quarta-feira, 9 de julho de 2014

Timor-Leste volta a apoiar financeiramente seleção de futebol da Guiné-Bissau




Bissau, 08 jul (Lusa) - O governo de Timor-Leste disponibilizou 133,6 mil dólares americanos (cerca de 98 mil euros) para apoiar a seleção de futebol da Guiné-Bissau que vai disputar um jogo das eliminatórias de qualificação da Taça das Nações Africanas contra o Botsuana.

Em nota de imprensa a que a Lusa teve hoje acesso, o representante da agência de cooperação de Timor-Leste na Guiné-Bissau, informa que a ajuda vem na sequência do pedido feito pelos jogadores guineenses ao primeiro-ministro timorense, Xanana Gusmão, aquando da sua visita a Bissau em junho.

"O apoio insere-se no âmbito da ajuda humanitária do Governo de Timor-Leste ao povo irmão da Guiné-Bissau", lê-se na nota assinado por Alberto Carlos.

A Guiné-Bissau deve defrontar o Botsuana em duas partidas, sendo a primeira a 19 deste mês, em Gaberone, e a segunda 15 dias depois, em Bissau. Se a seleção guineense tiver êxito nos dois jogos entra para a fase de grupos do CAN (Campeonato Africano das Nações).

O dinheiro disponibilizado pelo Governo timorense servirá para custear a deslocação da seleção guineense, orientada pelo técnico português Paulo Torres, até ao Botsuana, isto é, a compra das passagens aéreas dos jogadores que militam nos campeonatos europeus, o alojamento e a alimentação em Gaberone.

Em maio, a agência de cooperação de Timor-Leste disponibilizou 61 mil dólares (cerca de 45 euros) para pagar as despesas de deslocação da seleção para o jogo contra a Republica Centro Africana, que os guineenses acabaram por ultrapassar na primeira eliminatória da CAN, a disputar no próximo ano em Marrocos.

Se a Guiné-Bissau eliminar o Botsuana, entra para a fase de grupos, juntando-se a Senegal, Tunísia e Egito.

MB // PA - Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana