segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Secretário executivo da CPLP apela para recenseamento "credível" na Guiné-Bissau

 


Macau, China, 04 nov (Lusa) - O secretário executivo da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), Murade Murargy, apelou hoje, em Macau, para um "recenseamento credível" na Guiné-Bissau, defendendo ser mais realista a realização de eleições gerais em 2014.
 
"Era irrealista ter eleições este ano, porque o processo de recenseamento eleitoral ainda não começou", disse aos jornalistas, à margem de uma tertúlia com membros da comunidade lusófona.
 
Na perspetiva do secretário executivo da CPLP, "o que é preciso é que seja feito um recenseamento credível, que não provoque contestações em termos de fraudes".
 
Murade Murargy comentava a proposta feita pelo Presidente de transição da Guiné-Bissau, Serifo Nhamadjo, que na sexta-feira sugeriu aos partidos com assento parlamentar que as eleições sejam adiadas para 23 de fevereiro ou 02 de março de 2014.
 
A Guiné-Bissau está a ser dirigida por um Presidente e um governo de transição na sequência do golpe de Estado militar de 12 de abril de 2012.
 
A Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) determinou inicialmente que o período de transição devia terminar antes do final deste ano. Calendário que, na opinião de Murargy, "era uma forma de pressionar" as autoridades guineenses "para que não fiquem a arrastar o processo indefinidamente".
 
Orçado no equivalente a 14,5 milhões de euros, todo o processo eleitoral vai ser financiado pela comunidade internacional, cabendo a maior fatia à CEDEAO.
 
Um orçamento que levou o representante especial da ONU para a Guiné-Bissau, José Ramos-Horta, a recorrer ao nome de uma marca de roupa e acessórios de luxo para ironizar sobre a questão. "Com 20 milhões de dólares têm de ser umas eleições Gucci", gracejou.
 
Trata-se de um "comentário pessoal dele que não tenho de comentar ou criticar. Se ele disse isso tem as suas razões, ele encontra-se no terreno, eu não estou lá", sustentou o secretário executivo da CPLP.
 
Murade Murargy considerou que o processo eleitoral deve ser "o menos oneroso possível", acreditando ser possível fazer eleições com 13 milhões, tal como quem está no terreno - a União Africana, a CEDEAO e as Nações Unidas.
 
Murargy, que participa, como convidado, pela primeira vez, nos eventos do Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa (Fórum Macau), encontrou-se ao almoço com o primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Rui Duarte Barros, com o qual combinou encontrar-se mais tarde "para falar mais um pouco" sobre este assunto.
 
Sobre Moçambique - que vive o seu pior momento de tensão político-militar após o Acordo Geral de Paz, assinado entre Governo e Renamo em 1992 - o diplomata moçambicano não se quis alargar, dado que se encontra em Macau o ministro dos Negócios Estrangeiros, Oldemiro Baloi.
 
"O que sei ou posso dizer é que a situação está sob controlo e que o povo moçambicano, como sempre, vai conseguir ultrapassar esta situação", disse, indicando que "a CPLP ainda não foi chamada a intervir ou a pronunciar-se".
 
Sobre o ato de vandalismo de que foi alvo a embaixada de Angola em Portugal, disse ser "condenável".
 
"Estive em Angola há duas semanas, conversei com as autoridades angolanas [e] é evidente que é uma situação que eles acham que vai ser ultrapassada. Agora isto o que aconteceu ontem (domingo) em Lisboa, não é bom (...) São portugueses que o fizeram, sejam eles de que tendência forem, sempre dá um mau sinal", porque, apontou, afinal de contas, "há uma situação inamistosa".
 
O embaixador de Angola em Lisboa afastou qualquer relação entre o ato de vandalismo de domingo contra o edifício da embaixada na capital portuguesa e o estado atual das relações com Portugal.
 
"Vamos continuar a pensar no ato como um incidente, mas devemos estar atentos para que situações do género não voltem a acontecer", disse Marcos Barrica, citado hoje pela agência Angop.
 
DM (LFO/BM/EL) // JMR - Lusa
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana