quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Angola: PARA A CNE ESTÁ TUDO BEM – IÔ, INVERSÃO DE MARCHA, 15 FORAM DETIDOS

 

"Estão reunidas todas as condições" para a votação -- CNE
 
30 de Agosto de 2012, 18:45
 
Luanda, 30 ago (Lusa) - O presidente da Comissão Nacional Eleitoral (CNE) angolana, André Silva Neto, disse hoje em Luanda que "estão reunidas todas as condições" para a realização das eleições gerais na sexta-feira em Angola.
 
"A CNE declara ao povo angolano e à comunidade internacional que estão reunidas as condições materiais, logísticas, técnicas e humanas para a realização deste grandioso ato em toda a extensão do território nacional sem quaisquer constrangimentos", afirmou André Silva Neto, num pronunciamento à comunicação social, sem direito a perguntas.
 
O texto lido pelo presidente da CNE é omisso em relação às queixas dos partidos de oposição sobre as alegadas irregularidades do processo eleitoral, que levaram a UNITA, maior partido de oposição, a pedir o adiamento da votação.
 
UNITA desiste de adiamento do escrutínio e vai a votos
 
30 de Agosto de 2012, 20:40
 
Luanda, 30 ago (Lusa) - A UNITA, maior partido da oposição em Angola, desistiu do pedido de adiamento das eleições gerais e vai apresentar-se na sexta-feira à votação, disse à Lusa fonte partidária.
 
Esta decisão vai ser confirmada hoje à noite numa declaração do presidente da UNITA, Isaías Samakuva, apelando aos militantes do partido a participarem no escrutínio, informou a mesma fonte.
 
Na quinta-feira, Samakuva defendeu o adiamento das eleições e disse que ia enviar na manhã de hoje uma carta ao líder do MPLA e Presidente da República, José Eduardo dos Santos, a solicitar um encontro, não se responsabilizando pelo que aconteceria caso não haja diálogo.
 
Quinze detidos em manifestação hoje em Luanda - Polícia
 
30 de Agosto de 2012, 21:49
 
Luanda, 30 ago (Lusa) - Quinze pessoas foram hoje detidas numa manifestação em Luanda de protesto contra atuação da Comissão Nacional Eleitoral (CNE), informou um responsável da Polícia Nacional angolana.
 
O comandante da unidade da polícia da Ingombota, no centro de Luanda, disse à Televisão Pública de Angola (TPA) que as forças de segurança foram obrigadas a intervir devido a desacatos e perturbação da ordem pública por membros da Convergência Ampla de Salvação Nacional - Coligação Eleitoral (CASA-CE), liderada pelo dissidente da UNITA Abel Chivukuvuku.
 
O responsável da unidade da Ingombota afirmou à TPA que a polícia evitou duas tentativas de manifestação junto da CNE e que as 15 pessoas presas na intervenção policial continuam detidas.
 
A agência Lusa testemunhou no local à repressão de um grupo de cerca de 30 manifestantes da Juventude Patriótica Angolana, ligada à CASA-CE, quando tentava manifestar-se junto à sede da CNE em Luanda, apresentando-se com as mãos amarradas com fitas amarelas, cor da bandeira do partido e sem perturbação da ordem pública visível.
 
Efetivos da Polícia Nacional e da Polícia de Intervenção Rápida intervieram logo no início do protesto e procederam a várias detenções, incluindo Rafael Aguiar, líder da JPA e candidato a deputado pelo círculo nacional da lista da CASA-CE.
 
Lembrou ainda que hoje é dia de reflexão para as eleições gerais de sexta-feira e que os atos políticos são proibidos
 
Pouco antes da ação policial, Agostinho António, um responsável provincial da JPA, disse à Lusa que o protesto era dirigido à CNE, depois de o órgão eleitoral ter acreditado apenas metade dos delegados de lista solicitados pelo partido.
 
Angola realiza na sexta-feira as terceiras eleições da sua história, que vão definir a composição do parlamento e os nomes do Presidente e do vice-Presidente da República, escolhidos a partir do número um e número dois da lista do partido mais votado.
 
HB
 
*O título nos Compactos de Notícias são de autoria PG
 
Leia quase tudo sobre Angola (símbolo na barra lateral)
 
Leia também:
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana