segunda-feira, 26 de junho de 2023

Os EUA estão jogando roleta russa nuclear - e eles terminarão o jogo

Sergei Karaganov deu um passo muito importante e ousado: abriu uma discussão sobre o tema do uso de armas nucleares, que por muito tempo permaneceu, de fato, um tabu. Deve-se ter em mente que nem ele nem qualquer outra pessoa séria vai lançar mísseis nucleares. Mas isso não significa que a questão das armas nucleares possa ser transformada em uma figura de silêncio. Esta é uma questão que realmente afeta absolutamente todos.

Dmitry Trenin | Ria Novosti | opinião | # Traduzido em português do Brasil

A trajetória do conflito na Ucrânia hoje é tal que leva diretamente a um confronto entre a Rússia e a OTAN . Se isso acontecer, ele se tornará nuclear. E em algum estágio - provavelmente já em um estágio bastante próximo - depois disso, o conflito se espalhará para os Estados Unidos da América.

Na minha opinião, a razão da situação atual, a trajetória ao longo da qual o conflito está agora ocorrendo, quando está em constante escalada do lado ocidental - relativamente falando, de Javelins para F-16 - é a convicção de nossos oponentes de que a Rússia pode ser infligida uma derrota estratégica sem recorrer a armas nucleares e sem sequer recorrer a uma guerra em grande escala.

Essa meta, anunciada publicamente pelo secretário de Defesa dos Estados Unidos, não foi e não poderia ser estabelecida durante a Guerra Fria. Porque o análogo da crise que vivemos hoje na Ucrânia é a crise do Caribe, quando uma das superpotências se aproximou demais dos centros vitais da outra superpotência e estava disposta a correr o risco máximo para eliminar essa ameaça.

Claro, todas as cronologias históricas são fracas, mas algo semelhante aconteceu agora. E, na minha opinião, isso é resultado da ausência de restrições na estratégia americana. Esse destemor da política americana pode levar a uma situação em que as coisas podem sair do controle à medida que o conflito se espalha para as fronteiras da Ucrânia.

E para que nossos adversários cuidem, inclusive de sua própria sobrevivência, precisamos falar sobre essas coisas com franqueza, abertamente - tanto entre nós quanto com nossos parceiros e até mesmo com nossos adversários. E mesmo que você não fale diretamente com eles, pelo menos fale abertamente para que eles ouçam e tirem algumas conclusões por si mesmos.

Acho que as intervenções verbais feitas pelo presidente e membros do governo provavelmente não são suficientes. Os americanos reagiram com bastante calma ao avanço de nossos sistemas nucleares no território da Bielo-Rússia . É óbvio para mim que as disposições doutrinárias sobre o uso de armas nucleares, que foram formuladas antes do início do conflito ucraniano, precisam ser compreendidas e, possivelmente, ajustadas. Porque enfrentamos a ameaça de sermos constantemente testados, provocados por vários ataques na Crimeia e outras regiões da Rússia, ataques a Moscou, sem esperar nada sério de nós em troca. E quanto mais essa dinâmica se desenvolve, mais perigosa a situação se torna.

Macron viu oportunidade de desferir golpe estratégico na Rússia em motim — diz Lavrov

Segundo o principal diplomata, assim como autoridades da Ucrânia e da mídia ocidental, Macron fazia parte de uma única "máquina" trabalhando contra Moscou

MOSCOU, 26 de junho. /TASS/. O líder francês Emmanuel Macron viu uma chance de realizar a ameaça de desferir um golpe fatal na Rússia na tentativa de motim em 24 de junho, disse o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, em entrevista à RT.

"Emmanuel Macron <…> estava lá em cima com os Estados Unidos, como ele disse algo assim, `certamente estamos observando a situação com cautela, e está evoluindo rápido, mas o principal que vimos - a divisão, a fragilidade do regime e do exército - <...> justifica plenamente nossos esforços em direção ao apoio militar contínuo à Ucrânia", disse o principal diplomata da Rússia. "Macron claramente viu nos desenvolvimentos uma oportunidade de perceber a ameaça de a Ucrânia dar um golpe estratégico à Rússia, um mantra que os líderes da OTAN têm mantido", afirmou.

De acordo com Lavrov, como autoridades na Ucrânia e na mídia ocidental, Macron fazia parte de uma única "máquina" trabalhando contra Moscou.

"Como o presidente [russo] [Vladimir Putin] disse em seu discurso no sábado, toda a máquina militar, econômica e de informação ocidental foi acionada contra nós", concluiu o ministro das Relações Exteriores da Rússia.

Imagem: Ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov © Serviço de Imprensa do Ministério das Relações Exteriores da Rússia via AP

DISPUTA POLACO-ALEMÃ ESTÁ EM ALTA

Os atritos polaco-alemães espelham as contradições geopolíticas e ideológicas da Europa

Uriel Araújo* | South Front | opinião | # Traduzido em português do Brasil

As relações germano-polacas têm estado em crise, e o clima continua a ficar mais feio, como exemplificam os recentes desenvolvimentos. Por exemplo, Alice Weidel, porta-voz da Alternativa para a Alemanha (AfD), a terceira força política mais forte da Alemanha hoje, chamou em um tuíte a área da antiga Alemanha Oriental de "Alemanha Central" – implicando assim que os territórios que hoje pertencem à Polônia são terras alemãs. Isso gerou indignação: a ex-primeira-ministra polonesa Beata Szydło, em resposta, disse que a AfD poderia no futuro ter poder sobre toda a Alemanha, criando assim um "cenário perigoso para a Europa", porque, segundo ela, é um partido "cujos líderes negam abertamente as fronteiras existentes". Ela acrescentou que o chanceler alemão, Olaf Scholz, exigiu recentemente a abolição do direito de veto dentro da UE e perguntou: "A Europa deve ir nessa direção? Rumo a uma federação dominada pela Alemanha?" Esta provocação de uma figura política alemã ocorre no contexto de uma crescente campanha polonesa contra Berlim.

Enquanto isso, duas famílias de vítimas polonesas da Segunda Guerra Mundial estão processando as empresas alemãs Bayer e Henschel em € 4,3 milhões pela perseguição a empresários poloneses durante a ocupação nazista da Polônia. Brzozowska-Pasieka, chefe da Fundação de Compensação de Guerra (Fundacja Odszkodowań Wojennych), a organização polonesa que representa os demandantes, afirma que essas ações são inovadoras porque foram movidas contra empresas privadas em vez do Estado alemão. Outras reivindicações em nome de outras famílias estão sendo preparadas. Ao comentar os processos, o vice-ministro da Cultura, Jarisław Sellin, deu seu apoio, dizendo que "as empresas alemãs que usaram trabalhadores forçados e realmente participaram de crimes durante a Segunda Guerra Mundial nunca foram legalmente responsabilizadas pelo que fizeram".

Considerando que as autoridades polonesas apoiam essas iniciativas, é preciso vê-las também como parte de uma tendência e contexto maiores. No mês passado, escrevi sobre a campanha legal que Varsóvia está lançando contra Berlim por reparações em tempos de guerra. É acompanhada por uma dura retórica anti-alemã, que muitas vezes descreve o papel proeminente da Alemanha dentro da União Europeia como um "Quarto Reich".

O discurso polonês sobre o tema não é isento de sua dose de hipocrisia: enquanto criticava a Ucrânia por celebrar nazistas genocidas, ainda em 2019, com o apoio do presidente polonês Andrzej Duda, Varsóvia abriu cerimônias em homenagem à Brigada das Montanhas de Santa Cruz das Forças Armadas Nacionais – uma força clandestina que, no final da Segunda Guerra Mundial, colaborou com os nazistas em sua luta antissoviética. Isso foi denunciado pelo rabino-chefe da Polônia como "perigoso revisionismo". Além disso, Varsóvia até agora se recusou a publicar arquivos estatais que exporiam o grau de colaboração polonesa com a perseguição nazista aos judeus. Não é à toa que o embaixador alemão na Polônia, Thomas Bagger, alertou o país para não "abrir a caixa de Pandora".

Por trás do armamento dos ressentimentos da Segunda Guerra Mundial estão também objetivos geopolíticos. Como escrevi em setembro de 2022, Washington aparentemente tem promovido as ambições de Varsóvia em relação à hegemonia regional como principalmente um meio de combater Berlim, a Polônia, por sua vez, também se beneficia dessa situação. Há algum tempo, Varsóvia vem pedindo, por exemplo, que Washington apoie a Iniciativa dos Três Mares (3SI) como um "contrapeso" ocidental aos investimentos chineses em "infraestrutura crítica" – como escreveram o ministro das Relações Exteriores polonês, Zbigniew Rau, e seu homólogo romeno, Bogdan Aurescu, em um artigo de junho de 2021 publicado no "American Purpose" de Francis Fukuyama.

Já em 2020, durante os exercícios militares "Defender Europe 2020", ficou claro que a Polônia aspirava se tornar o principal reduto da presença militar americana no Leste Europeu – e o atual conflito na Ucrânia, desde fevereiro de 2022, abriu uma janela de oportunidade nesse sentido.

Ao fazê-lo, a Polónia aspira a estabelecer-se como um novo centro geopolítico da UE, ao mesmo tempo que desafia o papel de liderança da Alemanha no continente. Do ponto de vista alemão, isso é irônico em si mesmo, considerando o fato de que a contribuição de Berlim para o orçamento da UE foi a mais alta de qualquer outro Estado-membro e, portanto, pode-se argumentar que os Estados-membros mais recentes da UE, como a própria Polônia, foram capazes de implementar políticas de desenvolvimento sustentável em grande parte graças às injeções financeiras desproporcionais de Berlim no orçamento europeu. Portanto, de acordo com esse raciocínio, Varsóvia basicamente se esforça para obter o máximo de benefícios financeiros e econômicos de sua adesão à UE, às custas de seus "aliados", especialmente a Alemanha.

Durante décadas, a Polónia tem estado indiscutivelmente no caminho da recusa de contribuir para a construção de um sistema de relações intra-europeu. Varsóvia prossegue exclusivamente os seus próprios interesses e não demonstra qualquer interesse em construir uma cooperação pan-europeia num quadro de respeito mútuo. Alemanha e França hoje são forças potenciais para a autonomia estratégica no bloco europeu (pelo menos até certo ponto); A Polónia, por outro lado, é talvez o principal promotor do "alinhamento" europeu.

Varsóvia, por exemplo, se opôs ativamente ao gasoduto russo-alemão Nord Stream 2. A explosão ainda inexplicada do oleoduto, denunciada pelo jornalista Seymour Hersh como um ato de sabotagem realizado por Washinton, continua sendo uma ferida aberta na Alemanha – e uma investigação alemã sobre alegações de que a Polônia poderia ter sido usada como um centro para a sabotagem só piora ainda mais as tensões germano-polonesas. A Procuradoria Nacional polonesa disse em um comunicado que tais suspeitas "não são apoiadas pelas evidências".

De qualquer forma, as tensões polaco-alemãs e intra-europeias provavelmente continuarão a aumentar, porque o governo polonês arma sentimentos anti-alemães, como também faz com a russofobia, em sua reescrita da história. Essas tensões espelham um curto-circuito nas narrativas europeias, bem como as próprias contradições ideológicas e geopolíticas do continente.

* Uriel Araújo - pesquisador com foco em conflitos internacionais e étnicos

Ler/Ver em South Front

Polônia treina militantes para atacar Belarus – Jornal

Polônia e países bálticos podem enviar tropas para a Ucrânia, diz ex-chefe da Otan

Armazéns com munições para a Ucrânia voltam a arder na Bulgária – VÍDEO

Militares ucranianos reivindicam o controle de Rovnopol, DPR -- VÍDEO

Sanções dos EUA tornam a economia russa mais forte e precipitam o mundo multipolar

Obrigado, EUA! 

O paradoxo é que as sanções dos EUA e da Europa contra a Rússia, embora destinadas a paralisar a economia russa, tornaram-na mais forte

SCF [*]

A economia russa está a ter um forte desempenho, de acordo com recentes previsões do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional. O resultado desafia as previsões anteriores dos Estados Unidos e dos seus aliados europeus, as quais sustentavam que as sanções ocidentais iriam pôr a economia russa de joelhos e forçá-la a "chorar ao tio" de forma submissa.

Quando o conflito na Ucrânia se intensificou há 16 meses (depois de oito anos de agressão patrocinada pela NATO, utilizando o regime neonazi de Kiev), vários políticos e especialistas ocidentais estavam a saborear a perspetiva de a economia russa entrar em colapso devido à "guerra total" lançada contra a sua banca e comércio internacionais.

Bem, não foi nada disso que aconteceu. Longe disso. Como o Banco Mundial observou acima, as sanções ocidentais simplesmente ajudaram a Rússia a impulsionar mercados alternativos na China, na Índia e noutros pontos do globo. Um dos principais ganhos da Rússia são as exportações de petróleo e gás. O aumento das vendas para a Ásia tem mantido as receitas, apesar da perda de mercados europeus devido às sanções ocidentais.

O paradoxal é que as sanções dos EUA e da Europa contra a Rússia, embora destinadas a paralisar a economia russa, tornaram-na de facto mais forte.

Michael Hudson, analista americano de economia global, destaca que: "As sanções obrigaram a Rússia a tornar-se auto-suficiente na produção alimentar, na produção industrial e nos bens de consumo".

Hudson também observa que a estratégia geopolítica dos EUA consiste em utilizar as sanções a fim de tornar os seus supostos aliados europeus mais dependentes e subservientes a Washington.

MÃE RÚSSIA

Nota em PG - Mãe Rússia (em russo: Россия-Матушка, transliterado como Rossiya-Matushka, literalmente "Mamãe/Mãezinha Rússia") é uma personificação nacional da Rússia, aparecendo em cartazes patrióticos, estátuas etc. No período soviético, o termo Pátria mãe (Родина-Мать, Rodina-Mat) foi preferido, como representando a multiétnica União Soviética; por outro lado, há uma clara semelhança entre a figura de pré-1917 e a figura soviética, especialmente como representada durante e na consequência da Frente Oriental da Segunda Guerra Mundial. – Wikipedia

Matushka Rossiya

Pedro Candeias, editor de sociedade | Expresso (curto)

Bom dia,

Antes de mais dois convites: quarta-feira, dia 28 de junho, às 14h00, Junte-se à Conversa com David Dinis, Susana Frexes e Rita Dinis. Desta vez sobre se “Costa vai, Costa fica?”. Inscreva-se aqui. Quinta-feira, dia 29 de junho, às 12h00, irá realizar-se mais um “Visitas à redação”, exclusivo para assinantes. Inscreva-se através do mail producaoclubeexpresso@expresso.impresa.pt e venha conhecer o seu jornal.

Agora, sim:
Há variadíssimas formas de se morrer, especialmente quando a morte chega a um dissidente russo. Pode acontecer ser envenenado numa maçaneta de uma porta, num chá ou ainda com uma picada de um chapéu de chuva, tal como pode suceder cair acidentalmente de uma janela de um prédio ou de uma montanha durante uma caminhada. O suicídio com uma bala ou uma corda devidamente contextualizado por uma nota também é uma hipótese válida. A “The Atlantic” chama-lhe “A Síndrome da Morte Súbita Russa” neste artigo que revisita os falecimentos suspeitos de estarem ligados ao longo braço do Kremlin - há quem acredite que Yevgeny Prigozhin possa um dia figurar nessa lista, porque Vladimir Putin não esquece, nem perdoa.

Ao desafiar abertamente o apparatchik, ao criticar publicamente o presidente e o ministro da defesa russos, e sobretudo ao tomar Rostov e ao sugerir uma tomada de Moscovo, Prigozhin ensaiou um golpe de estado arriscadíssimo. Só que o movimento foi desqualificado de rebelião para motim e, num esfregar de olhos, cessou tão rapidamente como tinha começado: durou menos de um dia, provocou 20 mortes e um sem número de análises díspares, que variam entre as “fissuras” internas no governo de Putin à tranquilidade no Kremlin.

Tão estranho e tão inverosímil que levou até à teoria de que tudo isto não terá passado de uma encenação para levar os supostos traidores de Vladimir a saírem da obscuridade. É um ponto de vista legítimo? Talvez, porque o que se sabe sobre aquelas tensas horas é, na verdade, residual.

Aparentemente, diz-nos a Rússia, a coisa terminou a bem, sem “derramamento de sangue” e num acordo de cavalheiros mediado pelo fiel Alexander Lukashenko. Sobram muitas incógnitas.

Prigozhin foi conduzido numa carrinha cinzenta rumo ao exílio bielorrusso, mas deixou de publicar mensagens no Telegram, onde nos últimos tempos andava espetacularmente ativo. Os cinco mil soldados do Grupo Wagner envolvidos nas ações serão imunizados e amnistiados e eventualmente absorvidos pelo exército regular russo, embora a lealdade a Prigozhin e o modus operandi dos contratados levante várias dúvidas sobre a adesão às forças oficiais. E Putin, depois de chamar traidor a Prigozhin em direto, surgiu numa entrevista à televisão russa a debitar trivialidades sobre a invasão da Ucrânia e nem uma palavra sobre o Grupo Wagner - porque a conversa fora gravada no dia 21.

Agora, pergunta-se, terá Putin saído enfraquecido deste episódio? Será que a Rússia tal como a conhecemos agora cairá como caiu a União Soviética depois do brevíssimo golpe falhado de agosto de 1991? Ou, pelo contrário, isto apenas endurecerá o regime putinista e a sua “operação militar especial” na Ucrânia? Para onde vira a Mãe-Rússia (Matushka Rossiya) ninguém sabe. Mas seja para que lado for, o seu peso não vai deixar as coisas como dantes.

Portugal | O ESCÂNDALO DO TRÁFICO DE SERES HUMANOS NO FUTEBOL

O mundo do futebol tem a responsabilidade de enfrentar esta realidade sombria e lutar por um futuro onde os sonhos das crianças sejam preservados, protegidos e realizados.

Filipe Freitas* | AbrilAbril | opinião

O futebol, conhecido pela sua capacidade de unir pessoas, promover valores e espalhar alegria, enfrenta hoje um dos seus momentos mais sombrios. O recente escândalo de tráfico de seres humanos em Portugal, com ênfase em menores, abalou as fundações deste desporto amado por milhões em todo o mundo. Relatos arrepiantes de jovens aprisionados, ameaçados e explorados em busca de um sonho que se transformou em pesadelo deixaram uma marca indelével na consciência de todos aqueles que amam o futebol.

O tráfico de seres humanos, uma manifestação cruel da ganância e maldade humanas, encontrou terreno fértil no mundo do futebol. Jovens jogadores, muitos deles provenientes de comunidades vulneráveis, foram seduzidos por promessas falsas e ilusórias. Ameaçados, trancados e privados da sua liberdade, estes jovens viram os seus sonhos serem esmagados, enquanto aqueles que deveriam protegê-los os exploravam impiedosamente.

Estes atos desprezíveis são uma afronta à essência do desporto e aos valores que ele deveria representar. O futebol, na sua essência, é sobre paixão, trabalho de equipa, integridade e superação de desafios. Deveria ser um refúgio seguro para crianças e jovens, onde pudessem desenvolver as suas habilidades, encontrar alegria e formar amizades duradouras.

A revelação deste escândalo abala não apenas o mundo do futebol, mas também a sociedade como um todo. Levanta questões sobre a ética, a proteção dos direitos humanos e a necessidade urgente de uma mudança significativa. É um apelo para uma ação conjunta, envolvendo autoridades, federações desportivas, associações de futebol distrital, dirigentes, treinadores, pais e todos os amantes do futebol.

As medidas de combate ao tráfico de seres humanos no futebol devem ser abrangentes e eficazes. É necessário estabelecer protocolos rigorosos de segurança, reforçar a supervisão e a fiscalização em clubes e academias, além de garantir a formação adequada para os envolvidos na formação de jovens jogadores. A consciencialização e a educação são essenciais para identificar os sinais de exploração e criar um ambiente seguro para as crianças.

Não podemos permitir que o brilho do futebol seja ofuscado por estas sombras. É preciso restaurar a confiança na integridade do desporto, protegendo aqueles que são o futuro do futebol: as crianças. Somente através de esforços conjuntos e uma determinação inabalável poderemos superar esta crise e resgatar a essência nobre do futebol.

O mundo do futebol tem a responsabilidade de enfrentar esta realidade sombria e lutar por um futuro onde os sonhos das crianças sejam preservados, protegidos e realizados. Devemos unir forças para erradicar o tráfico de seres humanos no futebol, assegurando que a grandeza deste desporto não seja manchada por atos de crueldade e exploração.

*O autor escreve ao abrigo do Acordo Ortográfico de 1990 (AO90)

Portugal | O BOM EXEMPLO

Henrique Monteiro | Henricartoon

Os extremistas britânicos estão importando táticas da extrema-direita dos EUA

Drag e cross-dressing fazem parte da expressão cultural britânica há séculos. De peças de Shakespeare a damas de pantomima, e a criação de Dame Edna Everage, de Barry Humphries; Brincar com representações de gênero em todas as suas formas tem sido amplamente apreciado pelo público. Os shows de drag são uma expressão moderna dessa tradição, que agora está sendo ameaçada por uma campanha coordenada para silenciá-la.

Tim Squirrell* | The Guardian | opinião | # Traduzido em português do Brasil

Mais de 50 eventos de drag familiares no Reino Unido foram alvo de manifestantes de junho do ano passado a maio deste ano, de acordo com dados coletados por nossos pesquisadores do Instituto para o Diálogo Estratégico (ISD). Dez shows foram cancelados ou adiados antes mesmo de acontecerem. Nas que aconteceram, pequenos grupos (raramente mais de 12) usando táticas abusivas e de confronto rotineiramente acusavam pais que levavam seus filhos para os eventos de apoiar a pedofilia ou ameaçavam realizar "prisões de cidadãos" nas drag queens que se apresentavam contra eles. Confrontos entre manifestantes e contramanifestantes ou policiais eclodiram em vários deles.

Os grupos que lideram esta campanha muitas vezes têm ligações com movimentos supremacistas brancos ou extremismo de extrema-direita e se apropriaram para fins políticos de discussões legítimas sobre o que é entretenimento e educação adequados para crianças, e em que idade. Eles promovem uma narrativa de "groomer", revivendo uma tentativa de décadas de associar infundadamente a comunidade LGBTQ+ à pedofilia.

Mas por que agora? O extraordinário sucesso das narrativas e ações anti-LGBTQ+ nos EUA está fornecendo um cenário febril para os protestos no Reino Unido. No ano passado, o governador da Flórida, Ron DeSantis, assinou a Lei "Stop Woke", que impede as escolas de discutir racismo, opressão e questões LGBTQ+ em sala de aula. As proibições de livros também estão se proliferando devido aos esforços organizados da extrema direita para limitar o acesso a material com personagens LGBTQ+ e negros.

Análises anteriores de nossos pesquisadores descobriram que grupos americanos tinham uma influência descomunal nas subculturas da internet e no ativismo em muitas partes do mundo. E nossa pesquisa mais recente confirma isso – os manifestantes britânicos anti-drag estão reaproveitando a retórica e as ações lideradas por grupos extremistas baseados nos EUA. No movimento anti-drag do Reino Unido, atores americanos são citados com aprovação por grupos em canais do Telegram que se inspiram em sua narrativa de rechaçar o "aliciamento" e a "ideologia queer".

Além dos esperados extremistas de direita, uma surpreendente e diversificada gama de grupos do Reino Unido está unindo forças em torno de um objetivo comum. Negacionistas da Covid, "cidadãos soberanos" (que acreditam que o Reino Unido não é um Estado legítimo) e vários outros teóricos da conspiração tentaram cancelar eventos de drag no ano passado.

Isso reflete as tendências nos EUA, onde, no mesmo período, nossos pesquisadores descobriram que 203 eventos foram alvo de grupos que incluíam extremistas de direita, neonazistas, grupos de direitos dos pais que se opõem à educação sexual inclusiva e promovem a proibição de livros, céticos da Covid, nacionalistas cristãos e grupos anti-LGBTQ+.

Heil Hitler? | Extrema-direita cresce na Alemanha e vence eleições locais na Turíngia

O partido de extrema-direita alemão, AfD, ganhou as suas primeiras eleições distritais.  É um novo fôlego para o partido, que atinge níveis recorde nas sondagens de opinião.

Robert Sesselmann, advogado e deputado regional, venceu a segunda volta das eleições para administrador do distrito de Sonneberg, no estado central da Turíngia, perto da fronteira com a Baviera.

Sesselmann foi eleito apesar dos apelos dos partidos tradicionais para que os eleitores apoiassem o candidato atual, Joergen Koepper, do partido conservador CDU.

Alice Weidel, copresidente da AfD, escreveu no Twitter: "Robert Sesselmann fez história".

Com apenas cerca de 57 000 habitantes, Sonneberg é um dos distritos mais pequenos da Alemanha, mas a vitória histórica torna-o o primeiro a ser dirigido pelo partido Alternativa para a Alemanha (AfD).

Na Turíngia, a AFD foi classificada como extremista de direita pela agência de informação interna do Estado e está sob vigilância.

Euronews | Na imagem Robert Sesselmann © Ferdinand MerzbachF/AFP

Grécia: Quem é Mitsotakis, o conservador que venceu as eleições com maioria absoluta?

Kyriakos Mitsotakis, que venceu este fim de semana as eleições legislativas na Grécia por uma larga margem, é um conservador que impulsionou o relançamento da economia após a derrocada financeira, mas é também acusado de graves atentados ao Estado de direito.

O dirigente da Nova Democracia (ND), primeiro-ministro de 2019 até ao final de maio deste ano, deverá voltar a ocupar o cargo de chefe do Governo grego, com o seu partido a garantir uma maioria absoluta de 158 de um total de 300 mandatos parlamentares, quando estão contados 97% dos votos.

Durante a campanha, o político de 55 anos, próximo de Manfred Weber, o líder alemão do Partido Popular Europeu (PPE), prometeu aumentos salariais, numa altura em que o elevado custo de vida e os baixos rendimentos continuam a ser as principais preocupações dos cidadãos gregos. Mitsotakis comprometeu-se também a proceder a contratações em massa para o setor da saúde pública, afetado por uma flagrante falta de meios desde a crise.

O seu primeiro mandato foi marcado pelo relançamento de uma economia ainda convalescente quando chegou ao poder, em 2019, após anos de drásticos planos de austeridade durante a aplicação dos quais o país perdeu um quarto do Produto Interno Bruto (PIB).

No ano passado, o crescimento atingiu 5,9%, mas em março deste ano, Mitsotakis enfrentou uma onda de revolta sem precedentes desde a chegada ao poder, na sequência de um acidente ferroviário que fez 57 mortos e foi imputado a graves falhas no sistema de sinalização da rede ferroviária nacional.

Mais lidas da semana