quarta-feira, 26 de março de 2014

O QUE A POLÓNIA QUER DA UCRÂNIA?



Kira Kalinina – Voz da Rússia

A Polônia está entre os países que com maior insistência e em alta voz se manifestam pela integração europeia da Ucrânia. Com a ajuda da situação na Ucrânia, a Polônia tenta consolidar na UE posições de um país que tenha influência na Europa de Leste.

Contudo, o MRE da Polônia não reagiu ainda à proposta do político russo Vladimir Zhirinovsky. A integração dos territórios ucranianos na Polônia, que poderiam ser reclamados pelos poloneses, significaria para o país não apenas problemas financeiros, mas provocaria também o descontentamento absoluto da população.

Segunda-feira, representantes do Partido Liberal Democrata (LDPR, na sigla russa) dirigido por Vladimir Zhirinovsky, enviaram mensagens aos dirigentes da Polônia, Romênia e Hungria, propondo estudar uma variante de divisão da Ucrânia. O partido considera que esta seja a única saída da situação que se formou no país.

“Regiões ucranianas ocidentais têm a vontade de separar-se da Ucrânia, porque não veem o futuro, enquanto ânimos negativos reinam entre a população. As pessoas querem mudar lá, onde possam viver tranquilamente – para a Rússia, Polônia, Romênia”, declarou o coordenador da filial do LDPR de Moscou, Boris Chernyshev. Suas palavras são confirmadas pelos comunicados de que cerca de 40 famílias de checos de Volyn se dirigiram às autoridades checas, solicitando mudar para a República Tcheca por razões de segurança. No entanto, o pedido foi recusado.

“Atualmente, o governo não planeja conceder qualquer ajuda multilateral por não haver suficientes argumentos para isso. Se houver uma escalada considerável da situação, poderemos rever a nossa decisão”, declarou o ministro das Relações Exteriores da República Tcheca, Lubomir Zaoralek.

O MRE da Polônia também não respondeu à mensagem do LDPR com a proposta de convocar um referendo sobre a integração de uma parte da Ucrânia, comunicou Chernyshev:

“Ficam calados por enquanto, mas, a meu ver, há muito que a sua alma tem um vislumbre de esperança de unir-se novamente com as regiões influenciadas anteriormente pela Polônia. A Europa tem medo de anunciar estas propostas. A União Europeia pesa sobre estes países que receiam aplicar uma política independente.”

Mas a influência da UE não é o único fator que aflige os sonhos sobre uma Polônia do mar ao mar, ou seja do Báltico ao mar Negro. A integração de novos territórios provoca também uma carga financeira adicional. Outro grande problema consiste na convivência de poloneses e ucranianos num país, aponta Agnieszka Wolk-Laniewska, jornalista polonesa:

“A cultura polonesa tem profundamente um sentimento de que estes territórios pertencem à Polônia. Os políticos polacos são envolvidos emocionalmente no conflito entre a Rússia e Ucrânia. E o governo polonês tenta combater pela Ucrânia. Mas ninguém dirá que entre os poloneses e ucranianos se formaram quaisquer relações amigáveis. Penso que tudo é ao contrário. Historicamente, temos reclamações recíprocas. É por isso que os poloneses comuns são indiferentes em relação aos acontecimentos na Ucrânia. Mas, por outro lado, a mídia polaca conduz uma guerra premeditada contra a Rússia.”

Nesse contexto, o governo polonês ganhará muito mais da adesão da Ucrânia à UE. Um mercado de venda, uma mão-de-obra barata e um patrocínio sempre proporcionam dividendos. Provavelmente, é por isso que a Polônia faz avançar com tenacidade o projeto de “integração europeia da Ucrânia” e tenta convencer a Ucrânia e a Europa da grande importância desse projeto para cada parte.

Sem comentários:

Mais lidas da semana