quinta-feira, 19 de outubro de 2023

"O Reino Unido está convosco"; Ajudar Gaza? Será "maratona" – ao minuto (resumo)

Depois da visita a Israel do presidente norte-americano, Joe Biden, o primeiro-ministro britânico reúne-se, hoje, com o presidente e com o seu homólogo israelita.

Rishi Sunak já estará em Telavive onde vai sentar-se à mesa com Benjamin Netanyahu e Isaac Herzog, não se sabendo ao certo o que poderá sair deste encontro.

Já em relação ao presidente dos EUA, a sua visita já estará a ter efeitos. O Egito anunciou hoje o acordo para uma "passagem duradoura" de ajuda humanitária para a Faixa de Gaza através do ponto de Rafah, numa altura em que centenas de camiões com ajuda estão parados às portas do enclave. Esta ajuda chega após um acordo entre o presidente egípcio Abdel Fattah al-Sissi e Joe Biden. 

DESTAQUES QUE PODE LER EM Notícias ao Minuto

"O Reino Unido e eu estamos do vosso lado", afirma Sunak | há 28 minutos


600 crianças estarão debaixo dos escombros em Gaza | há 37 minutos


Rússia vai enviar 27 toneladas de ajuda humanitária para a Faixa de Gaza | há 44 minutos


Primeiro-ministro britânico já chegou a Israel | há 28 minutos


Egito anuncia "passagem duradoura" de ajuda para Gaza através de Rafah | há 51 minutos


Manifestantes no Líbano protestam contra explosão de hospital em Gaza | há 51 minutos

AINDA MAIS RECENTES EM Notícias ao Minuto

Cerca de 60 polícias feridos em manifestação pró-palestiniana em Berlim - imagem acima

Cerca de sessenta polícias ficaram feridos durante uma nova manifestação pró-palestiniana, na noite de quarta-feira, em Berlim. Os membros das forças da ordem "foram feridos por pedras, líquidos inflamáveis e actos de rebelião", declarou a polícia de Berlim na rede social X .

No total, "65 polícias ficaram feridos", enquanto "174 pessoas foram detidas, 65 das quais estão sob investigação criminal" na sequência da manifestação. De acordo com a polícia, foram também feridas pessoas que "não estavam envolvidas" e outras que estavam a "resistir" à polícia.

Aumenta o número de reféns em Gaza, segundo dados de Israel

Notícias ao Minuto

As forças militares israelitas afirmaram, esta quinta-feira, que 203 pessoas estão reféns em Gaza.

O número é superior ao que foi anunciada no último comunicado, registando-se agora mais quatro pessoas nas mãos do Hamas, indica a Sky News.

Conseguir fazer chegar ajuda a Gaza será "uma maratona", diz OMS

Andrea Pinto

A Organização Mundial de Saúde considera que o acordo para a entrada em Gaza de 20 camiões com ajuda humanitária "é um começo".

O representante regional desta organização, Richard Brennan, afirmou que conseguir fazer chegar ajuda a Gaza será "uma maratona", uma vez que se tratará de uma "operação complexa". Contudo, acredita que o acordo feito entre o Egito e os EUA é "um começo" importante para que Gaza comece a receber apoio.

"O Reino Unido e eu estamos do vosso lado", afirma Sunak

Andrea Pinto

O primeiro-ministro britânico, que se encontra em Telavive, Israel, em declarações aos jornalistas fez saber qual a sua posição em relação ao conflito israelo-palestiniano, afirmando que está do lado de Israel.

"Acima de tudo, estou aqui para expressar a minha solidariedade para com as pessoas de Israel", disse Rishi Sunak ainda no Aeroporto Internacional de Ben Gurion.

"Vocês sofreram um ato de terrorismo indescritível e horrível e quero que saibam que o Reino Unido e eu estamos convosco", completou, fazendo saber que está do lado de Israel "contra o mal que é o terrorismo"

600 crianças estarão debaixo dos escombros em Gaza

Andrea Pinto

Segundo o ministro da Saúde de Gaza, dos 3.478 palestinianos mortos e dos 12.065 feridos dos ataques israelitas, 70% eram crianças, mulheres e idosos.

Segundo a mesma fonte, do total de 1.300 pessoas que continuam subterradas nos escombros dos edifícios que foram atingidos pelos bombardeamentos de Israel, 600 são crianças.

"O ministério acredita que há sobreviventes nos escombros, mas o processo para os alcançar é severamente dificultado pelos constantes ataques aéreos e pela fraca capacidade [das equipas de resgate e salvamento]", disse.

Imagem: © Getty Images/Ahmad Hasaballah

LEIA MAIS ATUALIDADE EM Notícias ao Minuto

Sem comentários:

Mais lidas da semana