sexta-feira, 4 de abril de 2014

DURÃO BARROSO PROMETE 700 MILHÕES DE EUROS A MOÇAMBIQUE



Cimeira União Europeia-África 

Num encontro à porta fechada com o presidente da República, Durão Barroso, prometeu ajuda para financiar o desenvolvimento de Moçambique.

A reunião entre o Chefe do Estado, Armando Guebuza, e o presidente da Comissão Europeia foi o primeiro acto de Armando Guebuza logo após a sua chegada a Bruxelas, terça-feira. Contudo, os detalhes do encontro só foram tornados públicos, ontem, durante uma conferência de imprensa. 

Na ocasião, Guebuza avançou que era do interesse da União Europeia conhecer o ponto de situação político de Moçambique, tendo em conta as eleições gerais que o país vai acolher em Outubro. Por outro lado, Moçambique também estava preocupado em colher o ponto de situação político da União, particularmente porque o actual presidente da Comissão Europeia está igualmente de saída do cargo.

Todavia, mesmo havendo essa necessidade do “velho continente” acolher um processo eleitoral nos próximos tempos para a eleição de uma nova presidência, Durão Barroso garantiu a Armando Guebuza que o apoio da União Europeia a Moçambique será revisto em alta, subindo para mais de 700 milhões de euros, nos próximos anos.

O País (mz)

Leia mais na edição impressa do «Jornal O País»

Sem comentários:

Mais lidas da semana