quarta-feira, 9 de julho de 2014

TIMOR-LESTE E ONU APRESENTAM PARCERIA INOVADORA PARA OECUSSI




Díli, 09 jul (Lusa) - O antigo primeiro-ministro de Timor-Leste Mari Alkatiri e o diretor regional do Programa da ONU para o Desenvolvimento (PNUD), Haoliang Xu, apresentam quinta-feira uma parceria para a Zona de Economia de Mercado Social de Oecussi.

Em comunicado hoje divulgado à imprensa, o PNUD refere que vai ser estabelecida uma "parceria inovadora entre as duas organizações para estabelecer e operacionalizar a zona económica especial" do enclave de Oecussi.

A parceria vai ser estabelecida no âmbito da visita ao país do diretor regional para a Ásia e Pacífico do PNUD, que chegou terça-feira a Díli para encontros com as autoridades timorenses e discutir o programa da agência da ONU para o período entre 2015-2019.

Em abril, o governo de Timor-Leste aprovou a proposta de lei para a criação da Região Administrativa Especial de Oecussi, onde será implementado o projeto da Zona Especial de Economia Social de Mercado, que está a ser liderado pelo antigo primeiro-ministro timorense e secretário-geral da Frente Revolucionária do Timor-Leste Independente (Fretilin), Mari Alkatiri.

A Zona Especial de Economia Social de Mercado pretende incentivar o desenvolvimento regional integrado através da criação de zonas estratégicas nacionais atrativas para investidores nacionais e estrangeiros.

O objetivo é retirar a Oecussi o estatuto de enclave e conferir-lhe o estatuto de polo de desenvolvimento nacional, sub-regional e regional, ficando Ataúro, no âmbito deste polo, direcionado para o turismo integrado.

No âmbito da criação daquela região, o primeiro-ministro timorense, Xanana Gusmão, e Mari Alkatiri realizaram em abril uma visita de trabalho a Oecussi para encontros com as autoridades tradicionais, religiosas e distritais para explicar o projeto, que inclui a construção de infraestruturas, nomeadamente um aeroporto, estradas e pontes.

MSE // JPS - Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana