sábado, 1 de setembro de 2012

Angola: MPLA e nova coligação repartem quase sozinhos votos da assembleia 119

 

NME - Lusa
 
Luanda, 31 ago (Lusa) - Os partidos MPLA e CASA-CE dividem quase sozinhos, entre os nove partidos concorrentes às eleições gerais de hoje, os votos de 151 na primeira de duas urnas da assembleia de voto número 119, localizada na Maianga, em Luanda.
 
Duas tendas da assembleia 119 foram instaladas numa rotunda na Maianga, na Avenida Marien Ngouabi, onde também se localiza a sede de campanha da Convergência Ampla de Salvação de Angola-Coligação Eleitoral (CASA-CE), a nova formação liderada pelo dissidente da UNITA Abel Chivukuvuku.
 
O encerramento das urnas ocorreu neste posto de votação às 19:00 (mesma hora em Lisboa), por ter aberto aos eleitores uma hora mais tarde do que o previsto, disse à Lusa a presidente de mesa, Mariana Gomes.
 
Ainda à última hora algumas pessoas - pelo menos cinco casos - dirigiram-se àquela assembleia para exercer o seu direito de voto, mas não chegaram a tempo.
 
Foi o caso de Paula Fernandes, que "com muita pena", não conseguiu votar. "Estou a vir de Benguela (província a cerca de 600 quilómetros de Luanda) propositadamente para votar, mas infelizmente não fui a tempo. Pronto, não querem o meu voto, fica para a próxima", gracejou.
 
Membros da mesa de voto e fiscais dos partidos MPLA, UNITA e CASA-CE fizeram a contagem de votos da primeira urna, que a Lusa testemunhou. Dos 151 votos, o MPLA obteve 89 votos, a UNITA (15), a CASA-CE (42), a FNLA e o PRS um voto cada, dois votos em branco e um nulo.
 
Segundo Mariana Gomes, a votação decorreu com tranquilidade, salientando que o fluxo foi maior na parte da manhã.
 
Os 9.757.671 eleitores foram hoje chamados a votar nas terceiras eleições da sua história para escolher a composição do parlamento e as primeiras em que o Presidente da República é escolhido por via indireta.
 
Os primeiros resultados provisórios devem ser conhecidos no sábado à tarde.
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana