sábado, 22 de novembro de 2014

MATOU A MÃE E O GATO. ESQUERTEJOU-OS E GUARDOU-OS NA ARCA FRIGORÍFICA




Ele há coisas tramadas e também há plena convicção da realidade que nos mostra quanto o ser humano é curioso e corresponde como o esperado a determinadas circunstâncias apelativas quase de forma cega e fútil. Perfeitamente manipulado. É o que acontece com determinadas embalagens muito “bonitas” cujo conteúdo é uma deceção. Assim como determinada publicidade nas tvs, nas revistas, nos jornais. Mais flagrante ainda são as compras por catálogo. Tudo muito apelativo, “bonitinho”… e depois constata-se o engano, grande barrete que enfiaram.

O mesmo acontece muitas vezes com os títulos na imprensa ou seja em que publicação for. Importa que seja apelativa. Que desperte curiosidade. Que em poucas palavras aponte um drama, um crime hediondo…

Pois é isso mesmo. O título que o(a) chamou até aqui foi o crime hediondo de alguém que matou a mãe, a esquartejou e guardou na arca frigorífica, tudo isso com o acompanhamento do gato – o que também mobiliza imediatamente os amigos dos animais…

Se aqui veio ao PG por causa do título dê graças porque afinal o crime não aconteceu (que saibamos). O que queremos mesmo ver é quantos leitores vão cair nesta rasteira, neste jogo psicológico do sensacionalismo, do quase inacreditável, do hediondo, da desgraça. Apostamos que uns milhares vão cair nesta armadilha que aqui os trará.

Não levem a mal. Estamos só a querer perceber até que ponto futilidades ou mentiras sensacionalistas têm importância, desde que em boa “embalagem” e “vendem”. Ao contrário de casos e assuntos sérios e importantes para as sociedades mas intitulados e reportados sem sensacionalismos – porque assim deve ser por razão de ética e honestidade profissional daqueles que integram a comunicação social.

Sabem que de curiosidade morreu o gato? Sim, mas não o gato fictício da mãe fictícia daquele título tão mentiroso, neste caso, e que se acontecesse seria horrível. Tanto quanto acontecimentos semelhantes que acontecem e são horríveis.

Gratos por ter aqui vindo. Volte sempre porque esta é só uma experiência que não repetiremos. 

PG Redação

Sem comentários:

Mais lidas da semana