segunda-feira, 6 de junho de 2022

BATALHA DECISIVA POR SEVERODONETSK GANHANDO IMPULSO

#Traduzido em português do Brasil

Embora o avanço das forças lideradas pela Rússia tenha sido quase bloqueado em diferentes linhas de frente no Donbass, o principal ponto crítico da guerra ucraniana é a área metropolitana de Severodonetsk-Lisichansk.

South Front

Na cidade de Severodonetsk, as forças lideradas pela Rússia estão avançando nas direções norte e leste. As batalhas pela cidade são conduzidas pelas 2ª e 7ª brigadas da Milícia Popular da LPR com unidades anexadas, juntamente com unidades de militares mobilizados de Lugansk e unidades chechenas da Guarda Russa, bem como, supostamente, com unidades do 2º Corpo do Exército da Milícia Popular da LPR.

No final de maio, após vários dias de confrontos de rua, a parte principal das Forças Armadas da Ucrânia (AFU) atravessou o rio Seversky Donets e recuou para as posições fortificadas na cidade de Lisichansk e na fábrica química de Azot, na periferia oeste de Severodonetsk.

A única ponte entre as duas áreas não foi destruída até agora, mas é bombardeada pela artilharia russa.

A operação de limpeza nas ruas de Severodonetsk não poderia ser concluída até que as unidades AFU implantadas na área metropolitana fossem cercadas. O avanço russo foi interrompido pelo rio e pelo fogo da artilharia ucraniana das colinas de Lisichansk.

Após dias de batalhas em Severodonetsk, a AFU enviou reforços para a área e tentou contra-atacar. Todas as principais forças da AFU no Donbass, incluindo a notória Legião Estrangeira, estão agora puxadas para a área de Severodonetsk-Lisichansk.

Como resultado dos contra-ataques da fábrica de Azot, as unidades ucranianas conseguiram levar os combates de volta às áreas urbanas.

De acordo com vários relatórios, a AFU conseguiu repelir as forças russas de vários distritos ocidentais em Severodonetsk. A linha de frente principal supostamente fica ao longo das avenidas Bogdana Lishina e Gvardeisky, no centro da cidade.

No entanto, quaisquer relatórios do centro de Severodonetsk ainda não foram confirmados por imagens do local.

Por sua vez, repórteres militares russos ainda estão trabalhando nas partes leste e norte da cidade, confirmando que essas áreas são protegidas por forças lideradas pela Rússia.

Os confrontos continuam nas áreas florestais nos arredores do sudeste de Severodonetsk. Em 6 de maio, as unidades AFU tentaram contra-atacar nessa direção, mas não obtiveram sucesso significativo.

Mercenários georgianos como parte da Legião Estrangeira foram transferidos para reforçar a AFU em Severodonetsk.

Enquanto isso, o comando militar russo está tentando cercar as unidades AFU que estão quase em uma armadilha na área de Zolotoe, localizada ao sul de Lisichansk. Por sua vez, as AFU lutam por cada metro e não saem de suas posições. Kamyshevakha já está sob controle das forças lideradas pela Rússia. A batalha por Vrubovka continua.

A batalha pela área metropolitana de Severodonetsk-Lisichansk é um combate decisivo da guerra na Ucrânia.

O comando da AFU já perdeu a chance de retirada organizada de seu grupo da área de Severodonetsk-Lisichansk-Zolotoye sem derrotar as unidades em retirada e perdas muito grandes em equipamentos e pessoas. Por sua vez, os militares russos não podem recuar sem sofrer pesadas perdas militares e políticas.

Se as tropas russas conseguirem cercar toda a região de Severodonetsk-Lisichansk, a maioria das formações da AFU cairá na armadilha e será derrotada. Caso contrário, o comando ucraniano poderá vincular as tropas russas a batalhas em áreas urbanas por um período mais longo. Ao mesmo tempo, o fluxo de armas estrangeiras para o leste da Ucrânia continuará e ambos os lados sofrerão pesadas perdas. Sem falar na destruição da cidade.

O comando das Forças Armadas da Ucrânia está tentando repetir a estratégia utilizada na cidade de Mariupol. Ao mesmo tempo, as forças russas que avançam já passaram pela experiência de lutar contra o exército ucraniano no ambiente urbano após a batalha de Mariupol. As mudanças nas táticas russas são visíveis, as tropas russas estão tentando se mover como uma frente unida, não deixando chances de ataques inimigos pelos flancos.

Sem comentários:

Mais lidas da semana