domingo, 6 de maio de 2012

François Hollande: “A MUDANÇA QUE VOS PROPUS COMEÇA AGORA”



Dinheiro Vivo - Lusa

No seu discurso de vitória Hollande diz que a "austeridade não é uma fatalidade"

François Hollande subiu à Bastilha uma hora antes do planeado para anunciar a sua vitória. "A mudança que vos propus começa agora", disse à multidão em Paris.

No Eliseu, Hollande prometeu ser o "presidente de todos os franceses", depois de ter sido eleito com 51,9% dos votos, avança o Le Monde com base nas estimativas realizadas pela empresa de sondagens Ipsos no fecho das urnas, às 20h00 (19h00 em Portugal). "Aos que não me deram o seu voto, que saibam que eu respeito as suas convicções e que serei o Presidente de todos. Esta noite não há duas Franças que se enfrentam. Há apenas uma França, uma nação reunida no meso destino. Cada um e cada uma terão igualdade de direitos e de deveres", disse, no discurso de vitória, perante os seus apoiantes.

"Vou esforçar-me por cumprir o sonho francês. Mas a Europa olha para nós. Creio que em numerosos países europeus se sentiu um alívio, uma esperança, com a ideia de a austeridade já não é uma fatalidade", afirmou.

Hollande disse desejar ser julgado no fim do seu mandato pelo que fizer pela justiça e pela juventude. "Tomarei as minhas decisões tendo em conta estes critérios: é justo? É pela juventude?", disse.

Nicolas Sarkozy terá conseguido angariar 48,1% dos votos.

Sarkozy já admitiu a derrota, pela qual, assume toda a responsabilidade. "A responsabilidade deste falhanço é toda minha", disse Sarkozy, num discurso perante os seus apoiantes.

Na intervenção feita no momento em que Sarkozy se prepara, "para ser um francês como qualquer francês", o candidato derrotado às presidências, diz que "mesmo no fracasso temos de ser dignos patriotas franceses". O candidato da direita às presidências não vai participar nas legislativas em França, eleições que irão decorrer em a 10 e 17 de junho.

As estimativas à boca das urnas, segundo as previsões de quatro institutos de sondagens, apontavam para uma vitória de Hollande com 52 a 53,3% dos votos na segunda volta,, com base em estimativas à boca da urnas.

As empresas de sondagens CSA, TNS Sofres e Ipsos davam 52% dos votos a Hollande, contra os 48% conquistados por Nicolas Sarkozy. Já as previsões da Interactive davam a vitória ao candidato francês com 53,3%, superando os 52,7% de Sarkozy.

"É com grande alegria" que "se põe fim a 17 anos de governação à direita no Eliseu", reagiu o porta-voz socialista Benoît Hamon, citado pela AFP.

A confirmarem-se as projeções, Hollande será o segundo presidente socialista desde 1958, data do início da V República Francesa. O primeiro foi François Miterrand (1981-1995).

É a segunda vez que um presidente não é reeleito. Antes de Sarkozy apenas tinha sucedido com a candidatura de Valéry Giscard d'Estaing em1981.

Sem comentários:

Mais lidas da semana