segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Inspeção das atividades económicas de Timor-Leste quer controlar alimentos importados

 


Lisboa, 04 Nov (Lusa) -- A embaixadora de Timor-Leste em Lisboa, Natália Carrascalão, disse hoje que a inspeção das atividades económicas do seu país tem como prioridade o controlo alimentar, tendo em conta que a maioria dos produtos consumidos é importada.
 
Natália Carrascalão participou hoje, em Lisboa, na cerimónia de inauguração das novas instalações da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), entidade com quem a Inspeção das Atividades Económicas (IAE) de Timor-Leste tem um protocolo de colaboração.
 
Na ocasião e ao abrigo desse protocolo, sete inspetores da IAE de Timor-Leste receberam os certificados de formação após ter frequentado, na ASAE, um estágio operacional de três semanas.
 
Pela primeira vez, inspetores da IAE de Timor-Leste, estrutura criada em 2012, receberam formação, tendo a embaixadora destacado o bom serviço que a ASAE presta em Portugal e que "poderá ajudar na inspeção alimentar" do país.
 
Segundo Natália Carrascalão, Timor-Leste tem "uma necessidade muito premente" de uma entidade que fiscalize a atividade económica, uma vez que "os produtos são quase todos importados e, por vezes, não se sabe o que se consome".
 
A prioridade da IAE passa pelo controlo alimentar, sobretudo dos produtos importados, sublinhou.
 
Nesse sentido, a embaixadora afirmou que Timor-Leste está a estudar a possibilidade de "muito em breve" instalar um laboratório de controlo alimentar.
 
Para a criação deste laboratório, técnicos portugueses poderão ir para Timor-Leste para "dar uma formação mais lata e mais abrangente a todos os funcionários da inspeção alimentar", adiantou Natália Carrascalão.
 
CMP // JMR - Lusa
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana