terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Moçambique: PR DIZ QUE SER MOÇAMBICANO DE HONRA É UMA OBRA

 
O País (mz)
 
Dia dos Heróis
 
O país parou, ontem, para celebrar o Dia dos Heróis, simbolizado pela passagem dos 45 anos da morte de Eduardo Mondlane. As cerimónias centrais tiveram lugar na cidade de Maputo e foram dirigidas pelo Chefe do Estado
 
O 3 de Fevereiro deste ano teve duas particularidades: serviu para “inaugurar” a praça dos Heróis, totalmente renovada, e para condecorar heróis nacionais e diversas personalidades de reconhecido mérito em diversas áreas de actividade.
 
A cerimónia arrancou às 09h00, perante a ameaça de chuva. Ainda assim, uma hora antes, quase todos os lugares da praça dos Heróis estavam preenchidos pelos convidados. Governantes, titulares de órgãos de soberania, deputados, líderes religiosos, membros de partidos políticos (Frelimo e MDM), membros do corpo diplomático e diversas figuras marcaram presença na cerimónia.
 
Num dia em que as atenções não estavam viradas para a cripta, Armando Guebuza depositou a coroa de flores e tomou o lugar para assistir aos desfiles e actuações de grupos culturais. Continuadores, unidades da Polícia e ramos das Forças Armadas de Defesa desfilaram ao som das bandas militar e da Polícia.
 
Depois foi o momento mais marcante da cerimónia: a atribuição de títulos honoríficos de herói da República de Moçambique a 26 combatentes da luta de libertação nacional já falecidos. Na verdade, os distinguidos já eram reconhecidos como heróis nacionais e seus restos mortais jazem na cripta.
 
Dezenas de personalidades que se destacaram em diversas áreas foram condecoradas, naquilo que constitui a primeira cerimónia de género.
 
Já no fim do evento, por volta das 12h00, o céu nublado foi rasgado pelos MIG da Força Aérea de Moçambique. O “show aéreo” serviu também para exibir aos moçambicanos as mais recentes aquisições do Ministério da Defesa Nacional.
 
Leia mais na edição impressa do «Jornal O País»
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana