segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Macau e Timor-Leste assinam memorando para reforçar cooperação turística

 


Macau, China, 04 nov (Lusa) - Os Serviços de Turismo de Macau e a entidade congénere de Timor-Leste assinaram hoje um acordo de cooperação para reforçar as parcerias nesta área.
 
O Memorando de Entendimento para Cooperação em Matéria de Turismo foi assinado pela diretora dos Serviços de Turismo de Macau, Maria Helena de Senna Fernandes, e pelo diretor-geral da Divisão do Turismo do Ministério do Turismo de Timor-Leste, Silvino Sampaio Gonçalves.
 
"Macau é uma plataforma entre a China e os países de língua portuguesa, por isso, o Turismo também tem que fazer parte", disse à agência Lusa Maria Helena de Senna Fernandes, ao recordar que há três anos foram assinados protocolos com Moçambique, Guiné-Bissau e Cabo Verde, pelo que, neste sentido, foi dado mais um "passo importante para continuar com a cooperação".
 
O memorando foi firmado "tendo em consideração os laços de amizade e cooperação que unem Macau e Timor-Leste, e a importância do desenvolvimento e dinamização da cooperação nos vários domínios do turismo", refere um comunicado dos Serviços de Turismo (DST).
 
O conteúdo do memorando estipula que serão promovidas iniciativas como intercâmbio de informações, definição e implementação de políticas, troca de experiências de planeamento, gestão e certificação da atividade, bem como promoção da cooperação e parcerias entre pequenas e médias empresas turísticas e apoio à organização de visitas promocionais de operadores, agentes de viagens e hoteleiros.
 
O acordo prevê ainda a troca de informações sobre a evolução dos mercados turísticos e outros dados de caráter técnico e estatístico, apoio à criação de um sistema de incentivos para a promoção da indústria, promoção turística, participação em feiras, fóruns empresariais e outros, bem como formação e desenvolvimento das competências de quadros técnicos nos domínios identificados.
 
As ações de cooperação entre Macau e Timor-Leste serão desenvolvidas sob a forma de visitas de estudo, de intercâmbio de informação e documentação, de assistência técnica, assessoria e formação.
 
Como realçou a diretora da DST, nem todas as áreas podem avançar ao mesmo tempo. "Julgo que vamos começar com a área de formação", indicou.
 
A assinatura deste acordo decorreu no âmbito da IV Conferência Ministerial do Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa (Fórum Macau), cuja cerimónia inaugural decorre na terça-feira de manhã.
 
A cerimónia de assinatura foi testemunhada designadamente pelo secretário para os Assuntos Sociais e Cultura de Macau, Cheong U, pelos ministros do Turismo e de Comércio, Indústria e Ambiente, Francisco Kalbuadi Lay e António da Conceição, respetivamente, tendo contado ainda, do lado de Timor-Leste, com os secretários de Estado Veneranda Lemos Martins (Apoio e Promoção do Setor Privado) e Nélio Issac Sarmento (Comunicação Social).
 
DM/JCS // VM - Lusa
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana