segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Patrice Trovoada declara-se vencedor das eleições em S. Tomé e Príncipe




O candidato a primeiro-ministro da Ação Democrática Independente, Patrice Trovoada, declarou-se no domingo vencedor das eleições legislativas em São Tomé e Príncipe, com maioria absoluta.

Patrice Trovoada venceu e venceu como queria, ou seja, com maioria absoluta, as eleições legislativas em S. Tomé e Príncipe. O antigo primeiro-ministro, destituído em 2012, vai voltar a ocupar o cargo.

O seu partido, Ação Democrática Independente (ADI), vai ocupar entre 30 e 33 dos 55 lugares do parlamento são tomense. Depois de uma campanha muito dura até ao fim, no discurso da vitória, Patrice disse que é tempo de os políticos mudarem a página para um tempo de estabilidade.

Patrice Trovoada não foi recebido por uma multidão, mas foi rija a festa com que o saudaram. O vencedor não se deixou levar pelo entusiasmo e fez um discurso todo voltado para uma acalmia do ambiente bastante agreste que marcou a campanha.

Aliás, o futuro primeiro-ministro disse que já recebeu um sinal nesse sentido do agora segundo maior partido de S. Tomé, o MLSTP/PSD. O líder rival, Jorge Amado, telefonou-lhe para dar parabéns e Patrice entende que isso vai no sentido da atitude que melhor serve o país.

O vencedor das eleições vai agora ter de entender-se com o Presidente da Repúublica, Pinto da Costa, que ontem considerou vergonhosa a participação de deputados portugueses na campanha da ADI.

A ADI venceu as legislativas de 2010, mas Patrice Trovoada foi afastado do poder em dezembro de 2012 através de uma moção de censura.

*Reportagem de Artur Carvalho, no desfecho das eleições em S. Tomé, que a TSF acompanhou a convite do grupo de defesa dos direitos humanos e da democracia em S. Tomé e Príncipe.

Artur Carvalho – TSF, com áudio


Sem comentários:

Mais lidas da semana