Andrew Korybko* | Substack | # Traduzido em português do Brasil
Seria louvável se o Irã e a Arábia Saudita recentemente reconciliados enterrassem simbolicamente a machadinha ao se unirem para resolver politicamente a Guerra do Iêmen, mas apenas se eles garantissem o direito à independência do Iêmen do Sul, consagrado pela ONU, como um dos resultados de qualquer acordo que mediarem. Qualquer coisa menos do que isso pode levar a essa guerra interconectada de procuração civil se transformando em outra forma que pode ser tão desestabilizadora quanto a atual, se não mais no pior cenário.
“A retomada dos laços iraniano-saudita mediada pela China é um desenvolvimento notável” por si só, que também pode catalisar o progresso em uma solução política para a Guerra do Iêmen. Esse conflito sempre foi de fato uma guerra por procuração entre Irã e Arábia Saudita, e é por isso que é razoável esperar que esses ex-rivais possam tentar enterrar simbolicamente a machadinha ao finalmente encerrar essa dimensão de sua competição regional também. Esse resultado seria aplaudido em princípio, mas com uma ressalva crucial.
Ou seja, qualquer solução política para a Guerra do Iêmen deve restaurar a independência do Iêmen do Sul, caso contrário, há um risco muito real de que essa guerra interconectada de procuração civil possa se transformar em outra forma. Atualmente, a última fase do conflito é mais complicada do que apenas os houthis apoiados pelo Irã contra o governo iemenita apoiado pela Arábia Saudita e reconhecido pela ONU. Agora também inclui o Conselho de Transição do Sul (STC), apoiado pelos Emirados, que representa os interesses legítimos do Iêmen do Sul.
Este ex-país tem o direito consagrado pela ONU de restaurar a soberania que foi induzido a ceder ao Iêmen do Norte em 1990 e que se arrependeu poucos anos depois, em 1994, o que levou à breve guerra civil que terminou com a total ocupação do Sul. As três décadas seguintes não esmagaram a identidade sociocultural e política separada do Sul, no entanto, que permaneceu forte e acabou se reafirmando com entusiasmo nos últimos anos ao longo do último conflito.
No cenário em que o Irã e a Arábia Saudita se unem para resolver politicamente a Guerra do Iêmen, que está sendo travada mais diretamente pelos Houthi e pelos parceiros do governo iemenita reconhecidos pela ONU, respectivamente, eles devem incluir absolutamente os Emirados Árabes Unidos e seus aliados STC neste processo. Deixar de fazê-lo por qualquer motivo, seja devido a uma “conveniência política” equivocada ou talvez algo mais sinistro, poderia transformar e, assim, perpetuar esse conflito em vez de encerrá-lo decisivamente.
Não se espera que o STC aceite um resultado que leve seus odiados inimigos Houthi do Norte a obter qualquer tipo de influência sobre o Iêmen do Sul, e eles poderiam contar com seus aliados dos Emirados para se oporem a qualquer decisão conjunta iraniano-saudita nessa direção. Na pior das hipóteses, essa guerra interconectada de procuração civil poderia se transformar de Houthis, apoiados pelo Irã, e o governo reconhecido pela ONU, apoiado pela Arábia Saudita, para estar entre esses dois e o STC, apoiado pelos Emirados.
Um cenário menos dramático e comparativamente mais provável que também não pode ser descartado neste momento é que os houthis apoiados pelo Irã fiquem à margem enquanto o governo reconhecido pela ONU, apoiado pela Arábia Saudita, luta contra o STC apoiado pelos Emirados, seja em todos os Iêmen do Sul ou apenas suas regiões orientais. Em relação ao segundo subcenário mencionado, os sauditas recentemente alavancaram sua influência sobre o “Conselho de Liderança Presidencial” (PLC) para reunir as “Forças do Escudo da Nação” (NSF) centradas em Hadramout.
Essa milícia é considerada a força substituta do Reino para manter a influência naquela região costeira rica em recursos e em suas duas adjacentes, de fato ou mesmo de direito, o controle sobre o qual poderia apresentar o príncipe herdeiro Mohammed Bin Salman (MBS) com um “face- salvar” sair desse conflito. Quer o Iêmen permaneça “unido” como o mini-império do Norte sobre o Sul (o que é insustentável e pode levar a outra guerra) ou o Iêmen do Sul recupere a independência, a NSF salvaguardaria a influência de Riad ali.
O Huffington Post citou duas
fontes americanas não identificadas em seu relatório do final do mês passado,
alertando que “os americanos estão apoiando discretamente uma invasão saudita
de terras no Iêmen”, argumentando que Washington pode apoiar Riad,
possivelmente explorando seus representantes da NSF para reivindicar as regiões
do leste do Iêmen do Sul. Segundo um pesquisador universitário de Harvard
citado em seu relatório, o Reino já possui “mais de uma dúzia de bases
militares... as estimativas variam de
Portanto, não é sem razão para se perguntar qual é o jogo final da Arábia Saudita naquela parte do país, que parece cada vez mais baseada no emprego de uma combinação de suas próprias tropas, bem como de seus representantes da NSF, para criar uma “esfera de influência” exclusiva. nas regiões orientais do sul do Iêmen. Ausente sua retirada e a dissolução da milícia recém-formada do Reino, parece ser um fato consumado, pelo menos no curto prazo, que Riad governará o poleiro lá, mesmo que seja insustentável no longo prazo.
Considerando isso, a previsão mais provável para o futuro do Iêmen é que o país está prestes a trifurcar no Norte apoiado pelo Irã, no Leste apoiado pela Arábia Saudita e no Sul apoiado pelos Emirados. Em certo sentido, isso reflete a trifurcação iminente das Relações Internacionais entre o Bilhão de Ouro do Ocidente liderado pelos EUA, a Entente Sino-Russo e o Sul Global. Em cada caso, três pólos de influência estão surgindo em sistemas onde costumava haver um ou dois, e cada um pode ser ainda mais dividido.
As Relações Internacionais sem dúvida se tornariam mais estáveis no cenário de multipolaridade complexa (“multiplexidade”), mas a Península Arábica se tornaria menos estável no cenário da “balcanização” do Iêmen em três ou mais países, seja de facto ou de direito. Portanto, é imperativo garantir que este país simplesmente se bifurque novamente no Iêmen do Norte e do Sul, com o último permanecendo unido e não dividido informalmente devido ao jogo final que o MBS parece estar conspirando para “salvar a face”.
Falando objetivamente, sua tentativa de trifurcar o Iêmen armando a NSF para criar uma “esfera de influência exclusiva” para seu reino nas regiões orientais do sul do Iêmen é contraproducente da perspectiva dos interesses nacionais da Arábia Saudita. Corre o risco de provocar uma violenta luta de libertação nacional e, assim, envolvê-lo em mais uma guerra interconectada de procuração civil, desta vez que pode ser travada contra seu aliado nominal dos Emirados e seu líder, o mentor de MBS, Mohammed Bin Zayed (MBZ).
É irreal esperar que um Iêmen do Sul unificado também não seja um aliado saudita, já que este país recém-restaurado certamente se candidataria para ingressar no Conselho de Cooperação do Golfo (GCC) e fechar uma ampla gama de acordos, especialmente econômicos, com seu vizinho do norte. que o ajudou a vencer os houthis. Considerando isso, a única explicação para o suposto complô de MBS para trifurcar o Iêmen é o ego equivocado e/ou ele sendo enganado por conselheiros que não têm em mente os interesses nacionais objetivos de seu reino.
Com vistas ao futuro, seria louvável se o Irã e a Arábia Saudita enterrassem simbolicamente o machado ao se unirem para resolver politicamente a Guerra do Iêmen, mas apenas se eles garantissem o direito do Iêmen do Sul à independência consagrado na ONU como um dos resultados de qualquer acordo que eles mediam. Qualquer coisa menos do que isso pode levar a essa guerra interconectada de procuração civil se transformando em outra forma que pode ser tão desestabilizadora quanto a atual, se não mais no pior cenário.
*Andrew Korybko -- Analista político americano especializado na transição sistêmica global para a multipolaridade
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