terça-feira, 12 de novembro de 2013

Hollande na Austrália em 2014 na primeira visita de um Presidente francês ao país

 


Sydney, Austrália, 12 nov (Lusa) -- François Hollande vai tornar-se, em 2014, no primeiro presidente francês a visitar a Austrália, com Paris a procurar reforçar laços com Camberra, anunciou hoje fonte oficial.
 
A visita oficial deverá proporcionar-se por ocasião da cimeira do G20, a ter lugar em Brisbane, a 15 e 16 de novembro do próximo ano, revelou o presidente do Senado francês, Jean-Pierre Bel, de visita à Austrália, em declarações citadas pela agência AFP.
 
François Hollande "virá porque a Austrália tem desempenhado um papel chave no cenário internacional", apontou Jean-Pierre Bel, que hoje esteve reunido com o primeiro-ministro australiano, Tony Abbott.
 
"Nunca um Presidente da República veio à Austrália" em visita oficial, realçou. "Acredito realmente que está na altura de fortalecer as relações com este país, disse.
 
Camberra assume a presidência do G20 a 01 de dezembro.
 
Criado em 1999, o G20 integra os sete países mais industrializados do mundo (EUA, Reino Unido, Canadá, França, Itália, Japão, Alemanha), bem como as economias emergentes (Argentina, Austrália, Brasil, China, Índia, Indonésia, México, Rússia, Arábia Saudita, África do Sul, Coreia do Sul, Turquia) e a União Europeia.
 
O G20 representa 85% da economia mundial e cerca de dois terços da população.
 
Bel participou, na segunda-feira, da celebração do armistício de 11 de novembro em Camberra, em tributo aos 400 mil australianos -- 10% da população -- que combateram na I Guerra Mundial e aos 60 mil que morreram, 40 mil dos quais em França.
 
Austrália e França criaram uma comissão mista com vista a preparar o centenário da I Guerra Mundial, que se celebra no próximo ano.
 
DM (EJ) // DM - Lusa
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana