Espera-se que as eleições sejam a melhor chance da oposição turca de derrubar o presidente Recep Tayyip Erdogan em 20 anos.
Al Jazeera | # Traduzido em português do Brasil
A Turquia realizará eleições presidenciais e parlamentares em 14 de maio, anunciou oficialmente o presidente do país, Recep Tayyip Erdogan.
“Nossa nação irá às urnas para eleger seu presidente e parlamentares em 14 de maio”, disse Erdogan em um discurso na sexta-feira após assinar a decisão eleitoral.
O anúncio era esperado com Erdogan dizendo em um discurso na semana passada que a nação turca faria "o que for necessário" na data agora oficialmente anunciada como o dia das eleições.
As eleições podem ser a votação mais significativa do país em décadas, com o governo de duas décadas de Erdogan na Turquia em risco.
A oposição se uniu em torno de Kemal Kilicdaroglu , líder do segundo maior partido do parlamento, o Partido Republicano do Povo (CHP).
No entanto, outro proeminente líder da oposição, Meral Aksener, inicialmente se opôs à candidatura de Kilicdaroglu como primeiro-ministro, expressando suas dúvidas na semana passada sobre se o ex-burocrata, considerado por alguns como pouco carismático, poderia derrotar Erdogan.
Na segunda-feira, Aksener anunciou seu apoio a Kilicdaroglu.
Erdogan, cuja popularidade diminuiu com a continuação da crise econômica na Turquia, foi acusado de autoritarismo por seus oponentes.
A resposta de seu governo aos devastadores terremotos de fevereiro no sudeste da Turquia, que mataram mais de 46.000 pessoas e deixaram centenas de milhares vivendo em tendas ou acomodações temporárias, também foi criticada, embora Erdogan tenha defendido as ações do governo.
Erdogan, que é líder da Turquia desde 2003 e ocupa a presidência desde 2014, ainda mantém um apoio significativo e ainda pode emergir no topo, ao lado de seu partido AK.
Na imagem: Recep Tayyip Erdogan tornou-se primeiro-ministro turco em 2003 e presidente em 2014 [Arquivo: Marko Djurica/Reuters]
Ler mais
HDP da Turquia 'pode apoiar' Kilicdaroglu nas eleições presidenciais
Danos do terremoto na Turquia devem ultrapassar US$ 100 bilhões, diz ONU
Oposição da Turquia nomeia Kilicdaroglu como candidato presidencial
Sem comentários:
Enviar um comentário