quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Legislativas: União Europeia apoia eleições em São Tomé e Príncipe com 110 mil euros




A União Europeia concedeu esta tarde a São Tomé e Príncipe 110 mil euros destinados a realização das eleições legislativas, autárquicas e regionais, marcadas para 12 de outubro próximo.

Uma ajuda financeira que surge na sequência dos apelos lançados a semana passada pelo presidente da Comissão Eleitoral Nacional (CEN) Victor Correia e pelo representante residente do sistema das Nações Unidas em São Tomé e Príncipe, José Salema.

"Nós solicitamos ajuda dos nossos para realizar as eleições que se querem justas, livres e transparentes. É nessa perspetiva que a União Europeia concedeu-nos esse apoio no valor de 110 mil euros", disse a ministra dos negócios estrangeiros e cooperação de São Tomé e Príncipe, Natália Umbelina.

Na semana passada o presidente da comissão eleitoral nacional, Victor Correia alertou que podia haver "perturbações" na realização das eleições de outubro próximo caso o governo não arranjasse 40 por cento dos cerca de um milhão de dólares necessários para a realização dos três escrutínios.

O representante residente do sistema das Nações Unidas em, José Salema, quando procedia a entrega de mais de 230 urnas de voto, apelou aos parceiros de cooperação de São Tomé e Príncipe com vista aumentar a sua contribuição financeira para as eleições no arquipélago.

O representante da União europeia, Jean Zuc Obame considerou São Tomé e Príncipe como "o melhor aluno na democracia no espaço regional da comunidade dos Estados da África Central (CEAC)" e desejou que as próximas eleições se desenrolem livres e transparente conforme tem sido tradição em são Tomé e Príncipe

Zuc Obame anunciou para dia 22 deste mês a realização na capital são-tomense de um seminário de reforço das capacidades e matérias eleitorais organizada pela CEAC.

Lusa, em Notícias ao Minuto

Sem comentários:

Mais lidas da semana