quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Portugal: Coligação tenta esvaziar comissão de inquérito aos Estaleiros de Viana

 


Deputados aprovaram por unanimidade um conjunto de audições sobre a privatização.

Filipe Santos Costa - Expresso
 
A comissão parlamentar de Defesa aprovou esta manhã um conjunto de audições sobre o processo de privatização dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) e sobre a gestão da empresa desde 2000.
 
As propostas foram avançadas por PCP, PSD, CDS e PS, mas a coligação destaca-se pelo conjunto alargado de audições que sugeriu: presidente da EMPORDEF, atual conselho de administração dos ENVC, comissão de trabalhadores, magistrado do Ministério Publico que presidiu ao júri do concurso público que atribuiu a sub-concessão e presidente da Comissão Especial de Acompanhamento da Privatização.
 
O conjunto alargado de audições proposto pela maioria visa esvaziar a iniciativa do PCP, que quer a constituição de uma comissão parlamentar de inquérito, depois da polémica em torno da subconcessao dos ENVC à Martifer.
 
O PCP, que foi o primeiro partido a propor a audição do atual conselho de administração, viu essa iniciativa aprovada, e o PS requereu que sejam ouvidos na comissão parlamentar os presidentes de todos os conselhos de administração dos ENVC desde 2000.
 
As propostas foram todas aprovadas por unanimidade imediatamente antes da audição do ministro da Defesa, José Pedro Aguiar Branco.
 
Foto: Alberto Frias
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana