domingo, 12 de março de 2023

BATALHA DE MÍDIA DESCOORDENADA POR BAKHMUT -- com vídeo

Apesar da situação crítica das tropas ucranianas na área de Bakhmut, Zelensky exigiu que os militares do país mantivessem a cidade, cuja perda acarretaria perdas significativas de reputação para Kiev e seus patronos ocidentais.

# Texto traduzido em português do Brasil | vídeo comentado em inglês

Após uma reunião do estado-maior do Comandante Supremo ucraniano em seu quartel-general em 6 de março, o comando militar ucraniano se recusou a retirar suas unidades de Bakhmut.

A declaração foi feita logo após o surgimento de relatos sobre desentendimentos entre o presidente Zelensky e o comandante supremo Zaluzhny, inclusive na mídia ocidental. De fato, Zaluzhny reivindicou repetidamente a necessidade de retirar o agrupamento ucraniano para preservar a capacidade de combate das unidades.

Aparentemente, o grande comandante da mídia Zelensky conseguiu convencer o chefe militar do país a lutar até o último ucraniano na cidade sitiada.

Não faz muito tempo, o próprio Zelensky tentou consolar a dor pública pela perda iminente de Bakhmut. Ele enfatizou que os militares ucranianos não defenderiam a cidade “a qualquer custo”. No entanto, a derrota de reputação com a perda de Bakhmut para o regime de Kiev e seus patronos em Washington acabou sendo muito alta.

O chefe do Pentágono, Lloyd Austin, reconheceu recentemente que a defesa de Bakhmut tem um significado mais simbólico do que estratégico. O bravo movimento de relações públicas de Kiev falhou. Declarando a continuação da “heroica defesa da cidade-fortaleza”, o gabinete de Zelensky tentou justificar os muitos milhares de perdas que o exército ucraniano já sofreu em Bakhmut; mas parceiros ocidentais revelaram que milhares de soldados ucranianos permanecem na cidade sitiada para lutar pela reputação de Zelensky.

Em 6 de março, um assessor do chefe interino do DPR disse que cerca de 10 mil militares ucranianos permanecem em Bakhmut.

Do ponto de vista militar, a continuação da defesa de Bakhmut é justificada por uma tentativa de infligir o máximo dano às unidades de infantaria russas mais eficazes, o Wagner PMC. No entanto, quanto mais apertadas as pinças ao redor da cidade, menos espaço de manobra as forças ucranianas têm e menos chances elas têm de destruir forças inimigas superiores.

Apesar de uma declaração oficial sobre a decisão de continuar a defesa, o comando ucraniano teria iniciado uma retirada parcial da guarnição, evacuando da cidade as unidades mais prontas para o combate.

Enquanto isso, fontes ucranianas afirmam que os combatentes de Wagner assumiram o controle do distrito de Zabakhmutka, no oeste da cidade. No nordeste, as tropas de assalto russas completaram a operação de limpeza na área da fábrica de processamento de carne e chegaram ao autódromo local. Na periferia sul da cidade, os combatentes de Wagner estão se movendo para o norte ao longo da Independence Street.

South Front

Ver em South Front: Uma noite difícil na Ucrânia

Sem comentários:

Mais lidas da semana