quinta-feira, 5 de junho de 2014

Austrália ajuda Timor-Leste com 30 milhões de dólares nas estradas rurais



05 de Junho de 2014, 18:14

A Organização Internacional do Trabalho (OIT/ILO) e o governo australiano ajudaram a implementação de um mega-projeto de $30 milhões de dólares em estradas rurais em Timor-Leste, disse o ministro das obras públicas, Gastão de Sousa, ontem no seminário sobre plano implementação dos projetos rurais, segundo o Suara Timor Lorosae.

O Estado alocou do seu Orçamento Geral do Estado $1,5 milhões de dólares para esse projeto.

O mesmo começou em 2012 e irá decorrer até 2016, segundo o ministro das obras públicas.

Estes apoios foram dados pelos parceiros de desenvolvimento para ajudar a concretização do plano do Ministério das Obras Públicas (MOP).

Até ao momento o MOP tem estado a rehabilitar estradas e pontes mas continua a ser preciso fazer um plano mais adequado para a colocação do orçamento certo.

O ministro reconheceu que até agora o MOP ainda não tem o plano adequado para as estradas rurais, nem sabe as que têm mais prioridades, por isso não existe ainda um plano.

Estamos a analisar as propostas que estão a ser apresentadas ao ministério do qual o apoio dado pelo parceiro de desenvolvimento irá ser aplicado nas estradas das zonas rurais, disse Gastão. O mesmo Indica que será um grande apoio para a resolução de muitas das estradas rurais que se encontram degradadas.

Rui Hernani, diretor nacional do controlo das estradas e pontes, afirmou que, com o apoio do parceiro de desenvolvimento, deverá existir uma boa coordenação entre o governo e o MOP e preparar um plano com esse objectivo.

O Embaixador da Austrália, Peter Doyle disse que o programa teve o seu início em 2012, isto na parte da rehabilitação e manutenção das estradas rurais em TL.

“O programa tem o apoio da Austrália e a assistência técnica da OIT", disse o embaixador.

Sapo TL com STL    

Sem comentários:

Mais lidas da semana