quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Portugal: Privados poderão passar a definir o 'destino' dos desempregados




O Governo já terá dado os primeiros passos para que empresas privadas comecem a tentar a colocação de desempregados, com a aprovação de um diploma que permitirá aos privados começarem, à semelhança do que acontece com os Centros de Emprego, a procurar empregos para pessoas sem contrato de trabalho, escreve esta quarta-feira o Jornal de Negócios.

Parceiros sociais e Governo já terão acertado os pressupostos base para a criação de um diploma enquadrador relativo às políticas de emprego que permitirá a contratualização de serviços de colocação de desempregados com empresas privadas, explica o Jornal de Negócios. O acordo entre as duas partes terá permitido os princípios ao nível dos princípios ou objetivos.

“Ficaram lançados ao nível dos princípios e dos objetivos a colaboração e o estreitamento de relações entre os serviços públicos e os serviços privados de emprego”, afirmou o secretário de Estado do Emprego, Octávio Oliveira, acrescentando que apesar de “à política de emprego os serviços de emprego são públicos, mas foi também assumido que os serviços privados de emprego podem e devem colaborar no sentido da concretização da política pública de emprego”.

Neste ponto, escreve o Negócios, estará a ser ponderada a contratação dos serviços de empresas de trabalho temporário, porém ainda não há ideias sobre as verbas pagas pelo Estado pela contratação deste serviços e acrescenta-se ainda que “os detalhes serão definidos em função de cada projeto”.

A ideia fazia parte do conjunto de propostas apresentadas pelo Executivo no princípio da legislatura, porém estiver até agora na gaveta, acreditando-se agora que este possa ser o passo decisivo para “concretizar atividades de cooperação entre os serviços privados de emprego [para que] intervenham na colocação de pessoas desempregadas”, esclarece o secretário de Estado. 

Notícias ao Minuto

Leia mais em Notícias ao Minuto (debate Costa/Seguro)

Sem comentários:

Mais lidas da semana