segunda-feira, 4 de novembro de 2013

INSEGURANÇA MARCA CAMPANHA ELEITORAL EM MOÇAMBIQUE

 

Expresso
 
Moçambique tem eleições autárquicas a 20 de novembro. Renamo não vai a votos. Campanha eleitoral decorrerá em clima de grande insegurança social e instabilidade política.

A campanha eleitoral para as quartas eleições autárquicas em Moçambique começa amanhã e conta com a participação de "14 partidos políticos e cinco organizações da sociedade civil", refere hoje o jornal moçambicano Notícias online.
 
A Renamo, o segundo maior partido com assento parlamentar - que recolheu 30% dos votos nas legislativas de 2004 - não apresentou candidatos, afastando-se deliberadamente deste acto eleitoral que antecede em um ano as eleições legislativas e presidenciais de 2014.
 
A Renamo diz que existe uma "alegada parcialidade" da Comissão Nacional de Eleições "a favor da Frelimo", segundo a Lusa.
 
Frelimo e MDM no topo das preferências
 
A Frelimo concorre a todos os munícipios. Os outros 13 partidos apresentam candidatos nalguns dos 53 municípios que vão a votos. Destes 53, "10 terão o escrutínio pela primeira vez, dado que ascenderam ao estatuto de município este ano", informa a agência Lusa.
 
Na ausência da Renamo, o Movimento Democrático de Moçambique - MDM, terceira força política em Moçambique, parece ser a segunda força política mais bem colocada para disputar as eleições de 20 de novembro.
 
O MDM foi fundado em março de 2009 pelo dissidente da Renamo, Daviz Simango, atual presidente da câmara da Beira. Simango é filho do pastor Urias Simango, que foi dirigente da Frelimo durante a guerra colonial.
 
De acordo com o Notícias online, concorrem às autárquicas de 20 de novembro os seguintes partidos: Frelimo; Movimento Democrático de Moçambique (MDM); Partido Humanitário de Moçambique (PAHUMO); Partido Trabalhista (PT); Partido Independente de Moçambique (PIMO); Partido de Reconciliação Nacional (PARENA); Verdes; Partido do Progresso Liberal de Moçambique (PPLM); Partido para a Paz, Democracia e Desenvolvimento (PDD), Aliança Independente de Moçambique (ALIMO); Partido Ecologista - Movimento da Terra (PEC-MT); Movimento para a Democracia (MPD).
 
Para além dos partidos políticos participam estes movimentos da sociedade civil: "ASSEMONA, JPC, ASTROGAZA, ANATURMA, SINFOTECNICA e UIUIPI-Pemba", acrescenta o Notícias online.
 
Leia mais em Expresso
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana