Severodonetsk, as forças lideradas pela Rússia estão avançando nas direções norte e leste. As batalhas pela cidade são conduzidas pelas 2ª e 7ª brigadas da Milícia Popular da LPR com unidades anexadas, juntamente com unidades de militares mobilizados de Lugansk e unidades chechenas da Guarda Russa, bem como, supostamente, com unidades do 2º Corpo do Exército da Milícia Popular da LPR.

No final de maio, após vários dias de confrontos de rua, a parte principal das Forças Armadas da Ucrânia (AFU) atravessou o rio Seversky Donets e recuou para as posições fortificadas na cidade de Lisichansk e na fábrica química de Azot, na periferia oeste de Severodonetsk.

A única ponte entre as duas áreas não foi destruída até agora, mas é bombardeada pela artilharia russa.

A operação de limpeza nas ruas de Severodonetsk não poderia ser concluída até que as unidades AFU implantadas na área metropolitana fossem cercadas. O avanço russo foi interrompido pelo rio e pelo fogo da artilharia ucraniana das colinas de Lisichansk.

Após dias de batalhas em Severodonetsk, a AFU enviou reforços para a área e tentou contra-atacar. Todas as principais forças da AFU no Donbass, incluindo a notória Legião Estrangeira, estão agora puxadas para a área de Severodonetsk-Lisichansk.

Como resultado dos contra-ataques da fábrica de Azot, as unidades ucranianas conseguiram levar os combates de volta às áreas urbanas.

De acordo com vários relatórios, a AFU conseguiu repelir as forças russas de vários distritos ocidentais em Severodonetsk. A linha de frente principal supostamente fica ao longo das avenidas Bogdana Lishina e Gvardeisky, no centro da cidade.

No entanto, quaisquer relatórios do centro de Severodonetsk ainda não foram confirmados por imagens do local.

Por sua vez, repórteres militares russos ainda estão trabalhando nas partes leste e norte da cidade, confirmando que essas áreas são protegidas por forças lideradas pela Rússia.

Os confrontos continuam nas áreas florestais nos arredores do sudeste de Severodonetsk. Em 6 de maio, as unidades AFU tentaram contra-atacar nessa direção, mas não obtiveram sucesso significativo.

Mercenários georgianos como parte da Legião Estrangeira foram transferidos para reforçar a AFU em Severodonetsk.

Enquanto isso, o comando militar russo está tentando cercar as unidades AFU que estão quase em uma armadilha na área de Zolotoe, localizada ao sul de Lisichansk. Por sua vez, as AFU lutam por cada metro e não saem de suas posições. Kamyshevakha já está sob controle das forças lideradas pela Rússia. A batalha por Vrubovka continua.

A batalha pela área metropolitana de Severodonetsk-Lisichansk é um combate decisivo da guerra na Ucrânia.

O comando da AFU já perdeu a chance de retirada organizada de seu grupo da área de Severodonetsk-Lisichansk-Zolotoye sem derrotar as unidades em retirada e perdas muito grandes em equipamentos e pessoas. Por sua vez, os militares russos não podem recuar sem sofrer pesadas perdas militares e políticas.

Se as tropas russas conseguirem cercar toda a região de Severodonetsk-Lisichansk, a maioria das formações da AFU cairá na armadilha e será derrotada. Caso contrário, o comando ucraniano poderá vincular as tropas russas a batalhas em áreas urbanas por um período mais longo. Ao mesmo tempo, o fluxo de armas estrangeiras para o leste da Ucrânia continuará e ambos os lados sofrerão pesadas perdas. Sem falar na destruição da cidade.

O comando das Forças Armadas da Ucrânia está tentando repetir a estratégia utilizada na cidade de Mariupol. Ao mesmo tempo, as forças russas que avançam já passaram pela experiência de lutar contra o exército ucraniano no ambiente urbano após a batalha de Mariupol. As mudanças nas táticas russas são visíveis, as tropas russas estão tentando se mover como uma frente unida, não deixando chances de ataques inimigos pelos flancos.

PACTO DE SUICIDIO CRESCENTE DA NATO AMEAÇA INCENDIAR O MUNDO

#Traduzido em português do Brasil

Matthew Ehret* | Internatiomalist 360º

A decisão recentemente expressa pelos governos finlandês e sueco de aderir ao pacto de suicídio coletivo da OTAN não deve ser uma grande surpresa para quem tem prestado atenção ao crescimento do nazismo nos últimos 77 anos.

Este crescimento não está apenas tomando a forma de uma renovação do  sol negro tatuado com suásticas dos neonazistas Azov, C14, Svoboda e Aidar naUcrânia hoje , mas uma reescrita completa da história da Segunda Guerra Mundial que deu um mergulho acelerado na irrealidade durante os 30 anos desde o colapso da União Soviética.

Em todo o espectro de membros pós-Pacto de Varsóvia absorvidos pela OTAN, como Lituânia, Estônia, Albânia, Eslováquia e Letônia, os colaboradores nazistas da Segunda Guerra Mundial foram glorificados com estátuas, placas públicas, monumentos e até escolas, parques e ruas com nomes de nazistas. Celebrar os colaboradores nazistas enquanto desmontam monumentos pró-soviéticos quase se tornou uma pré-condição para qualquer nação que deseje ingressar na OTAN.

Na Estônia, que se juntou à OTAN em 2004, a Erna Society, financiada pelo Ministério da Defesa, celebrou o grupo nazista Erna Saboteur que trabalhou com as Waffen SS na Segunda Guerra Mundial, com a  Guarda avançada Erna sendo  elevada a heróis nacionais oficiais. Na Albânia, o primeiro-ministro Edi Rama reabilitou o colaborador nazista  Midhat Frasheri , que deportou milhares de judeus de Kosovo para campos de extermínio.

Na Lituânia, o líder pró-nazista da Frente Ativista Lituana Juozas Lukša, que cometeu atrocidades em Kaunas, foi homenageado como herói nacional por um ato do Parlamento  que aprovou uma resolução  apelidando “o ano de 2021 como o ano de Juozas Luksa-Daumantas”. Na Eslováquia , o 'Nosso Partido Popular da Eslováquia', liderado pelo neonazista Marián Kotleba, passou da periferia para o mainstream, conquistando 10% dos assentos parlamentares em 2019.

Esqueletos nazistas na Finlândia e armários da Suécia

Enquanto a Finlândia gosta de comemorar o fato de que sua guerra de 1941-1944 com a Rússia não teve nada a ver com a Segunda Guerra Mundial, mas foi simplesmente uma aliança defensiva com a Alemanha contra a malvada União Soviética, e enquanto a Suécia gosta de comemorar o fato de ter permanecido neutra durante a Segunda Guerra Mundial , os fatos contam uma história muito diferente.

Não apenas ambas as nações desempenharam papéis agressivos na guerra contra a União Soviética durante a Operação Barbarossa e além, mas ambas as nações também forneceram vastos empréstimos e outros apoios econômicos de 1940 a 1945.

Em um nível puramente militar, a Suécia “neutra” liderada pelo  rei Gustav V  e o primeiro-ministro social-democrata Per Albin Hannson garantiu que seus territórios fossem disponibilizados aos nazistas  durante a Batalha de Narvik em 1940,  que resultou na queda da Noruega. Quando a Operação Barbarossa foi lançada um ano depois, a Alemanha foi  autorizada a usar o território sueco , ferrovias e redes de comunicação para invadir a União Soviética via Finlândia. Soldados alemães e equipamentos de batalha foram transportados de Oslo para Haparanda, no norte da Suécia, em preparação para ataques à Rússia.

Na frente econômica, 37% das exportações suecas ao longo da guerra foram para a Alemanha, que incluía 10 milhões de toneladas de minério de ferro por ano, bem como a maior produção de rolamentos de esferas vitais para a máquina de guerra nazista que eram exportados através dos portos nazi- Noruega ocupada. A família pró-fascista von Rosen desempenhou um dos papéis mais importantes na promoção da ideologia nazista na Suécia  com Eric von Rosen  co-fundando o Partido Nacional Socialista da Suécia e fornecendo acesso à camada superior da nobreza sueca ao alto comando alemão durante a 1920-1930.

Além disso, o conde  Hugo von Rosen  atuou como diretor da filial americana do banco sueco Enskilda e da SKF Bearing, que gerenciava o fluxo de fundos e rolamentos de esferas (fabricados na Filadélfia) para a Wehrmacht durante a guerra.

O historiador Douglas Macdonald  escreveu :  “Os rolamentos de esferas da SKF eram absolutamente essenciais para os nazistas. A Luftwaffe não podia voar sem rolamentos de esferas, e tanques e carros blindados não podiam rolar sem eles. Canhões nazistas, miras, geradores e motores, sistemas de ventilação, U-boats, ferrovias, máquinas de mineração e dispositivos de comunicação não poderiam funcionar sem rolamentos de esferas. Na verdade, os nazistas não poderiam ter lutado na Segunda Guerra Mundial se a SKF de Wallenberg não lhes tivesse fornecido todos os rolamentos de esferas de que precisavam”.

Hugo era primo de segundo grau de Goering por casamento e seu primo Eric terá um papel importante nesta história em breve.

Civis de Svetlodarsk denunciam roubos e estupros por militares ucranianos (vídeo)

#Traduzido em português do Brasil

Em 27 de maio de 2022, estávamos em Svetlodarsk, apenas alguns dias depois que a cidade foi tomada pelas forças russas e da LPR (República Popular de Lugansk). Os habitantes nos contaram sobre os oito anos de governo ucraniano e os crimes (roubos e estupros) cometidos por soldados ucranianos contra a população civil.

Antes de chegar à cidade, passamos pelas antigas posições do exército ucraniano, em frente a Debaltsevo. Encontramos muito lixo lá, incluindo um grande número de seringas que sugerem que os soldados ucranianos estavam usando drogas. Uma suposição que será confirmada pelos habitantes de Svetlodarsk. Uma mulher nos conta como, no meio de uma discussão, um soldado ucraniano que estava obviamente drogado de repente pegou uma faca e começou a cortar o ar com ela, em estado de confusão.

No centro de Svetlodarsk, perto das lojas, encontramos um grande número de moradores, que têm muito a dizer sobre os crimes dos soldados ucranianos e a cumplicidade da OSCE. São tantas pessoas que querem nos contar o que vivenciaram, viram e ouviram, que a entrevista fica difícil. Cada pessoa deseja absolutamente contar este ou aquele fato, o que lhe parece importante, mesmo que isso signifique cortar o falante.

Todos os habitantes que conheci foram unânimes em dizer que estavam felizes com a chegada do exército russo e da milícia popular da LPR. Quando contei a eles sobre as acusações de crimes de guerra que a mídia ucraniana e ocidental estava vendendo sobre os soldados russos, todos responderam em uníssono que eram mentiras. O povo de Svetlodarsk não tem nada a censurar aos soldados russos ou aos da LPR.

No entanto, o mesmo não pode ser dito do exército ucraniano. Os habitantes de Svetlodarsk nos contam por quase uma hora sobre os roubos e estupros cometidos por soldados ucranianos.

Assim que chegaram a Svetlodarsk em 2014, soldados ucranianos roubaram anéis, correntes e até cruzes cristãs. Eles também roubaram portões de metal, TVs de plasma, móveis, portas, tomadas elétricas e muitas outras coisas, que depois enviariam para casa através do “novo correio”.

E os soldados ucranianos não apenas roubaram o povo de Svetlodarsk, mas também estupraram mulheres e meninas. Uma das mulheres entrevistadas, Praskovia, conta como, em 2018, soldados ucranianos fugiram e estupraram sua nora quando ela tinha apenas 16 anos. Felizmente eles logo a encontraram viva.

Outra mulher, Natalia, conta como roubaram o departamento de cigarros e vodka da loja onde ela trabalhava, segurando uma arma, antes de roubar as joias da jovem que trabalhava naquele departamento, Irina, e depois estuprá-la.

Natalia e sua amiga Viktoria também nos contam como soldados ucranianos chegaram a uma casa onde havia uma mulher inválida acamada e sua filha que estava cuidando dela. Eles estupraram a menina na frente de sua mãe, antes de matá-la.

Praskovia também nos disse que os combatentes do Setor Direito organizaram um sistema real de entrega de mulheres jovens. Eles foram pegos na cidade, depois levados de carro para sua sede, onde foram estuprados.

Esse depoimento me lembra o de Natacha, sobrevivente de uma prisão do Setor Direito. Ela nos contou como os combatentes ucranianos estavam estuprando mulheres prisioneiras de uma gangue de correntes.

Além de roubar e estuprar, soldados ucranianos mataram civis, sem nunca serem questionados por esses crimes. Por exemplo, um tanque ucraniano literalmente atropelou um carro com uma família nele. Os quatro ocupantes, incluindo duas crianças, morreram instantaneamente.

Os habitantes de Svetlodarsk também nos contaram como os soldados ucranianos os bombardearam, ou uns aos outros, com a cumplicidade da OSCE, que então declarou que o bombardeio vinha de Gorlovka, enquanto a direção de origem das granadas era totalmente incompatível com essa afirmação.

A OSCE também fez vista grossa para o fogo de armas pesadas da base dos soldados ucranianos, onde encontramos quatro poços de obuses e armas autopropulsadas e inúmeras cápsulas provando que essas peças de artilharia foram disparadas deste local, que fica perto de o escritório dos observadores! Svetlodarsk estava na zona de retirada de armas pesadas prevista nos acordos de Minsk.

A evidência da cumplicidade da OSCE nos crimes do exército ucraniano está aumentando: funcionários da OSCE transmitindo dados sobre a localização das unidades da milícia popular, um telefone via satélite com seu logotipo encontrado em Azovstal e a descoberta de software nos computadores dos soldados ucranianos que permite para controlar as câmeras de vigilância instaladas pela organização na linha de frente.

Será difícil depois de tudo isso fingir que a OSCE foi uma organização neutra, que relatou fielmente as violações do cessar-fogo no Donbass. Esta organização fez vista grossa durante oito anos às violações dos acordos de Minsk por soldados ucranianos, assim como o Ocidente fez vista grossa aos crimes cometidos por esses mesmos soldados contra a população de Donbass.

Christelle Néant | Donbass Insider

Veja a reportagem filmada no local, com legendas em francês. Nota do editor: pense na menina e sua mãe durante a entrevista que não disse uma palavra, o sofrimento que esta criança passou diz tanto quanto os depoimentos coletados (VER VÍDEO NA PÁGINA ORIGINAL – Donbass Insider) 

NATO INICIA JOGOS DE GUERRA DO BÁLTICO COM FINLÂNDIA E SUÉCIA

#Traduzido em português do Brasil

South Front*

A Organização do Tratado do Atlântico Norte anunciou que lançará exercícios militares com 7.000 soldados nos Bálticos. Os provocativos jogos de guerra incluirão a Suécia e a Finlândia. Estocolmo está sediando os exercícios depois de se candidatar à adesão à OTAN no mês passado.

Os jogos de guerra, apelidados de Operações Bálticas (BALTOPS 22), são baseados em Estocolmo. O BALTOPS 22 consistirá principalmente em operações navais e acontecerá de 5 a 17 de junho. Os exercícios envolverão 45 navios e 75 aeronaves. Dezesseis nações participarão, incluindo Bélgica, Bulgária, Dinamarca, Estônia, Finlândia, França, Alemanha, Letônia, Lituânia, Holanda, Noruega, Polônia, Suécia, Turquia, Reino Unido e Estados Unidos.

Os jogos de guerra anuais estão ganhando maior importância quando Helsinque e Estocolmo submeteram recentemente seus pedidos de adesão à OTAN. O USS Kearsarge está na capital sueca para os jogos de guerra. Segundo o presidente do Joint Chief, general Mark Milley, parte da missão do navio é uma demonstração de força para a Rússia.

“Acho que o Kearsarge estar aqui é uma declaração muito forte”, disse Milley . “Este é um grande exercício com 7.000-8.000 soldados de 16 países, dois dos quais não são membros da OTAN”, disse.

A primeira-ministra sueca Magdalena Andersson acrescentou: “Isso mostra que as garantias de segurança do presidente Biden são seguidas por ações”. Vários membros da OTAN deram garantias de segurança à Suécia e à Finlândia durante o processo de adesão. As garantias de segurança visam evitar um ataque russo antes que Estocolmo e Helskinki recebam proteção sob o pacto de defesa mútua da aliança.

A Rússia diz que não reagirá à adesão da Finlândia e da Suécia à aliança do Atlântico Norte, mas alertou contra um aumento militar nos condados nórdicos.

Antti Pelttari, chefe do serviço de inteligência da Finlândia, confirmou que Moscou não tinha como alvo Helsinque com represálias desde que apresentou seu pedido à OTAN. "Tem sido bastante tranquilo, e vamos torcer para que continue assim", disse ele em entrevista ao Financial Times. “É positivo que nada tenha acontecido.”

*Kyle Anzalone | Publicado originalmente no AntiWar

UM APELO À AÇÃO CARREGADA DE UTOPIA -- Corbyn

#Traduzido em português do Brasil

Capitalismo semeia desespero e reações às cegas, com guerras, colapso climático, ruína econômica. Mas o próprio sistema é a crise. É tempo de agir, juntos, para superá-lo. Sair do abismo requer a ousadia de imaginar outro futuro

Jeremy Corbyn*, no CounterPunch | em Outras Palavras | Tradução: Vitor Costa | Imagem: Xul Solar

Em abril, os especialistas climáticos da ONU alertaram que é “agora ou nunca” a tarefa de limitar o aquecimento global a 1,5ºC acima dos níveis pré-industriais. Você quase pode ouvi-los gritando através de seus teclados, desesperados para que os governos realmente façam algo, quando eles descrevem a necessidade de cortes “rápidos, profundos e imediatos” nas emissões de CO2. Mas suas palavras não são apenas um aviso sobre o futuro; eles já descrevem a realidade atual de bilhões de pessoas.

O sul da Ásia está agora em seu terceiro mês de calor extremo, com temperaturas subindo acima de 40ºC dia após dia. E não é apenas o sul da Ásia que está sufocando. Em março, tanto o Ártico quanto a Antártida estavam, respectivamente, 30ºC e 40ºC acima de suas temperaturas médias habituais. O gelo está derretendo e o nível do mar está subindo. Trinta milhões de pessoas foram deslocadas por choques climáticos em 2020. E esses choques geram mais conflitos futuros ao destruir colheitas. As cadeias de suprimentos que conectam as fazendas, minas, fábricas, portos e armazéns do mundo já estão sendo massivamente desestabilizadas, mesmo antes que os efeitos completos do colapso climático sejam sentidos. Nessa economia capitalista global fortemente integrada, ruptura significa desastre. E hoje mais de 800 milhões de pessoas, 1 em cada 10 de toda a população mundial, já estão indo dormir com fome. 

O preço do trigo já dobrou este ano. E pode aumentar ainda mais à medida que os efeitos da invasão criminosa da Ucrânia pela Rússia e o resultante isolamento econômico parcial da Rússia forem sentidos em todo o mundo.

As guerras levam à fome, ao sofrimento mental, à miséria e à morte por anos após o fim dos combates. Deve haver um cessar-fogo imediato na Ucrânia, a retirada das forças russas do território ucraniano e um acordo negociado entre os dois países.

Se não houver, então não só o povo ucraniano continuará a enfrentar o horror de bombas, tanques e sirenes de ataque aéreo; não só os refugiados ucranianos sofrerão futuros incertos e deslocamento de suas famílias e comunidades; não só os jovens recrutas russos serão enviados para serem brutalizados no exército e morrerem em uma terra estrangeira por uma guerra que não compreendem; não só o povo russo sofrerá sanções; não só os povos do Egito, Somália, Laos, Sudão e muitos outros que dependem do trigo das nações beligerantes continuarão enfrentando o aumento da fome.

Posso estar errada, mas acho que Boris Johnson acabou. Não o vejo sobrevivendo

#Traduzido em português do Brasil

As pesquisas mostram que ele é cada vez mais insultado e as tentativas de contra-ataque de seu partido são caóticas. O fim parece próximo

Polly Toynbee* | The Guardian

O golpe do jubileu está em andamento. O tumulto estrondoso no partido conservador é uma maravilha de se ver – mas é profundo, indo muito mais longe no tempo do que a breve liderança calamitosa de Boris Johnson.

A velha festa camaleão costumava se recompor e começar tudo de novo com um novo rosto e logotipo, fingindo ignorar tudo o que aconteceu antes. Não dessa vez. Este é um partido repleto de ideólogos excêntricos muito distantes do terreno moderado de vitórias eleitorais para selecionar qualquer líder, exceto um de sua laia. As cartas dos 54 deputados exigidas para desencadear uma votação contra seu líder chegaram ao capacho do presidente do Comitê de 1922, Graham Brady. A votação terá lugar esta noite. Os parlamentares do “muro vermelho” ficaram brancos na última pesquisa da JL Partners Wakefield, colocando os trabalhistas 20 pontos à frente . Os parlamentares da “parede azul” enfrentam a perspectiva ainda mais surpreendente de os liberais democratas derrubarem uma maioria maciça de 24.000 em Tiverton e Honiton. A debandada para se salvar parece estar acontecendo.

Citações de Júlio César e Macbeth enchem as ondas do rádio. Eu poderia adicionar Sonho de uma Noite de Verão, e Titania acordando para descobrir que ela está dormindo com Bottom. Os defensores de Boris Johnson só dão gargalhadas quando dizem ao Sun : “Enquanto esses rebeldes obcecados por si mesmos provocam problemas, Boris está trabalhando duro para diminuir o custo de vida”.

Vaias de monarquistas do lado de fora de St Paul's quando Johnson chegou para o serviço de ação de graças do jubileu da rainha, e a indignidade dos questionadores do Mumsnet impugnando sua honestidade com as pesquisas e o humor do público. Que clérigo mal-intencionado fez o primeiro-ministro ler aquela passagem da Bíblia punitivamente inapropriada que exaltava: “Tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honroso, tudo o que é justo, tudo o que é puro”? Ninguém acredita nele – nem que ele está trabalhando duro para nós. Ele está preso com o público, suas classificações são abismais, um bourn, um pesquisador me diz, do qual nenhum político jamais retornou.

Dizem que ele terá de ser arrastado para fora, agarrado ao punho do nº 10. Agora que a votação foi desencadeada, os rebeldes precisam de 180 apoiadores para derrubá-lo, mas aliados dizem que uma vitória por um voto é suficiente, desafiando Margaret Thatcher e Theresa May, que venceram, mas partiram com dignidade e lágrimas depois de perder o apoio. Por enquanto, assista ao perigoso espetáculo de Johnson lançando tudo para escorar os votos dos parlamentares conservadores. As escolas secundárias estão de volta, diz ele, mas isso não voa com o público, apenas com os cultistas conservadores. O absurdo das medidas imperiais choca os negócios e até faz o Sol, brigando com alqueires, grumos e correntes, rir incrédulo: “É muito difícil ”, dizia.

SUCESSO ESTRONDOSO NO MUNDO CÃO – Artur Queiroz

Artur Queiroz*, Luanda

Eu quero ser um cãozinho corgi para entrar na realeza. Fui a um canil e perguntei à treinadora de cães se dava um bom exemplar. Ela olhou para mim de alto abaixo, mandou-me levantar as orelhas, esticar o queixo e fazer béu-béu. Obedeci prontamente. 

A criadora de canídeos deu-me logo um certificado de corgi mas recomendou que não me esquecesse de ser sempre amoroso, companheiro, obediente e inteligente. Prometido. Fez as contas e chegou à conclusão que um exemplar como eu vale cinco mil euros. Se ela quisesse ficar comigo, fazia-lhe um desconto. Não quis. Tem duas ninhadas para vender a reis, rainhas e valetes. Estou ansioso por mudar da cabana para o palácio. Nasci para viver em grande.

Vou para casa da rainha platinada, quero muito ser cão de luxo. Está decidido. Perguntei à tratadora e treinadora de corgis se na corte da soberana platinada podia escrever umas crónicas e nos intervalos dava para ensinar o Agualusa a soletrar o bê-á-bá. Nunca! Nos palácios reais só a realeza ensina. E os cães o máximo que podem exteriorizar é dar ao rabo. Aqui está um problema existencial muito sério. Como diria Lenine, que fazer?

Nestas coisas eu sou muito rápido. Sim, quero ser cão de luxo, raça corgi. Mas como a TPA agora tem novas tecnologias, fico no Centro de Produção Ernesto Bartolomeu como repetidor de som. Por exemplo, o Presidente João Lourenço faz um discurso. E quando os telespectadores ouvem as suas palavras, eu repito-as  segundo depois, como se estivesse a falar das profundezas de um túmulo. É um grande espectáculo dentro do espectáculo.

Como sou um cãozinho irrequieto, mexo nos botões e faço sair o som límpido, sem reverberação nem eco. Vou ganhar a minha vida trabalhando como um cão. Algum dia tinha que vergar a mola. O Adalberto da Costa Júnior, depois do dia 24 de Agosto também vai entrar no meu clube. Eu mexo nos botões, trato do som, faço companhia à rainha platinada, sou amoroso e obediente. O descobridor de túneis entre os Coqueiros e o Palácio da Cidade Alta vai fazer mais como?

Adalberto nasceu em Maio de 1962 e recebeu logo o diploma de engenheiro à civil. Em Maio de 1974, com apenas 12 anos assinou o cessar-fogo com Portugal, ao lado de Jonas Savimbi. Desde então tornou-se muata e só trabalha à mesa, com copo, garfo e faca. Trata por tu o dinheiro, seja dos diamantes de sangue, do marfim, da droga ou doações dos países amigos. Um senhor com perfil de ricaço. No dia seguinte às eleições vai fazer túneis. Se não for capaz, sempre se arranja um lugar no cemitério para escavar covas, com pá e picareta. Um futuro brilhante na companhia dos mortos.

Eu sou um corgi, amoroso, obediente e com grande habilidade para apanhar pão no ar. Jamais me passou pela cabeça que o meu destino era o mundo cão. Chegou a hora do sucesso. Eu, cãozinho de luxo. O Adalberto, coveiro da UNITA. A vida é mesmo muito bela. Nasci bafejado pela sorte. 

*Jornalista

ISABEL, A SERVIÇAL DOS BRITÂNICOS

Isabel II diz que continua "determinada a servir" os britânicos

A rainha falou no último dia dos festejos dos 70 anos do reinado

A rainha Isabel II afirmou este domingo que continua "determinada a servir" os britânicos, numa mensagem de agradecimento no último dia dos festejos dos seus 70 anos de reinado.

"Estou profundamente sensibilizada por tantas pessoas terem saído às ruas para celebrar o meu jubileu de platina", disse a monarca numa mensagem divulgada pelo Palácio de Buckingham e assinada pela própria Isabel II.

"Apesar de não ter participado em todos os eventos pessoalmente, o meu coração está com todos e continuo determinada a servi-los o melhor possível, apoiada pela minha família", acrescentou.

Mais em TSF

Mais lidas da semana