sábado, 6 de setembro de 2014

São Tomé e Príncipe: PR presente no dia das Forças Armadas presidindo ao 6 de Setembro




São Tomé, 05 Set (STP-Press)-O Presidente da República, na qualidade de Comandante Supremo, vai presidir, este sábado, o acto central da celebração do Dia Nacional das Forças Armadas, nomeadamente juramento de Bandeira de mais de três centenas de recrutas que vão incorporar o Exercito de São Tomé e Príncipe, confirmou hoje, a STP-Press, uma fonte presidencial.

De acordo com a fonte, O Presidente Manuel Pinto da Costa é esperado , por volta das 09:00h, no campo de Futebol do Quartel do Mouro, para se dar arranque ao acto central das Forças Armadas.

E para este ano, contrariando com os anos anteriores, a cerimónia conta com a presença já garantida no país de algumas entidades militares de alta patente estrangeira, especialmente o chefe de Estado-Maior General das Forças Armadas Revolucionárias de Timor-Leste.

O general Sane Timuc, que, lidera uma delegação militar de Timor-Leste, único Estado na Ásia que fala português,  chegou esta quinta-feira a São Tomé, a convite do seu homologo santomense, Brigadeiro-General Justino Lima, para tomar parte no acto central das Forças Armadas, 6 de Setembro, dia em que em 1974, um grupo de jovens militares santomenses, que, integravam o exercito colonial posicionaram – se em sentido contrario aliando – se aos nacionalistas que lutavam pela independência de São Tomé e Príncipe.

Sem Timuc em declarações a imprensa reconheceu a ‘’solidariedade multiforme’’ de São Tomé e Príncipe na luta pela independência de Timor-Leste, considerando, também, que ‘’graças a luta dos povos africanos de língua em momentos, mais difíceis, a voz de Timor-Leste se fez ouvir no Mundo. E de facto[…] estamos muito agradecidos a São Tomé e Príncipe e aos outros povos como os de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau e Moçambique, dos PALOP’’.

No âmbito da semana nacional das Forças Armadas, iniciada há cinco dias, as autoridades promoveram varas actividades sociopolítico e cultural, incluindo uma palestra sobre o papel das Forças Armadas, no qual o Primeiro – Ministro Gabriel Costa propôs um debate ‘’franco’’, inspirado na verdade e boa fé sobre o futuro da sociedade castrense em São Tomé Príncipe, com base na Lei de programação militar.

(MD)-Fim/STP_Press

Sem comentários:

Mais lidas da semana