sexta-feira, 21 de março de 2025

Portugal | Eleições: se não sabe em quem votar, não está sozinho (o Expresso nas bancas)

Pedro Candeias, subdiretor | Expresso (curto)

Olá,
Obrigado por estar desse lado, obrigado por se informar connosco.

É sexta-feira, o Expresso já se encontra disponível online e nas bancas dos postos de venda que lhe são mais próximos e cabe-me apresentar os temas produzidos pela nossa redação nos quatro blocos do semanário. Espreite, prometo que não lhe tomo mais do que uns minutos.

Tenha uma ótima sexta-feira, um excelente fim de semana.
Até breve, Pedro

O primeiro caderno

A sondagem Expresso/SIC ocupa justificadamente uma grande mancha na primeira página do primeiro caderno e as conclusões possíveis de retirar nesta fase em que nos encontramos são algumas. Digo-lhe três:

A Aliança Democrática está à frente do PS e os indecisos são mais que muitos;

A maioria dos votantes na AD está com o Governo, mas Montenegro não é consensual;

A gestão do caso Spinumviva não ficou bem ao primeiro-ministro;

Sobre o caso Spinumviva – o gatilho que levou à demissão do Governo e à dissolução do Parlamento –, trazemos-lhe outro desenvolvimento: a empresa familiar de Montenegro faturou durante 18 meses sem estar registada oficialmente na Comissão Nacional de Proteção de Dados.

OUTRAS HISTÓRIAS

As vítimas de abusos sexuais na Igreja queixam-se do tratamento dado pelo Grupo Vita;

Há mais de mil casas ocupadas ilegalmente em Lisboa

Sobe o número de crianças em risco de sem-abrigo 

O caderno de Economia


Neste bloco, destaco a manchete que nos revela que a EDP pretende cortar até 7% dos trabalhadores em Portugal – e que o ambiente interno não é particularmente animador quanto ao futuro da empresa.

OUTRAS HISTÓRIAS

Queixas sobre apoios do Fundo Ambiental para janelas e painéis solares disparam no início do ano;

Simulador de prestações sociais avança em maio, pagamentos por MB Way até julho: o novo calendário de simplificação da Segurança Social


A Revista E

O tema de capa é um trabalho do inteletual francês Bernard-Henri Lévi, que nos traz uma reportagem escrita num bunker ucraniano na linha da frente da guerra que opõe Kiev ao Kremlin. Zelensky é, claro, um dos protagonistas deste tema.

Ideias

O ensaio desta semana é de Mafalda Anjos, jornalista e comentadora, que nos escreve sobre a força do ressentimento na política contemporânea: esta emoção é uma arma explorada cinicamente pelos populistas, diz.

Ler o Expresso

Sem comentários:

Mais lidas da semana