quarta-feira, 15 de maio de 2024

A OFENSIVA RUSSA EM KHARKIV ESTÁ CHEGANDO

 
South Front | # Traduzido em português do Brasil -- ver vídeo

No meio das pesadas batalhas em curso nas linhas da frente na Ucrânia, os lados em conflito continuam os ataques mútuos nas áreas de retaguarda. Enquanto drones e mísseis russos atacam instalações militares ucranianas e acabam com a sua rede energética, os militares ucranianos retomam as tentativas de alcançar as áreas de retaguarda russas com UAVs kamikaze.

Na noite de 10 de maio, uma série de ataques russos atingiu a região sul de Mykolaiv. Segundo fontes locais, os alvos incluíam um ponto local de destacamento temporário de militares ucranianos e hangares com equipamento militar.

Por sua vez, as Forças Armadas da Ucrânia lançaram ataques em território russo. Dezenas de UAVs ucranianos são interceptados diariamente pelas forças de defesa aérea russas nas regiões fronteiriças, mas alguns dos drones conseguem alcançar instalações nas áreas estratégicas de retaguarda. À noite, drones ucranianos atacaram uma refinaria de petróleo na região de Kaluga. No dia anterior, instalações do complexo russo de combustíveis e energia na região de Krasnodar e em Bashkortostan.

Na noite de 9 de maio, as forças ucranianas lançaram ataques com drones numa tentativa de impedir as celebrações do Dia da Vitória na capital russa. Um UAV foi interceptado na cidade de Podolsk, localizada na periferia sul de Moscou. Tal ataque não poderia infligir quaisquer danos significativos, mas visava principalmente obter pelo menos algum efeito mediático.

Infelizmente, outro ataque ucraniano tinha grandes probabilidades de resultar em pesadas perdas civis. Kiev atacou com mísseis o centro da cidade de Mariupol, onde os residentes celebravam o grande feriado. As forças de defesa aérea russas repeliram o ataque. No seu briefing diário, o Ministério da Defesa russo confirmou a destruição de três mísseis ATACMS fabricados nos EUA.

Kiev, pressionada pelos seus curadores da NATO, está a fazer grandes esforços para chegar às instalações de retaguarda russas, fechando os olhos ao tratamento dispensado aos civis. Entretanto, o exército russo avança continuamente nos campos de batalha e obtém novas conquistas.

A ofensiva russa trouxe resultados nas linhas de frente de Zaporozhie, na cidade fortemente fortificada de Krasnogorovka, localizada na periferia sudoeste de Donetsk, bem como nas direções de Seversk e Kupyansk. Ao norte de Avdeevka, a Defesa Russa declarou o controle de Novokalinovo; enquanto no sul, militares russos lançaram um ataque a Umanskoe e capturaram quase toda a aldeia.

A manhã de 10 de maio foi marcada por uma escalada repentina na região de Kharkiv. Os redutos ucranianos em diferentes assentamentos fronteiriços foram alvo de um dos mais massivos ataques de artilharia e aviação até hoje. Os confrontos eclodiram em vários assentamentos fronteiriços, alguns dos quais teriam ficado sob controle russo. Aguardando uma ofensiva russa em grande escala, os ucranianos lançaram a evacuação da população local. Os militares ucranianos, exaustos e dispersos numa ampla frente, enfrentam um novo desafio. Aparentemente, o ataque russo à região de Kharkiv já começou.

Ler/Ver em South Front:

Kiev ameaçada por possível ataque russo na região de Sumy

Exército russo esmaga defesa ucraniana na região de Kharkiv

Glorificando façanhas passadas, exército russo traz nova vitória

Sem comentários:

Mais lidas da semana