sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Manifestações em Banguecoque continuam ao quinto dia de bloqueio da cidade

 


Banguecoque, 17 jan (Lusa) - As manifestações antigovernamentais em Banguecoque, Tailândia, cumprem hoje o quinto dia de bloqueio à capital depois de mais uma noite de violência contra manifestante apesar do reforço da segurança.
 
O líder dos protestos, Suthep Thaugsuban, colocou-se em frente da marcha que percorre o centro financeiro da capital em mais uma aparição pública apesar das várias ordens de prisão que pendem contra si.
 
O vice-primeiro-ministro, Surapong Tovichakchaikul, disse que a polícia criou uma equipa para deter no "momento oportuno" Suthep Thaugsuban, acusado de instigar os protestos que desde novembro já provocaram oito mortos e dezenas de feridos na Tailândia.
 
A marcha no centro de Banguecoque decorre depois de há cinco dias os manifestantes terem ocupado sete cruzamentos em Banguecoque que bloqueiam parcialmente a cidade numa ação para exigir a saída do Governo liderado por Yingluck Shinawatra, irmã do antigo primeiro-ministro deposto Thaksin Shinawatra.
 
A oposição quer ainda cancelar as eleições de 02 de fevereiro e que tome posse como Governo um conselho popular que imponha algumas reformas políticas no país antes de convocar, em 12 ou 14 meses, eleições gerais.
 
Apesar de ser um movimento pacífico e festivo durante o dia, os protestos foram salpicados de alguns atos de violência durante a noite perpetrados por desconhecidos com recurso a explosivos artesanais e armas de fogo
 
Um dos últimos assaltos foi realizado à residência oficial do governador de Banguecoque, Sukhumbhand Paribatra, atacada com uma granada que provocou apenas danos materiais.
A
pesar de não estar em casa no momento, Sukhumbhand Paribatra já reagiu ao ataque considerando-o "miserável" por ter sido atacada uma residência histórica que é de todos os tailandeses.
 
O engenho é do mesmo género ao lançado contra a casa do antigo primeiro-ministro Abhisit Vejjajiva, líder do opositor Partido Democrata e onde também milita o governador de Banguecoque.
 
JCS // FV - Lusa
 
28 feridos em ataque sobre manifestantes antigovernamentais em Banguecoque
 
17 de Janeiro de 2014, 16:58
 
Banguecoque, 17 jan (Lusa) -- Pelo menos 28 pessoas ficaram feridas quando desconhecidos lançaram engenhos explosivos sobre os manifestantes antigovernamentais que desfilavam nas ruas de Banguecoque, Tailândia, revelou a imprensa local.
 
Num último balanço e depois de serem apenas revelados oito feridos, o centro de urgências Erawana confirmou ter atendido 28 feridos e o canal de televisão Bluesky, que transmite ininterruptamente os protestos e é propriedade de apoiantes antigovernamentais, tem mostrado imagens de pessoas ensanguentadas quando eram levadas para os hospitais em camionetas.
 
Uma ou duas pessoas lançaram pelo menos um engenho explosivo sobre os manifestantes a partir de um edifício abandonado numa das ruas em que passava o protesto liderado pelo antigo vice-primeiro-ministro Suthep Thaugsuban, que saiu ileso.
 
Vários manifestantes invadiram o edifício destruindo portas e janelas na tentativa de capturar os atacantes e não há informações se o conseguiram.
 
Agentes da polícia e militares chegaram ao local para iniciarem investigações e estabelecer a ordem ao mesmo tempo que um grupo de soldados isolou o edifício de um foi lançado o explosivo.
 
Os tiroteios e ataques com pequenos engenhos explosivos sucedem-se todos os dias contra os acampamentos dos manifestantes antigovernamentais desde que segunda-feira foi iniciado o bloqueio da capital tailandesa em mais uma ação de protesto que visa derrubar o Governo e que, durante o dia, decorre de maneira pacífica e festiva.
 
JCS // JCS - Lusa
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana