RTP
O presidente da Frente Revolucionária do Timor-Leste Independente (FRETILIN), Francisco Lu Olo Guterres, considerou hoje "extemporânea" a atual apresentação de candidaturas às eleições presidenciais do próximo ano no país, que devem ocorrer em março.
Questionado pela agência Lusa sobre o anúncio feito na segunda-feira pelo general Taur Matan Ruak de que é candidato às presidenciais, Francisco Lu Olo Guterres disse que em "Timor-Leste costuma-se fazer uma corrida contra o tempo".
O general Taur Matan Ruak apresentou a demissão da chefia das Forças Armadas no início de setembro para se dedicar à vida política.
"Eu acho que as pessoas em Timor-Leste costumam fazer a corrida contra o tempo, digo assim, porque o Presidente da República ainda não fez sair o decreto para as pessoas se apresentarem como candidatas", afirmou.
Para o presidente da FRETILIN, o "fato de aparecerem agora tantos candidatos é um direito de cada um", mas é "extemporâneo de mais porque nem sequer houve ainda um anúncio do Presidente".
"Nós estamos a seguir simplesmente o período em que os órgãos competentes vão anunciar a candidatura, só nessa altura as pessoas se podem apresentar como candidatos.
Sobre a sua eventual candidatura à presidência do país, Francisco Lu Olo Guterres disse que cabe ao partido decidir e que não se pode pronunciar.
O deputado do partido KOTA (União dos Filhos Heróicos da Montanha) e também presidente da comissão parlamentar para a Economia, Finanças e Anti-corrupção, Manuel Tilman, foi a primeira pessoa a anunciar oficialmente ser candidato às presidenciais de 2012 em Timor.
Manuel Tilman, que também foi deputado pelo PSD em Portugal, fez o anúncio no passado dia 04.
Sem comentários:
Enviar um comentário