sábado, 20 de setembro de 2014

Cabo Verde: A prioridade do Governo é a criação de empregos e garantir rendimento às pessoas




Cidade da Praia, 19 Set (Inforpress) – O primeiro-ministro defendeu hoje, na Praia, que o maior desafio de Cabo Verde é criar emprego e garantir rendimento às pessoas, uma prioridade também do Governo e uma responsabilidade a ser partilhada com privados, ONG e sociedade civil.

José Maria Neves falava na cerimónia de abertura da Conferência Nacional para o Emprego, que pretende reflectir sobre a problemática do emprego em Cabo Verde, com o objectivo de partilhar experiências e recolher contributos para reforçar as políticas e os programas que visam a geração de mais postos de trabalho.

No seu entender, o crescimento proposto pelo Governo deve conduzir ao desenvolvimento, ser amigo do ambiente e acautelar as desigualdades de modo a ser um desenvolvimento inclusivo e justo, que promova a igualdade e equidade de género e com os olhos postos no futuro.

Esse desenvolvimento, segundo o primeiro-ministro, deve considerar os anseios e as aspirações particularmente da juventude, pelo que propõe que a abordagem da problemática do emprego se faça através de um intenso diálogo entre a sociedade civil e a sociedade política, envolvendo todas as instituições do Estado, mas fundamentalmente o sector privado, as empresas, as ONG e os municípios.

O objectivo, disse, é construir as soluções que possam levar a uma sociedade com pleno emprego, um processo no qual considera que todos os actores têm um papel importante.

“O desafio da criação de emprego é, afinal, uma responsabilidade de todos”, mas desde logo do Estado, que deve ser “visionário, estratega, regulador e catalisador do desenvolvimento", explicou, salientando que a visão do Governo para o país é partilhada e vem sendo construída através de debates sucessivos envolvendo todos os actores políticos e sociais.

“Esta visão tem a ver com uma nação moderna, competitiva, justa e inclusiva, uma nação com oportunidades susceptíveis de serem partilhadas por todos”, explicou José Maria Neves, para quem esta é uma meta ambiciosa que coloca sobre todos uma grande tensão e obriga a trabalhar de forma conjunta.

A estratégia do Governo, assegurou, é transformar Cabo Verde num centro internacional de prestação de serviços, com o turismo a ser um motor de crescimento da economia, e numa plataforma logística na região, ao mesmo tempo que vai apostar nas tecnologias informacionais, nas economias criativas e nos serviços financeiros internacionais e aproveitar todas as potencialidades ligadas ao mar.

Acelerar o ritmo de transformação é a grande ambição de José Maria Neves, que propõe a melhoria dos mecanismos de regulação e uma mudança profunda da administração pública para que o Estado seja mais amigo do cidadão e do sector privado.

Paralelamente, advogou o desenvolvimento de factores de competitividade do país, a começar pela modernização das infra-estruturas, a par da criação de um ambiente favorecedor da criação de um bom ambiente de negócios, devendo o Estado criar condições para o investimento directo estrangeiro e que facilite a realização de investimentos privados.

Durante o dia de hoje, vão estar em debate na conferência “O papel dos poderes públicos, governo e municípios na geração de emprego”, “Incentivos e geração de emprego” e “Políticas de inserção profissional”, ao que se seguirá a assinatura do pacto nacional para o emprego.

No final, o Governo espera obter respostas claras e recomendações práticas para ajustar as estratégias e políticas mais eficientes no âmbito do emprego de forma a fomentar a criação de postos de trabalho decente, reforçar a orientação profissional dos jovens à procura de emprego, reduzir a pobreza e combater o desemprego.

AB – Inforpress (cv)

Sem comentários:

Mais lidas da semana