sexta-feira, 13 de junho de 2014

Angola: Dengue já fez quatro mortos em Benguela




A doença infeciosa dengue matou quatro pessoas e infetou outras 77 desde maio na província angolana de Benguela, litoral sul de Angola, informou o diretor do hospital provincial, Benedito Quinta.

A maioria dos casos ocorridos neste período refere-se a adultos, mas três das quatro vítimas mortais eram crianças, indicou o diretor do Hospital-Geral de Benguela, em declarações à agência noticiosa angolana Angop.

Segundo o médico, diariamente e em termos médios dão entrada naquela unidade hospitalar três casos de dengue. Contudo, admitiu, a situação tem "tendência de aumentar, uma vez que de forma contínua vão aparecendo mais casos".

Em Luanda, o departamento de saúde pública revelou que uma pessoa morreu e mais de 200 foram afetadas pela doença infeciosa dengue, transmitida pela picada de mosquito, na capital angolana, desde o início do ano.

Os sintomas de dengue surgem entre três a 14 dias - período de incubação - após a picada do mosquito infetado.

A doença manifesta-se, geralmente, por febre, dores de cabeça, dores nos músculos e nas articulações, vómitos e manchas vermelhas na pele e, embora mais raramente, por um quadro hemorrágico.

As autoridades aconselham a adoção de medidas de proteção contra a picada de mosquitos e a vigilância dos sintomas de febre.

Lusa, em Notícias ao Minuto

Sem comentários:

Mais lidas da semana