sábado, 22 de novembro de 2014

Timor Leste espera resolver caso da expulsão dos magistrados do país "com elegância"




Cidade da Praia, 21 nov (Lusa) - O ministro da Justiça de Timor-Leste afirmou hoje esperar que o caso da expulsão dos magistrados estrangeiros do país se resolva "com elegância", para se poder compreender os motivos que levaram à resolução governamental.

Dionísio Babo falava hoje à imprensa, na Cidade da Praia, depois de um encontro com o homólogo cabo-verdiano, José Carlos Correia, para discutir novos moldes de cooperação judicial, depois da aprovação de resoluções pelo Governo que culminaram com a expulsão de magistrados estrangeiros, incluindo um cabo-verdiano e sete portugueses.

"Acompanhamos as reações sobre o assunto que tiverem aqui em Cabo Verde, que consideramos legítimas e uma resposta imediata a uma ação que se ache extrema, mas as coisas resolvem-se com elegância, por isso estamos aqui para partilhar as informações e poder esclarecer o que substanciou a nossa decisão", frisou o governante.

Segundo Dionísio Babo, a intenção não era expulsar os magistrados e nem estragar as relações diplomáticas entre Timor Leste e Cabo Verde e os outros países irmãos da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).

"O Governo de Timor agiu com base numa resolução do Parlamento nacional, que obrigou, por motivo de força maior e de segurança nacional, a suspender as atividades dos magistrados internacionais, temporariamente, para facilitar uma auditoria", prosseguiu, dizendo que a decisão foi tomada para se poder resolver "alguns assuntos internos" do país.

Sem avançar muitos pormenores, o governante timorense disse que se trata de um "assunto de Estado e de interesse nacional", mas que Timor Leste continuará a considerar e a respeitar o principio da separação de poderes e os princípios democráticos que regem a constituição.

Também não quis particularizar qualquer caso, referindo apenas que se trata de um conjunto de casos e assuntos mais gerais, que não têm a ver com certos indivíduos, mas com o sistema no seu todo, e que Timor Leste precisava melhorar e redefinir o sistema de justiça.

Antes de viajar para Cabo Verde, Dionísio Babo fez a mesma diplomacia com as autoridades portuguesas.

No dia 24 de outubro, o parlamento timorense aprovou uma resolução a suspender os contratos com funcionários judiciais internacionais invocando "motivos de força maior e a necessidade de proteger de forma intransigente o interesse nacional" e outra a determinar uma auditoria ao sistema judicial do país.

O Governo de Timor-Leste ordenou no dia 03 de deste mês a expulsão, no prazo de 48 horas, de oito funcionários judiciais, sete portugueses e um cabo-verdiano, numa medida que consta numa resolução do Conselho de Ministros, publicada em Jornal da República.

Segundo o primeiro-ministro timorense, Xanana Gusmão, a decisão de expulsar os profissionais internacionais foi tomada por incumprimento da resolução aprovada pelo Parlamento e pelo Governo que determinava a suspensão dos contratos e a realização de uma auditoria ao setor.

Os "motivos de força maior" e de "interesse nacional" invocados pelas autoridades timorenses nas resoluções, segundo o primeiro-ministro, referem-se a 51 processos no tribunal no valor de 378 milhões de dólares de impostos e deduções ilícitas que as petrolíferas devem ao país.

A 8 de novembro, o primeiro-ministro cabo-verdiano, José Maria Neves, garantiu que estava a acompanhar o caso "com alguma preocupação" e esperava encontrar "as melhores soluções" que não põem em causa das relações entre os dois países.

Antes, o ministro das Relações Exteriores cabo-verdiano, Jorge Tolentino, garantira que a decisão do Governo de Timor Leste não vai afetar as "excelentes relações" entre os dois países.

RYPE // APN

Sem comentários:

Mais lidas da semana