quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Teatro incluído em Semana Cultural da China e dos Países de Língua Portuguesa em Macau




Macau, China, 17 set (Lusa) - O teatro é a grande novidade da 6.ª edição da Semana Cultural da China e dos Países de Língua Portuguesa, a decorrer em Macau entre 21 e 30 de outubro.

O programa da iniciativa foi hoje anunciado, sendo revelados os nomes dos convidados, entre músicos, artistas plásticos, chefes de cozinha e companhias de teatro.

João Laurentino Neves, diretor do Instituto Português do Oriente, destacou a nova componente do teatro como "um reforço do sentido de comunidade cultural", garantindo que todas as companhias trazem "projetos artísticos diferenciados", que são também "aquilo que de mais moderno se faz nas artes performativas desses países".

A mostra de teatro dos países de língua portuguesa acontece entre 21 e 26 de outubro, no Teatro D. Pedro V, e inclui apenas companhias de quatro dos dez países e territórios lusófonos que participam na semana cultural - os países foram escolhidos por ordem alfabética e devem continuar nas próximas edições.

Este ano Macau recebe a Companhia Henrique Artes (Angola), Em Cartaz (Brasil), Sikinada (Cabo Verde) e GTO (Guiné-Bissau). Além das apresentações, os grupos vão também realizar oficinas de teatro na Escola Portuguesa e nas escolas luso-chinesas.

Os convidados musicais deste ano incluem os portugueses Diabo na Cruz, a brasileira Marina de la Riba, o cabo-verdiano Boy G Mendes, o angolano Zé Maria Boyoth e os moçambicanos Kakana, entre outros.

A atuação da China fica a cargo do Grupo de Música e Dança da província de Zhejiang.

A semana cultural conta também com três exposições de artistas plásticos: Eugénio Novikoff (Macau), Benjamim Sabby (Angola) e Sebastião Matsinhe (Moçambique).

Na edição deste ano vão estar presentes cinco chefes de cozinha, que vão confecionar pratos típicos de Macau, Angola, Brasil, Timor-Leste e São Tomé e Príncipe no restaurante 360º Café da Torre de Macau.

A Semana Cultural da China e dos Países de Língua Portuguesa conta com um orçamento de 9,8 milhões de patacas (947 mil euros), abaixo do orçamento do ano passado (12 milhões de patacas ou 1,16 milhões de euros), descida que o Fórum Macau, principal entidade organizadora, justifica com as atividades do 10º aniversário da plataforma de cooperação económica em 2013.

ISG// APN - Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana