sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Governo timorense aprova proposta de lei sobre tráfico e consumo de droga




Díli, 04 set (Lusa) - O governo de Timor-Leste anunciou hoje ter aprovado uma proposta de lei sobre o combate ao tráfico e consumo ilícito de droga, com penas que vão de um mês a 25 anos de prisão.

"A proposta de lei tem como objetivo estabelecer o regime jurídico de combate ao narcotráfico, impor medidas adequadas de controlo e fiscalização ao tráfico de estupefacientes e determinar a adoção de medidas multidisciplinares com vista ao tratamento e reinserção dos toxicodependentes", refere o governo em comunicado relativo à reunião do Conselho de Ministros de terça-feira.

Timor-Leste concluiu recentemente o processo de ratificação da Convenção da ONU contra o Tráfico Ilícito de Estupefacientes e Substâncias Psicotrópicas de 1988 e está a preparar a ratificação da Convenção Única sobre Estupefacientes e Convenção sobre Substâncias Psicotrópicas.

O ministro da Justiça timorense, Dionísio Babo, apresentou publicamente em agosto de 2013 uma anteproposta de lei ao combate ao tráfico e consumo ilícito de drogas, que esteve em discussão pública durante setembro do mesmo ano.

A proposta de lei apresentada prevê penas que variam entre um mês e 16 anos de prisão para o consumo e tráfico de droga e entre cinco e 25 anos para quem promover, fundar ou financiar grupos organizados ou de associação criminosa relacionados com a droga.

Na proposta pode ler-se que, como ainda não se regista em Timor-Leste a "gravidade da situação alcançada em outros países", se optou por uma punição do consumo, através de uma incriminação suave, dirigida sobretudo para o tratamento médico.

A lei prevê também penas de prisão para médicos, enfermeiros, farmacêuticos e outros técnicos de saúde que prescrevam preparados para fins não terapêuticos e para proprietários de estabelecimentos públicos que consintam o tráfico ou o uso ilícito de drogas.

A anteproposta do projeto de lei prevê também a expulsão de estrangeiros do país em caso de consumo ou tráfico de droga.

MSE // APN - Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana