quinta-feira, 24 de julho de 2014

Portugal - DO 11 DE SETEMBRO AOS DIAS DO BES: A PÁTRIA ARDEU



Daniel Deusdado – Jornal de Notícias, opinião

Pode parecer extemporâneo voltar tão lá atrás mas continuo a pensar que os problemas gravíssimos pelos quais Portugal continua a passar começaram no dia 11 de Setembro de 2001 quando o Mundo mudou por força dos atentados de Nova Iorque. No dia seguinte, o tio George W. Bush pediu aos americanos para que, patrioticamente, consumissem e demonstrassem confiança na economia. E este pedido pôs a rotativa da Reserva Federal norte-americana a imprimir notas para dois fins: emprestar dinheiro com fartura ao povo e pagar em dólares a máquina de guerra que estupidamente invadiu o Iraque (em vez de ir travar uma batalha cirúrgica no Afeganistão por metade do preço).

O governador da Reserva Federal norte-americana, o supostamente velho e sábio Alan Greenspan, acreditava mais nos mercados do que em Deus e deixou que a festa prosseguisse até 16 de setembro, dia em que o Mundo parou: quando o Lehman Brothers anunciou que estava falido, meio mundo descobriu que vivia numa bolha especulativa imobiliária e de consumo - e de crédito soberano, que afinal não podia continuar.

Foi assim que, um belo dia, os gregos foram acordados à pressa. Estavam falidos - e poucos meses depois Portugal também. Tudo porque a mesma ordem dada nos Estados Unidos para se "consumir", foi dada em 2008 por Bruxelas a todos os países. E Sócrates nem pensou duas vezes: era a oportunidade de "criar 150 mil empregos" em véspera de eleições. E em Portugal não se criam milhares de empregos rapidamente sem a construção e obras públicas. Vai daí, o Estado meteu-se em empreitadas tais, muitas delas através de ajuste direto, que o défice, que nunca havia sido tão baixo em democracia como o de 2007, acabou por ir parar aos 10% no triste ano de 2009.

É aqui que também entra o GES/BES porque esta orquestra da brutal despesa pública tinha um maestro na sombra: o sistema financeiro, habituado às PPP, às obras públicas que derrapam sempre, aos contratos da energia que financiariam a EDP a construir as suas inúmeras barragens à custa do cliente indefeso que as pagará durante décadas. O maestro desta orquestra era Ricardo Salgado.

Quando os mercados deixaram de emprestar dinheiro a Portugal a preços razoáveis, os bancos portugueses encostaram-se ao Governo e esmifraram-nos (aos contribuintes) com empréstimos a boas taxas. Quando perceberam não ser possível sacar mais e que o sistema financeiro internacional tinha fechado a torneira para sustentar os elefantes brancos à base de betão (o novo aeroporto de Lisboa era a joia da coroa deste delírio), bom, nesse momento os banqueiros foram à televisão, puseram Sócrates na rua via Cavaco e imploraram pela nova liquidez da troika.

Curioso: ficará para a história aquela frase de Sócrates no Parlamento chamando para si a glória do aumento da despesa do "Estado social" de 17,5 para 21,5 por cento do PIB como o seu maior feito. Nestas coisas, de facto, não há recuo. Estes 4% instalaram-se para sempre. Têm havido múltiplos cortes, é certo, mas não há nada a fazer em economia que não cresce. Notícia de ontem: mesmo num semestre em que os impostos arrecadados sobem 711 milhões, as contas públicas agravam-se em 150 milhões. Razão principal: a "proibição" do Tribunal Constitucional em cortar aos funcionários públicos.

Não se cortando nos salários ou no número de funcionários, corta-se onde? Há outras opções, é verdade. Mas na hora H as gorduras são sempre músculo. Assim sendo, o défice cresce, a dívida é galopante... E como o país está exaurido de investimento e capital, o Grupo Espírito Santo, a PT e a breve prazo a TAP, as Águas e finalmente a Caixa Geral de Depósitos serão vendidas. Portugal não tem dinheiro. Ponto.

A população ativa está dividida entre os que exportam e/ou têm dinheiro fora do país versus os que procuram desesperadamente sobreviver no mercado interno e ainda metem as poupanças em certificados de aforro. Há, claro, os que já estão fora da "produção" e são "custo". A todos, no entanto, afetará a mudança de natureza, substancial, das últimas semanas. A venda do BES, a quem quer que seja, salva-nos o sistema bancário. A prazo fica um facto irreversível, por décadas: já não há centros de decisão em Portugal.

Leia mais em Jornal de Notícias

Sem comentários:

Mais lidas da semana